Afundamento do Moskva: mais perguntas do que respostas

103

Desde o último dia 13 de abril (quarta-feira), quando as Forças Ucranianas alegaram ter atingido o cruzador russo Moskva, da classe Slava, o assunto despertou interesse tanto na mídia especializada como na grande mídia. Faz sentido, pois além de ser o maior navio de combate na região, o Moskva também era a nau capitânia da Frota do Mar Negro. A versão russa diz que o navio sofreu um incêndio a bordo. Posteriormente, tanto as fontes ocidentais como as russas informaram que o navio havia afundado.

Independentemente da causa da afundamento, trata-se da maior perda em combate de uma unidade naval desde a II Guerra Mundial. O ARA General Belgrano, cruzador argentino afundado por um submarino britânico durante a Guerra das Malvinas, tinha um deslocamento máximo de aproximadamente 12.200 t, um pouco inferior às 12.500 t deslocadas pelo Moskva.

Tudo que envolve perdas russas no atual conflito na Ucrânia, sejam perdas humanas ou materiais, é cercado de dúvidas e mistérios. A mídia na Rússia é fortemente controlada pelo Estado e eventuais fontes independentes raramente conseguem averiguar os fatos. O caso da perda do Moskva não foge a esta regra.

Porém, recentemente foram divulgadas fotos que supostamente mostram os estragos causados ao Moskva antes do mesmo afundar. Com base nestas poucas fotos, divulgadas pelo twitter OSINTechnical, algumas observações foram levantadas. Segue a lista abaixo.

  • O navio mostrado nas imagens é definitivamente um cruzador da classe Slava. No entanto, o nome ou o indicativo do navio não estão visíveis na imagem. O mesmo está ligeiramente adernado para bombordo e as fotos só mostram a meia nau e a parte de ré do casco.
  • Não foram observados tripulantes a bordo do navio. Ele parece estar totalmente abandonado. Aparentemente as balsas salva-vidas de bombordo que ficavam próximas ao hangar do helicóptero (1) foram todas lançadas. O bote de resgate (2), comumente posicionado entre os tubos de lançamento dos mísseis S-300 não foi identificado. O guindaste entre as duas chaminés está posicionado para bombordo o que indica que ele foi utilizado para arrear a baleeira (3) na água (uma vez que ela também não foi identificada na foto).

  • As condições de tempo e mar mostradas nas fotos são extremamente favoráveis. O tempo apresenta-se encoberto, mas está longe das informações inicialmente divulgadas pela autoridade russa, que indicavam reboque do navio sob condições de tempestade.
  • Há uma densa coluna de fumaça saindo a meia nau, entre a superestrutura e as chaminés. Esta parece ser a área mais danificada do navio, segundo uma visão externa. Os grandes lançadores de mísseis anti-navio na parte de vante estão parcialmente encobertos pela fumaça, mas aparentemente não apresentam alterações.
  • A grande antena do radar de vigilância aérea, originalmente localizada entre as duas chaminés, não pôde ser identificada. Possivelmente foi destruída. O mesmo pode se dizer à respeito das antenas ECM que se localizavam no entorno.
  • As vigias de bombordo popa (circuladas em vermelho na imagem abaixo) estão todas com marcas de fumaça, indicando que ali houve um incêndio que se propagou pela área interna do navio. Embora estas vigias estejam próximas dos tubos de mísseis S-300, aparentemente os mesmos não foram afetados pelo incêndio ou os mísseis não estavam lá. De outra forma teria ocorrido uma grande explosão no local.

  • um pouco mais abaixo das vigias de bombordo, ainda a meia nau, foram identificados dois outros pontos negros no costado que não fazem parte do desenho original. A qualidade da foto não permite avaliações mais detalhadas. Não havia vigias naquela posição.

  • Próximo à chaminé existiam dois CIWS em cada bordo. A qualidade da imagem não permite tirar maiores conclusões, mas aparentemente ambos foram consumidos pelo fogo.

Em resumo, admitindo-se que as fotos sejam reais e que não foram “retocadas”, o navio deve ter sido atingido por dois mísseis que impactaram no costado a meia nau (bombordo), pouco cima da linha d’água. 

Havendo detonação ou não das ogivas desses mísseis, o impacto deve ter causado um incêndio a bordo logo abaixo dos CIWS de bombordo. Este incêndio pode ter sido ampliado pela detonação da munição do CIWS e se espalhado para a popa, conforme os sinais identificados nas vigias à ré dos dois possíveis pontos de impacto.

Que houve um incêndio a bordo como alegado pelos russos isto parece mais do que comprovado pelas imagens. Quanto ao suposto paiol que pegou fogo, também alegado pelos russos, admite-se que seja o paiol de pronto uso da munição do CIWS.

A parte que apresenta mais danos (meia nau) não tem espaço para acomodar grandes paióis de munição. Trata-se de uma sessão do navio onde as tubulações de admissão e exaustão das turbinas a gás ocupam um volume considerável (destaque em vermelho na imagem abaixo as praças de máquinas). No entanto, munição extra para os CIWS podem ser acomodadas nas proximidades dos próprios canhões.

Admitindo-se a tese do impacto dos dois mísseis exatamente onde estavam localizados os CWIS, por que estes sistemas não reagiram? Se reagiram por que não destruíram os mísseis? Eles estavam no modo automático? O Moskva foi construído na Ucrânia e, portanto, os ucranianos conheciam bem as fraquezas do navio. Como isso poderia ter sido utilizado para ludibriar os sistemas do cruzador? Há muitas indagações cujas respostas virão apenas com o tempo.

NOTA DO EDITOR: não se surpreenda se as informações postadas acima aparecerem em algum vídeo no Youtube e os créditos não forem dados ao Poder Naval. Isto já aconteceu até mesmo com brincadeiras de 1o de abril!

Subscribe
Notify of
guest

103 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mars

As imagens me passam e impressão que ele colidiu com uma mina naval, mas posso estar totalmente equivocado. Acredito que dois impactos por mísseis Neptune provocariam danos maiores, independente deles serem projetados para embarcações de até 5.000 toneladas. E sobre o incêndio no paiol de munições, acredito que esse provocaria uma grande explosão.
Fato é que ele inclinado assim lembra muito General Belgrano.

Jacinto

Improvável. Na guerra do Golfo o USS Tripoli e o USS Princeton atingiram minas e nenhum deles teve esta extensão de danos.

jonas123

Veja fotografias de navios atingidos por minas, o Casco deles fica completamente dilacerado e neste caso tem só 2 pequenos buracos perto da linha de flutuação. Tem todos os detalhes de ter sido atingido por misseis que posteriormente causaram incendios internos como no caso do Sheffield.

sergio

Sera que a munição do Ciws não explodiu justamente quando ele foi acionado para interceptar os misses Ucranianos ?

sergio

Como num acidente de avião, onde não existe um fator unico para a causa da queda do aeroplano, acho que não ha um fator unico que explique o afundamento do moskva. com base na suposição dos Russos, ucranianos, e a analise do site, montei uma linha do tempo. Os drones bayraktar chamam a atenção da tripulação do navio para si, encobrindo o lançamento dos Neptune, num determinado momento quando foi notado a aproximação dos misses, que já estavam perto de + para o lançamento dos misses anti aéreos do navio, foi acionado os Ciws para defesa de ponto. Provavelmente um… Read more »

Segio

MOSKA

Segio

MOSKA 1

Pablo Maroka

O que realmente aconteceu não saberemos, mas com certeza foi incompetência da marinha russa: em se defender, manter esse trambolho, em estar em um local apropriado ou outra razão da mesma categoria.

Poderiam ter o meio mais moderno do mundo, mas operado em mãos amadoras vai pouco fazer diferença.

