LONDRES – A Marinha sul-coreana usará um motor da Rolls-Royce na nova série da fragatas construídas pela Daewoo Construções e Engenharia Naval.

O fornecedor britânico declarou ontem (26) que recebeu um pedido do modelo de turbina a gás MT30, para o que se espera ser uma frota de oito fragatas conhecidas como programa Série FFX II. Um porta-voz da empresa se recusou a dar o valor do contrato, uma vez que as negociações finais ainda estão em andamento, com previsão de assinatura do acordo para o fim de julho.

É a primeira vez que a Rolls-Royce consegue encomenda do MT30 na Ásia, e a primeira vez que o modelo foi encomendado para um navio de guerra em instalação única, em vez de aos pares.

As fragatas da Série I encomendadas pelos sul-coreanos usavam dois motores LM2500 fornecidos pela General Electric.

O MT30 só foi empregado anteriormente em embarcações de guerra maiores, como os navios de combate costeiro classe Freedom da Marinha americana. O modelo também foi escolhido pela Marinha-Real britância para dois porta-aviões, e para o destróier DG-1000 da classe Zumwalt também da Marinha americana.

A encomenda marca a estreia da instalação compacta desenvolvida pela Rolls-Royce para levar o MT30 ao mercado dos navios menores.

O motor sera construído e testado no Reino Unido, e enviado para a Coréia do Sul em meados de 2014, onde a Hyunday Indústrias Pesadas vai integrar a turbina a um compartimento menor que inclui entradas de ar, exaustores e equipamentos auxiliares, antes da instalação nas fragatas.

Os sul-coreanos estão usando um sistema híbrid, com o MT30 e mais um motor a diesel ainda a ser escolhido.

Andy Marsh, residente da seção naval da Rolls-Royce, disse que o MT30 vem se tornando o motor preferido para os navios de guerra mais avançados. “onde a demanda pr energia vem crescendo, à medida em que mais marinhas optam por navios elétrocos com sistemas de bordo sofisticados”.

O porta-voz da Rolls-Royce isse que a empresa também compete pelo contrato par afornecer hélices e outros equipamentos para as fragadas da Série FFX II.

FONTE: Defense News

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments