A Fragata Niterói (F40) sofreu um alagamento e está adernada no cais da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ).

A Niterói inclinou-se para boreste e tem a fragata Greenhangh (F46) a contrabordo, por bombordo.

Ainda não há informações da Marinha sobre o acidente.

Iremos atualizando este post à medida que mais informações estejam disponíveis.

Histórico

fragata Niterói – F 40, é o quinto navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem a cidade homônima, antiga capital do Estado do Rio de Janeiro. A Niterói foi a primeira de uma série de seis fragatas encomendadas em 20 de setembro de 1970 como parte do Programa de Renovação e Ampliação de Meios Flutuantes da Marinha, e a primeira construída pela Vosper Thornycroft Ltd., em Woolston, Hampshire, Inglaterra.

Teve sua quilha batida em 8 de junho de 1972, foi lançada e batizada em 8 de fevereiro de 1974. Fez-se ao mar pela primeira vez em 8 de janeiro de 1976, iniciando as provas de mar e máquinas que se estenderam até o final de maio, sob supervisão do construtor e do Grupo de Recebimento.

Foi aceita e incorporada em 20 de novembro de 1976 em cerimônia realizada no cais 47 do porto de Southampton. Naquela ocasião, assumiu o comando, o Capitão-de-Mar-e-Guerra João Baptista Paoliello.

Atualização – 11h17

Chegou a informação extraoficial de que a água do mar teria entrado por um dos eixos do navio, devido ao estado de conservação do casco.

Subscribe
Notify of
guest

116 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Burgos

Aconteceu com a Findep também quando eu servia lá
Tava no AMRJ em PMG !!!
Ficamos à noite toda esgotando água do mar que tinha entrado a bordo na B#2 !!!
É uma baita de uma faxina viu !!!
Dependendo da avaria tem que ir pro dique !!!

Reis

Grande Burgos !!! Tudo isso fruto do sucateamento da Marinha e enquanto isso a corrupção come solta nesse país lixo chamado Brasil, eu diria que o Brasil não merece a marinha e seus marinheiros que possui.

Maurício Oliveira

Olá, não creio que o Brasil seja lixo, pois a depreciação do país pelos próprios habitantes é exatamente o que os corruptos construiram na mente da maioria, assim dominaram e chegou ao ponto que está, o Brasil é nossa casa, se abandonarmos outros invadem, assim, acho que devemos expulsar e não deixar mais entrar ladrões, ame a sua casa

Gerson Francisco Lima

Concordo plenamente!
(e se for o caso, me desculpe a intromissão)

Renato B.

concordo 100%

Silas

Concordo plenamente, quem não está satisfeito faça as malas e pegue o trecho. Aos que ficarem e que amam essa nação incrível, Deus na frente e arregacemos as mangas para “limpar” o verdadeiro lixo que atrapalha essa nação. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos!

Silas

Concordo plenamente, quem não está satisfeito faça as malas e pegue o trecho. Aos que ficarem e que amam essa nação incrível, Deus na frente e arregacemos as mangas para “limpar” o verdadeiro lixo que atrapalha essa nação. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos!

Burgos

Lamentável caro Reis !!!
Triste realidade !!!
Quem paga o “Pato” sempre é quem tem nada a ver com o assunto !!!
A MB vêm a anos pagando esse “Pato”!!!
E não é por falta de alerta que as autoridades já vem pedindo providências para ativar vários programas de modernização e de aquisições tampões pra dar mais um fôlego pra briosa poder operar dentro de uma margem de segurança!!!!?

Thiago Dias

Isso é verdade
Servi no 2° Distrito Naval no varredor viajamos varias vezes em condições precárias
A MB Faz oque ela pode
Ainda mais com os cortes de gastos a situação fica mais precária

alexandre r santos

O país não e lixo, temos algumas pessoas no lugar errado na função errada. Mas chamar o país de lixo?!?! Acredito fieomt que isso é um grande erro e uma enorme falta de consideração com a nação…

Rodrigo Hemerly

Alguém poderia me informar ainda que preliminarmente o motivo do acidente. Espero que não ocorra nada de pior, tipo afundar igual o submarino Tonelero S-21.

india-mike

Putz! Que triste fim…
Alguem sabe dizer pq ela saiu do Arsenal onde estava há anos e foi para a BNRJ?