Nick

Concordo nesse ponto: Qualquer que tenha sido a forma como AFUNDOU a NAU CAPITÂNEA da Marinha Russa no Mar Negro, o maior responsável foi a INCOPETÊNCIA dos envolvidos, que não morreu com o navio vai pegar Corte Marcial no mínimo.

Ryann Correia

Pelo o que eu estou vendo, se a Marinha da Rússia e a Marinha dos EUA entrassem em guerra, o máximo que os russos conseguiram fazer seria destruir 2 ou 3 navios e depois iriam ser exterminados 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Felipe

Fonte?

Augusto

Se eles conseguissem afundar 2 navios já seria um grande feito.

Juca

Você quis dizer: “destruir 2 ou 3 dos seus próprios navios e depois seriam exterminados”?

Concordo!

Rodes
Willber Rodrigues

1- qual o navio que tirou as fotos?
2- qual a chance disse ter sido provocado pelo impacto de uma mina?
3- qual a chance disso ter sido provocado por um acidente ou incêndio a bordo, ao invés de tee sido provocado por um ataque?
4- não há nenhuma notícia dos tripulantes sobreviventes? Nenhuma imagem ou gravação? Todos sumiram desde o incidente?

PACRF

Como diz a reportagem: “Tudo que envolve perdas russas no atual conflito na Ucrânia, sejam perdas humanas ou materiais, é cercado de dúvidas e mistérios. A mídia na Rússia é fortemente controlada pelo Estado e eventuais fontes independentes raramente conseguem averiguar os fatos.”

Willber Rodrigues

Se o Reino Unido, uma democracia, demorou 40 anos pra liberar alguns documentos secretos sobre o afundamento do Shefield, imagine a Russia….

Heinz Guderian

Talvez nem estejamos mais aqui quando liberarem.

Kornet

Só da Rússia?
Tem certeza?
Pesquise sobre perdas ucranianas e mostre a fonte.

Andre

É difícil ver o sonho da NOM, de Lisboa até Vladivostok, ruindo frente a incapacidade russa e a desconstrução do mito da força do exército e dos equipamentos russos. Imagino a tristeza que se abate sobre você e sobre os demais putinzetes.

Sei também que a leitura não é o forte das putinzetes, ou já teriam percebido que aquilo em que acreditam não passa de fantasia.

O colega PACRF apenas destacou um trecho da matéria apresentada.

Agora, pode chorar e torcer pela China.

Reinaldo Deprera

Vou acabar com essa discussão de alguns de vocês que insistem em não engolir a realidade: Foi afundado por 2 Neptune exatamente como a Ucrânia informou antes de qualquer rumor sobre o navio. Quem informou o mundo do que estava acontecendo, antes que qualquer um soubesse, foi o atacante. As imagens corroboram com o 2 impactos de míssil sea-skimming. Qualquer comentário diferente disso ou é ignorância ou é ausência de honestidade. @Mars: As imagens me passam e impressão que ele colidiu com uma mina naval, mas posso estar totalmente equivocado. Acredito que dois impactos por mísseis Neptune provocariam danos maiores… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Reinaldo Deprera
jonas123

Exactamente! É aceitar o que aconteceu e no caso dos Russos aprender com o erro. O que me rio mais é de o mar estar relativamente calmo e eles dizerem que afundou numa tempestade quando estava a ser reparado. No próprio dia fui ver as condições atmosfericas e de mar e eram similares ás que se vê na foto durante o dia e noite. Claro, se o navio foi evacuado (e pelo ar das fotos, á pressa) e estava a adornar, não havia ninguém para tentar impedir o afundamento. Com tempestade ou não, afundou

Palpiteiro

A pergunta deve ser: quantos foram lançados? Os drones kamikaze pode ter sidos utilizados também?

Reinaldo Deprera

Não.

  • Drones suicidas soviéticos que a Ucrânia opera não fazem esse estrago
  • Não atingem uma embarcação na linha dágua
  • Não deixariam essaassinatura de impacto típica de sea-skimming à la HMS Sheffield
Last edited 2 anos atrás by Reinaldo Deprera
Palpiteiro

Ok, Claro não não fazem este estrago. Mas o ponto é se podem ser usados para destruir radares, fazer gastar munição, distrair operadores e outras coisas.

