Home Inteligência Rússia diz que submarino ‘misterioso’ na Suécia é da Holanda, mas holandeses...

Rússia diz que submarino ‘misterioso’ na Suécia é da Holanda, mas holandeses negam

1234
6

HMS Visby - foto Forças Armadas da Suécia

A Rússia foi acusada de ter enviado o submarino ao local, mas negou. Porém, segundo jornal sueco, a Holanda também nega que seja um submarino de sua marinha

O misterioso submarino detectado frente ao litoral de Estocolmo, que o exército sueco está procurando no Mar Báltico, é holandês, afirmou nesta segunda-feira uma fonte do ministério russo da Defesa, citada pela agência Interfax.

“Recomendamos (às autoridades suecas) que peçam informações ao comando das forças navais da Holanda”, declarou a fonte ante as insinuações da imprensa sueca de que se trata de um submarino russo.

“É um submarino de propulsão diesel-elétrica holandês Bruinvis que, na semana passada, realizava exercícios, incluindo voltas de emergência à superfície, bem perto de Estocolmo”, afirmou a fonte.

A embarcação atracou na sexta-feira no porto de Tallin, capital da Estônia, e provavelmente retomará sua rota hoje (segunda-feira)” ante de voltar à Holanda, afirmou ainda.

O exército (sic) sueco iniciou no sábado uma operação militar de envergadura com mais de 200 homens, barcos furtivos, draga-minas e helicópteros em uma zona do mar Báltico de cerca de 50 km, depois de informações que apontavam para uma “atividade submarina estrangeira” diante do litoral de Estocolmo e a publicação de uma foto de um “navio estrangeiro”.

A Rússia desmentiu no domingo as informações da imprensa sueca segundo as quais as forças armadas suecas estavam atrás de um submarino russo avariado frente a Estocolmo.

“Não há qualquer situação irregular e ainda menos acidentes que envolvam navios russos”, afirmou o ministério russo da Defesa em um comunicado.

Suposta imagem de intruso no arquipélago de Estocolmo - foto via Forças Armadas da Suécia

Porém, reportagem de hoje do jornal sueco Expressen informou que a Holanda nega que seja um submarino de sua marinha. A informação de que o submarino seria holandês, propagada pela agência de notícias Ria Novosti e a mídia russa, foi negada pela Marinha Holandesa. Meios da holanda que participaram de recente exercício na região teriam deixado a Suécia antes do registro de presença submarina no local.

Permanecem, então, as especulações que incluem a mídia da Polônia e da Ucrânia de que seria um submarino nuclear russo, embora nenhuma dessas alegações seja considerada de credibilidade ou confirmada. Submarinos nucleares russos em geral operam no Atlântico, e não no Báltico.

FONTES: Terra (em português) e Expressen (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em sueco)

FOTOS (corveta Visby em operações no último sábado e suposta imagem de intruso): Forças Armadas da Suécia

COLABOROU: Sandro

VEJA TAMBÉM:

6
Deixe um comentário

avatar
4 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
6 Comment authors
SoldatMOdaltonlCarlos SoaresFernando "Nunão" De Martini Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
juarezmartinez
Visitante
Member
juarezmartinez

Oljha pessoal, se desta vez a” Voz da Mentira” estiver certa e os eurobâmbis estão batendo aspas entre eles, realmente tem que passar a régua, mandar para casa, e rezar para o Putin não querer dar uma de macho, porque em tudo sendo verdade, é o cego guinado o manco.

Grande abraço

Carlos Soares
Visitante
Carlos Soares

Fosse Holandês, os Suecos seriam informados.

Os países mantem boas relações.

Israel está longe ….. foi o Lenin ?

daltonl
Membro
Member
daltonl

Para quem não sabe ou não lembra, em 1981 um submarino soviético encalhou próximo a uma importante base naval sueca. Os suecos reagiram imediatamente enviando barcos lança-torpedos e helicópteros e as baterias de costa entraram em alerta devido a aproximação de navios soviéticos que aproximavam-se para tentar liberar o submarino e foram “convencidos” a retirarem-se. No início o comandante do submarino não permitiu que oficiais suecos subissem a bordo, mas, recebeu instruções de Moscou para permitir e o que constatou-se foi que os instrumentos técnicos estavam em perfeita ordem e armas nucleares encontravam-se a bordo. No fim os soviéticos pagaram… Read more »

MO
Membro
Soldat
Visitante
Member
Soldat

E isso a Urso……..