Flávio

O motivo do acidente deve ser á degradação das obras vivas.

Dizem que o casco da Niterói está bem deteriorando. Ela e outras 2 não tem nenhuma condição de permanecer na ativa, sendo a Niterói em pior estado.

Infelizmente nossa Marinha não conseguiu substitui-las a 10 anos atrás

Ozawa

“Chegou a informação de que a água do mar teria entrado por um dos eixos do navio, devido ao estado de conservação do casco.”

Esse episódio lamentável com a Niterói e suas causas indiciais trazem uma metáfora perfeita de toda a MB: adernando, estando atracada e não atacada, não obstante seus muitos méritos, pelos seus não poucos deméritos.

Nilson

Não tem como deixar de fazer o paralelo, é mais um museu sofrendo com falta de verbas. Menos mal que tenha sido no cais, muito pior seria em alto-mar.
Muita força para os valorosos marinheiros que certamente estão muito se dedicando a contornar a situação.

Joao Moita Jr

“devido ao estado de conservação do casco.” Uma maneira muito diplomática de dizer que o casco está apodrecendo. Isso deverá colocar a Niterói fora de ação por um bom tempo.

GUPPY

Preocupante! Espero que o acidente não tenha comprometido a vida útil restante da fragata. Ainda precisamos dela.

Ádson

Que vida útil restante?

Alex II

Seria melhor se ela tivesse afundado em alto-mar, sem vítimas.

“Fragata brasileira afunda no Oceano Atlântico por buraco causado pela má conservação do casco”.

A vergonha nacional e internacional seria tamanha, que a gritaria e a atenção da imprensa corporativa se voltariam para as condições das FFAAs e o atual desgoverno seria obrigado a apressar a compra de escoltas. Basta ver que o Museu Histórico Nacional já ganhou um aporte de emergência de Brasília de R$10 milhões. Nessa terra de ratos, precisam acontecer as desgraças para que o poder público aja, não existe a cultura da prevenção só da remediação.

india-mike

Provavelmente a Niterói não esta(va) na lista de possíveis FCN a serem revitalizadas. Há muito ela tem sido canibalizada para suprir peças às irmãs. Nota-se nas fotos por exemplo que os lançadores de Áspide não estão presentes. O curioso é o fato dela estar no Mocanguê (onde normalmente ficam os navios ativos) e não no Arsenal (normalmente os em reparos — exceção dos NAe e agora do Atlântico que sempre ficaram por lá), onde a Niterói permaneceu por anos. Seria interessante saber quando e porquê ela foi movida, e até se foi por meios próprios ou rebocada. Outro fato interessante… Read more »

Nilson

Então deve ser isso, a Niteroi deve ter ido para a Base Naval aguardando seu descomissionamento, na próxima gestão. Em algum lugar o atual comandante deu a entender que sua cota de descomissionamentos já havia encerrado, não descomissionaria mais meios em sua gestão. Creio que a água salgada tenha invadido pontos sensíveis da propulsão, pondo fim a qualquer esperança de que algum desavisado ainda tivesse de que ela voltasse a navegar. Alguém que entenda poderia talvez levantar hipóteses sobre os possíveis danos causados pelo alagamento. Que, ao final, não farão tanta diferença, a Niteroi já era mesmo carta fora do… Read more »

Gerson Francisco Lima

Posso dizer que tenho algum entendimento, porém pouca influencia.
Torço muito que a atenção a proteçao anticorrosiva ganhe força ao longo do tempo. Sem ela, nem o melhor dos aços sobrevive.

DomVitto

Acidente anunciado.
Espero que este fato baste, pra que o (próximo) governo comece a destinar os recursos adequados para a manutenção da combalida esquadra brasileira,, e não espere espere o navio afundar de vez pra começar a liberar recursos, tal qual o episódio do museu nacional.

Marcos10

É necessário dizer de onde vai sair a grana.
Muita coisa deixa de ser feita por engessamento do orçamento.

Mayuan556

Triste fim de Policarpo Quaresma…

Marcos10

O Brasil sofre a anos por falta de investimentos e falta de disponibilidade financeira sequer para a manutenção. Isso não ocorre somente na MB. Não há manutenção de estradas,ruas, prédios públicos, praças,etc. Não pagamos sequer os juros da dívida pública. Apesar de tudo isso,nossos impostos são altos.
O Brasil precisa urgente de um choque de realidade.