Cansado

Pois é, conforme ressalvado pelo editor, se não houve retoque nessa foto fica difícil refutar essa sua conclusão. Mais uma prova de que todo o Golias um dia esbarra com um Davi. Ainda assim acho que você e o mundo ocidental é que não entenderam a estratégia russa: esses fiascos em sequência fazem parte do plano de Putin para reaquecimento da economia no período pós sanções. Quanto mais equipamentos perderem nessa guerra, mais encomendas as empresas internas terão após o fim da guerra. Para repor tudo o que foi perdido. A demanda externa, estrangulada pelas sanções, vai ser substituída pela… Read more »

Mars

Olha eu não sou especialista, baseei meu comentário em uma foto que não permite tirar uma conclusão profunda do ocorrido. Acredito que assim como eu, você também não é um especialista nesse tipo de ocorrência, então qualquer um de nos afirmando o que o ocorreu ali, é no mínimo precipitado ou desonesto.

Reinaldo Deprera

@Mars isso aqui são 2 impactos de sea-skimming:
comment image

É irrefutável.

Mars

Com todo respeito Reinaldo, eu também quero acreditar que foram dois Neptune mas essa foto não me permite afirma isso.
Dar os créditos ou não aos ucranianos agora, não muda o fato que os russos perderam a nau capitânia da frota do mar negro.
A confirmação virá ou não com tempo e méritos serão devidamente dados, mas agora é precipitado. Essa é minha opinião.

Qelson

Não acredito que se saberá absolutamente, vai ser como quem realmente afundou o Bismarck…

Ocidental Frustrado

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Daniscley, O Valente

. NOTA DO EDITOR: não se surpreenda se as informações postadas acima aparecerem em algum vídeo no Youtube e os créditos não forem dados ao Poder Naval. Isto já aconteceu até mesmo com brincadeiras de 1o de abril! 😅

Tem um certo canal q faz isso direto cola/cópia e ainda se acha q sabe alguma coisa de militarismo, e ainda por cima tá ficando rico com isso, comprando casa nova e carro na Europa.

Bueno

a do 1º Abril foi bom pra desmacara os espertalhões de plantão… cara de pau

Heinz Guderian

Se você fala do Marcelo (Hoje no mundo Militar) , creio que ele faz um importante papel, que é fazer vídeos para o pessoal mais leigo em assuntos militares (que é a maioria esmagadora), geralmente ele coloca as fontes de pesquisa na descrição do vídeo. Não é demérito nenhum pegar informações de sites como a Trilogia, pelo contrário, os editores daqui mandam muito bem, e fazem matérias muito boas (deixo aqui até meus parabéns e muito obrigado), mas realmente se ele (se foi ele) que usou alguma matéria daqui e não deu os créditos, é “vacilo” dele, até porque não… Read more »

Ocidental Frustrado

O editor está falando justamente isso, o Marcelo do canal do Hoje no Mundo das Fake News publica o vídeo colocando outras fontes que não o Poder Naval, mas usa das informações contidas nos artigos publicados deste site(Poder Aéreo e Forças Terrestres) para “criar” o conteúdo dos seus vídeos. Na realidade, eu não vejo ele colocando fontes nacionais, as fontes que ele usa são majoritariamente estrangeiras e a razão disso é muito clara. E vou te falar, além do adm do canal fazer isso, eu já vi alguns conteúdos dos seus vídeos de comentários que são publicados aqui no blog,… Read more »

Heinz Guderian

Eu acompanho os canais do Marcelo desde os 30K (hoje no mundo militar) o da segunda guerra n me recordo, ou seja tem um tempo já.
Realmente, nunca parei pra olhar se tinha alguma conexão mais direta entre os vídeos postados e as matérias aqui da trilogia, vou ficar mais atento agora. Como eu falei, se ele usa mesmo matérias da trilogia, ao meu ver é um erro não dar os devidos créditos, acho que o galante poderia enviar um e-mail para ele pedindo que colocasse a fonte daqui e desse os créditos, ou algo assim.
Saudações.

Kornet

O cara narra notícias e coloca videos e para alguns é o bam bam,junto com outros que por terem amizades se acham experts em táticas militares ,já outro(s) que foram militares das FAs e se perdeu pelo caminho da força no devaneio de unir direta e esquerda ,a galera malha.
Vai entender.

LUIZ

O comandante abriu os olhos quanto essa besteira de polarização. O canal ganhou muito quando ele trouxe analistas de esquerda pras lives.

Kornet

Não assiste a nenhum esquerdista que ele trouxe.

Cristiano GR

O bom é dar nome aos bois para evitarmos e não contribuirmos com eles.

Franz A. Neeracher

No “Odnoklassniki”, uma espécie de Facebook russo, alguns familiares já postaram até mesmo nomes e fotos de tripulantes falecidos.

Sobreviventes confirmam que o navio foi realmente vítima de 2 mísseis “Netuno”; o porquê deles não terem sido detectados ou se foram dectados porém tarde demais, esses tripulantes não explicaram…..

Esses notícias no “Odnoklassniki” foram depois apagadas pelo governo russo….

Cerca de 200 tripulantes foram dados como desaparecidos; porém, depois um cargueiro turco confirmou que havia resgatado 53 tripulantes…ou seja, o número total de fatalidades ainda é desconhecido.

Jeferson

Que notícia excelente que ainda há desaparecidos.

Varg

Imagino se os familiares dos tripulantes receberão algum apoio do Governo russo. Mas o mais provável é que não, já que dificilmente vão assumir essas mortes.

Mgtow

Não há a menor dúvida. Foi colisão com minas submarina.
Bola pra frente.
Agora é hora de capturar Odessa. E planejar a partir disso, um grande movimento de pinça para anexar o Oeste ucraniano . Liquidando a fatura.

George

Você tem evidências ou é parte da sua torcida?

Luis

Sim, não há a menor duvida, foi uma mina submarina.
Contra fatos não há argumentos.

Radagast, o Castanho

Essa foto tá hilária… tá ai… foi uma mina kkkkkkkkk

Gurka1975

Com um bocadinho de sorte ainda desembarcam no teu pais e vão ao teu quintal apanhar uns limões..e tu bates continência e dizes que é justo..certo?

Heinz Guderian

“O pior cego é aquele que se recusa enxergar o que sabe estar nítido diante de si”.

Jacinto

Danos por minas ocorrem abaixo da linha d’agua, não acima dela. Esta é a foto do USS Tripoli, que foi danificado por mina na Guerra do Golfo. Veja que o dano é abaixo da linha d’agua

Hank Voight

Isso que eu chamo de modo extremo de negação da realidade! Não conseguiram tomar Kiev para substituir Zelensky por um cupincha o que dirá tomar o oeste ucraniano..

Flanker

“Não há a menor dúvida. Foi colisão com minas submarina.”

Se acreditar nisso te faz se sentir melhor e mais confortado, então tá bem.

carcara_br

Os ucranianos trocaram o mar de azov e a intensificação da campanha de bombardeios pelo moskova.

George

Como assim? Não entendi o que você realmente quer dizer.

Luis

Ninguém perguntou!

Heinz Guderian

Fala isso para as famílias dos tripulantes falecidos do Moskva.

Andre

Os russos trocaram a imagem de terem líder habilidoso, um exército forte, uma industria de defesa avançada, uma força aérea significativa e uma marinha poderosa, pelo fornecimento de material reciclável para os agricultores ucranianos.

Alias, Mariupol ainda resiste e a média de 10MBT perdidos por dia pelo exército russo continua.

Está difícil a vida de putinzete.

George

Muito fraco esse video acima. E ainda caíram no conto da tempestade dos russos. O texto aqui do Poder Naval está bem melhor. Mais detalhes e mais explicações.