Sincero Brasileiro da Silva

Aqui jaz Marinha do Brasil! Descanse em paz!

jose luiz esposito

Porém quando os poderes corruptos da nação se auto aumentam avançando no Erário Público , não há engessamento que segure , de pronto o Dinheiro aparece , comprimindo os interesses primordiais da Nação !

Marcos10

Não existe poderes corruptos, existe uma nação corrupta.
Não empurre o problema só para quem está lá em cima, quando toda a população faz coisas erradas.

JOAO CARLOS GARCIA

Discordo em parte disto… pois o povo Brasileiro trabalha arduamente e paga impostos abusivos… Um povo dócil e alegre. A parte de cima estrapola e ainda assim quase NÃO eciste revolta na base. Então resumindo temos território, recursos, e trabalhadores/população docil. Se estamos nessa droga é sim culpa dos “comandantes do barco”.

MARCOV

Com o seu comentário eu me lembrei do STF aumentando em 16.38% o salário-base dos seus ministros (proposta do Ricardo Lewandowski), que serve de base para todos os demais magistrados do país, representando um salário-base (fora os adicionais, que são altos) de uns R$ 40,000.00.

Marcos10

Sim. O Judiciário aumenta em 16% sua remuneração e o Executivo vai tirar de onde?
Boa parte de nosso orçamento tem gastos obrigatórios com essa ou aquela rubrica.
Mas não precisa ir muito longe, é só olhar a própria MB. Ou certos gastos com coitadismo.

André Luis Santos de Oliveira

Acredito que este e a assinatura para sua baixa, depois de tantos incidentes com a niterói, não será possível que as autoridades deixarão que nossos marinheiros embarquem nesta canoa furada, passou da hora da renovação dos navios de escolta, também acredito que não será possível esperar por novas, mas por compras no exterior, também sou a favor de que esta baixa se estenda para outras da classe, e outro navios da marinha, pois acredito que não haverá renovação da frota se não baixarmos as antigas e concentramos esforços em novos meios para a marinha.

Bardini

Vejam pelo lado bom: Aconteceu aqui, com o Navio em casa.

Everton Matheus

pensei nisso.

Caique Luã

O nome disso é descaso… Como eu disse no Facebook e vou repetir aqui, o governo tem que mudar seu lema para: “Brasil, o país que espera a tragédia acontecer.” . Assim como foi o museu vai ser um desses navios que tem mais de 40 anos, Deus queria que eu esteja errado…

Alex Nogueira

Que mer#@! Espero que os danos não sejam muito graves a ponto de inutlizar a fragata. Brasil acorda, precisamos investir mais nas forças armadas.

_RR_

Amigos, Fatos são fatos. E o fato é que todos os vasos dessa classe já deveriam ter sido desativados impreterivelmente no começo dessa década, antes de 2015… Só lamento a decisão de não se ter pego bons vasos quando se teve oportunidade, tais como as ‘Type 22’ do ‘batch 3’; e mesmo ter disputado com os chilenos uma das Type 23 desativadas. Agora, cá estamos… dependentes de vasos que já excederam seus limites, e com perspectívas de incorporações de novos combatentes somente para depois de 2023… Como já disse antes, só não é um desastre porque há ainda alguma capacidade… Read more »

Pangloss

Se olharmos em volta, perceberemos que o Museu Nacional e a F40 Niterói não são casos isolados.
Por enquanto, ainda podemos ficar aliviados por não haver vítimas.

Ivan BC

Como que isso acontece? Algo bateu no casco e furou? Que estranho…espero que seja resolvido.

Vovozao

SRS. Deveriam tirar fotos expor no congresso para que nossos políticos veja, uma fragata comissionada em 1976, tem somente 42 anos, ainda ouso disserem que ela deveria ser recuperada, não existe condições, tá igual barquinho de pescadores, que leva um balde e um caneco para ir tirando a água, leve as fotos, pessam para colocarem nos jornais, para ver se nossos políticos sem vergonha, liberem verbas, pior que não há nada nas prateleiras das nações amigas a venda.

XO

O alagamento está sob controle… recomendo cuidado com as suposições… não há problema nas obras vivas… vamos com calma, sugiro aguardar notícias oficiais…

india-mike

XO, você pode informar o pq da Niterói estar na BNRJ ao invés do Arsenal como nos acostumamos a vê-la? Isso significa um esforço em trazê-la de volta ao setor operacional? Ela se deslocou por meios próprios ou foi rebocada?
Agradeço se puder informar

XO

Desculpe, mas não tenho informações para respondê-lo… abraço…

Thomaz Alves

Essa ai já era!!! Cadê a Defensora, não sai nunca desse PMG???

india-mike

Até pelo fato da manutenção de vasos antigos ser muito mais dispendiosa e difícil que a de novos, esse evento me parece ser mais um indicativo que a MB não tem a mínima condição de operar nem manter os atuais 11 navios de escolta. É sabido que apenas 5 ou 6 tem alguma condição de operar com segurança, e mesmo entre esses, alguns tem sérias limitações no que tange a armamentos e sensores. Manter os outros 5 ou 6 nominalmente na ativa, apenas por vaidade (não servem nem pra fazer número como força dissuasória – pois qq análise de inteligência… Read more »

Dalton

Já “parou” sim…ela visitou o dique “Almirante Jardim” ,em 2016 se não me engano.

Thomaz Alves

A Barroso passou por um Período de Manutenção Intermediário (PMI) em 2017, antes da Comissão Líbano XII. Ela ainda aguenta ‘full’ por alguns anos.

737-800RJ

Uma pena, amigos. A essa hora deve ter bastante gente trabalhando pra contornar a situação. Fico triste ao ver que uma instituição tão antiga e necessária esteja tão abandonada, apesar dos esforços de quem está lá dentro e desta boa administração. Minha esperança se deposita no próximo presidente que, espero, invista bastante nas Forças Armadas. Em especial na Marinha, que é a força que mais necessita. Acho que ele o fará por dois motivos: ele e seu vice conhecem muito bem nossas FA e também enxergam a Venezuela como um vizinho instável e potencialmente perigoso.

Carlos Alberto Soares

Já era.

No tenemos Plata.

Nico 88

Essas fotos são quase uma súplica do navio por descanso. Navio valoroso, mais que precisa ser dado baixa e ser transformado em um museu.

Marcos10

Atrás é o Bahia?

Dalton

Sim…o “Bahia”!

Hélio

Meu amigo, que semana. O mais espantoso é que esse problema já era previsível dado o estado de conservação do casco, e se isso tivesse acontecido na volta do Líbano? As outras fragatas estão em situação melhor?

Dalton

A “Niterói” nunca participou de nenhuma missão ao Líbano…nem estava na lista para ter sua vida esticada ainda mais. . Passou pelo MODFRAG entre 2002 e 2004 quando na época se comentava que adicionaria outros 12 anos de vida…mais ou menos já se esperava que seria retirada de serviço antes de 2020. . Com exceção da “Defensora” que encontra-se parada desde 2010, mas, aparentemente retornará ao serviço no próximo ano, todas as 4 restantes da classe participaram e participam de missões ao Líbano. . Das duas classe “Grenhalgh” uma delas recebeu uma revitalização, mas, não foram incluídas em missões ao… Read more »

Thor

Controlada e encerrada ainda antes das 9 da manhã.
E não foi pelo casco nem eixo.
Muita precipitação nas informações.

USS Montana

A Pioneira já era, quando acontece isso, do mar invadir ou gastem dinheiro pra recuperar ou vai virar panela. Lamentável um país e um povo que não respeitam suas FFAAs, endemoniam os militares por conta de uma cartilha ideologia, depois o país cai no caos e o povo pede por intervenção, muito bom. Parabéns pelo Brasil ser um país “pacifista” com mais de 60 mil assassinatos anuais, merece se *****, desculpem o desabafo, visitei duas vezes esse navio e isso foi pessoal. Imagine pra quem foi tripulante? Triste, choro na mesma forma que vi o Minas Gerais desmontado em Alang.… Read more »

USS Montana

*Endemonizam

Celso

Feriados são um perigo pra nossa marinha…

Cronauer

Creio que no Brasil atual a Marinha seja um perigo para os feriados, os finais de semana e os dias úteis…

Paulo Maffi

Meu Deus! Que penúria…

Serigy

Que pena uma história triste para MB! Mostra o tamanho do sucateamento da nossa marinha, diante de Nações que se preocupam com sua soberania bélica.

Danilo

Esse é o arsenal brasileiro?! Kkkkk só rindo mesmo

Daglian

Me perdoe, mas o povo brasileiro em sua esmagadora maioria respeita e adora os militares. Se a Marinha tem dificuldades de orçamento, não é porque o povo “endemonize” os militares, mas talvez porque o povo não entenda a função das forças armadas, ou porque o governo em si não disponibiliza o orçamento adequado à Marinha. Não é apenas a Marinha que está sofrendo: essa é a atual situação do país e de muitos brasileiros.

Daglian

*Era pra ser uma resposta ao “USS Montana”.

USS Montana

Calma, “companheiro”, o Brasil tem muito dinheiro. Pra política não falta.

Fernando Vieira

O povo brasileiro respeita e admira sim seus militares. Não é difícil notar isso. Mas o cobertor é curto e o governo não pode imprimir dinheiro. Só pra ilustrar com uma anedota: O veterano KC-137 (B707) que servia de avião presidencial teve um incidente de fogo num dos motores com o então vice-presidente Marco Maciel a bordo. A partir daí FHC passou a fretar aeronaves da TAM para suas viagens. Ok, ele não queria correr riscos, e ele sabia que o Brasil precisava de um novo avião presidencial. O que ele fez? Como seu mandato se aproximava do fim, ele… Read more »

Ozawa

Não deixa de ser emblemático o momento desse sinistro às vésperas, espero assim, do anúncio da “short list” do Projeto Tamandaré, encorajando, numa eloquente obsolescência, a imperiosa necessidade daquele modesto projeto de renovação da força de superfície.

O forista Dalton, há alguns anos, em outro contexto trágico denotando a deterioração dos meios navais brasileiros, asseverou àquela época algo que hoje reputo surpreendente profético: “a situação vai piorar antes de melhorar . . .”

Marco

O problema de nossa marinha é o mar.

Dalton

Verdade Ozawa…escrevi e ratifico…mas, apesar de compreender a tristeza de tantos ao ver as fotos, compreensível para todos os que são aficionados por navios e/ou marinha brasileira que é o meu caso, há coisa muito mais triste acontecendo perto de cada um de nós. . Não há como investir seriamente agora nas forças armadas, pelo caos econômico e político em que o país encontra-se e com tantas coisas básicas para se fazer…até saneamento básico falta ! . E mesmo assim…o Brasil é a potência regional, reconhecida por todos os demais países e apenas os EUA nos fazem sombra no continente… Read more »

Ozawa

Exato, Dalton. “E que a ‘Defensora’ ocupe ano que vem o lugar da ‘Niterói'” . . . e as Tamandarés, no fim da próxima década, o lugar de todas as ‘Niteróis’ . . . Quem SAAB . . .

Cronauer

Finalmente um comentário lúcido, honesto!

willhorv

QQ é isso!
C130 acidentado…F5 colidindo com urubu…fragata inundando sozinha!!
E o governo preocupado com o osso que vai lhes render o um terço de tudo!!!
Pq dinheiro tem…e muito…somos um país dos que mais se arrecadam em impostos no mundo…dizer que não tem é palhaçada!!
Muito mal gerido, quase sempre desviado, mal empregado, “burrocraticamente” manejado…uma vergonha!!
Cadê o cara de saco roxo!!! Tá faltando alguém que coloque este país no prumo!!
E talvez este seja o adeus a estes 3 meios que se acidentaram…tá sobrando né! SQN!!

Caio

Sem comentários.

BrunoFN

E tem pessoal da MB q ainda cogita ”modernizar” tal classe pra durar +15 anos .. navio/casco q teria durabilidade pra no máximo 35 anos ( casco de alumínio) e ja tem 40 anos .. e jogar dinheiro fora ,no minimo … boa classe fazer figuração por pelo menos + 5 anos e só .. a FCN ”Niteroi” ..por ser a primeira da classe , deve ser conservada como museu

Dalton

Bruno….
.
a superestrutura é de alumínio mas o casco é de aço…enfim…já estão passadas mesmo,
mas, quando não se tem meios de comprar algo novo, não tem outro jeito, até a
US Navy irá tirar o máximo de seus combatentes… 40 anos…ou mesmo mais.

BrunoFN

Mas a questão é .. vale apena modernizar ?
se eu n me engano a própria ”Niteroí” seria umas das 3 a ser modernizada

Dalton

Bruno… . pelo que o pessoal da marinha que comenta aqui confidenciou, a “Niterói” não estaria na lista de 3 possíveis candidatas…então…na verdade ela só está ou estava fazendo número, não se prestava para muita coisa mais e nunca foi enviada ao Líbano. . As condições são ruins mas, há outros navios no mar executando suas funções inclusive, Líbano e ao lado da triste Niterói encontra-se o “Bahia” um recém chegado pode se dizer e em boas condições, além de outro recém chegado, o Atlântico e o programa de submarinos lentamente está avançando, então, diante de um grau de percepção… Read more »

BrunoFN

CTZ n esta ruim ..e n estou criticando a situ atual da MB ( pior ao meu ver ja passou ) .. inclusive ja discuti ,,aki mesmo ,algumas vezes defendendo a aquisição tanto do ”Bahia” quanto do ‘Atlântico’ .. ( e q venha o ”Wave” )
A questão se resume a essa classe em questão …apenas sou contra em relação ao plano de modernização das 3 ”FCN” …
apenas espero q a própria”FCN Niteroi” seja conservada como museu

Cronauer

Prezado,
Eu vejo por um outro ângulo: o que nós INFELIZMENTE temos é um museu conservado como [fragata] Niterói.

Carlos Alberto Soares

O Dalton, o Ivany Jr,o Lord Vader, o Juarez, eu ….

Pergunto:

Quais transformações os Ukranianos querem fazer no Destróier ?

Carlos Alberto Soares

CA LM ?

Fernando

Francamente! Descaso orçamentário logo com a Marinha! Mas e o PROSUB não é da Marinha? O programa de corvetas não esta acontecendo? A Marinha não coprou um Porta Helicópteros “semi_novo” da Inglaterra há pouco? A MB não esta modernizando a sua frota de helicópteros e ainda adquirindo outros novos? A MB não esta recebendo os seus caças AF-4BR modernizados e ainda aguarda para receber mais 4 Tracker modernizados nos EU? A MB não esta recebendo novos blindados e armamentos para o seu CFN? A MB nao recebeu a pouco novos navios de apoio e patrulha? Nao recebeu novos navios de… Read more »

Petardo

Achei que nunca ia ler um comentário assim por aqui. Finalmente.

A verdade é que a modernização das forças anda a passos lentos, mas é enorme perto do que se fez nas últimas três décadas. O fato dela ainda se manter em andamento é graças aos contratos já estabelecidos e ao estado avançado de decomposição de diversos meios, mas não podemos deixar de reconhecer que o processo existe e anda.

Larri Gonçalves

É hora de ter calma, ontem foi um C-130 que aterrizou de barriga, hoje a fragata Niterói F-40 que aderna no caís, as duas forças (Marinha e a FAB) devem fazer relatórios do ocorrido com o C-130 e hoje com a Fragata Niterói, após a análise é que poderemos chegar a alguma conclusão, ainda é cedo para traçar algum tipo de comentário e diagnósticos somente eles estão em condições de fazer.

Francisco L. Takats

Eu estou chorando por dentro..!!! Para quem sempre amou a “marinha”, e teve inspiração nas águas desde pequeno, isso é uma tragédia. Não há palavra que possa simbolizar o que se passa com nossa gloriosa MB…!! Sofri muito quando da baixa do “Minas Gerais”, nosso único representante trocado pelo “São Paulo” de vida tão efêmera. Justo o Brasil que possui uma imensa costa a ser vigiada, é um país desprovido de embarcações que supram esta deficiência pior, o que há disponível, encontra-se em condições lamentáveis flutuando e servindo a pátria graças aos esforços de nossos homens. Foi-se o tempo em… Read more »

MK48

Prezado, deixa dese drama ridículo .

Tratou-se apenas de um erro na operação do tanque de aguada.

Pode ocorrer , e ocorre , em qualquer marinha.