John Rothem

Moskva se zzzzudeu.

India-Mike

Parabéns ao Poder Naval pela análise.
Muito bom e detalhado a partir de apenas duas fotos e do conhecimento estrutural do navio.

Agressor's

Como já diz um certo ditado: Com a medida que medires, serás medido. Uma lei inevitável!

Allahu Akbar…

Bueno

Materia top! Detalhada.. Parabens Naval…

Parte de um vídeo postado, mostra o rebocador e de onde foi tirado a foto que abre esta matéria.. creio que em breve terá nas redes o vídeo completo e mais fotos no Moskava virando submarino

https://twitter.com/Osinttechnical/status/1515958749705478152

seuzénétiuôrqui

Numa dessas fotos acima, mostra que esse navio pode ter sido impactado 4 vezes. Muitas suposições e hipóteses já surgiram. Até mesmo do envolvimento direto de forças que apoiam a Ucrânia. Os russos sabem o que aconteceu de fato. Acho que se isso for verdade, o trôco ainda será dado. E não se limitará somente a destruição da tal fábrica que fabricava esses mísseis. Aguardemos os próximos capitulos.

Last edited 2 anos atrás by seuzénétiuôrqui
seuzénétiuôrqui

O governo russo já pode estar sofrendo pressão política e militar devido a estratégia de somente atacar alvos e objetivos militares ucranianos para só depois ocuparem suas cidades, poupando assim essas cidades e toda a infraestrutura da Ucrânia. Alguns setores mais radicais defendem a pura e simples destruição e esmagamento total e rápido de toda a Ucrânia e pronto. Caso resolvido! Como fazem os eua e otan em suas guerras. Destroem tudo através de brutais bombardeios e só depois, quando não há mais nenhuma grande resistência, invadem por terra.

Flanker

Que amontoado de besteira……..

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Agnelo

Há uma importante rachadura abaixo de onde fica o bote de resgate (sinalizado pelo Nr 2). Acredito q foi uma grande explosão interna. é possível q o paiol tenha explodido por simpatia, após a explosão dos mísseis q o atingiu. Não sou “do mar”, mas acredito em uma coordenação entre drones (para buscar e dar o alvo para os lançadores), lançadores terrestres (para o lançamento obviamente) e aeronave da OTAN para ECM. Lembrando q os russos podem ter ficado confusos para não atingir alvo amigo ou civil. Ou seja, uma boa coordenada para uma boa emboscada. Guerra brasílica levada pro… Read more »

Nilson

E lembre da inteligência ao longo de semanas, estudando as fraquezas do navio e o comportamento do Moskva no Mar Negro e aguardando o momento ideal para coordenar e realizar o ataque. Mais um ponto para a inteligência ucraniana, está dando um show nessa guerra, antes nas batalhas terrestres, agora em uma relevante batalha naval.

Agnelo

concordo

Hcosta

Os Russos ficarem confusos para não atingir alvo civil ou amigo?
Alvo civil não existe já que não há nada civil parecido com um drone ou míssil e se for amigo isso é incompetência.
Sem falar de não ter uma escolta e muitas outras questões…

Agnelo

“Alvo civil não existe já que não há nada civil parecido com um drone ou míssil” Com ECM, o que aparece no radar? Não9 sei se seria tão simples. A ECM é pra isso. “se for amigo isso é incompetência.” Mais ou menos. Se fosse fácil, seria supertrunfo. Mas um IFF decente ajuda. Será q a Russia tem IFF confiável em seus meios? “Sem falar de não ter uma escolta” Não sou “do mar”, não sei se um escolta escolta uma outra escolta. Embora, neste caso, o cruzador não seja. Mas dentro da doutrina, pra tarefa q cumpria, era previsto… Read more »

Hcosta

Se existe uma zona de exclusão aérea qualquer avião é uma ameaça. É para isso é que serve, para evitar perdas civis. Se não for detetado, isso já é outra questão. Mas ser for detetado e ignorado por ser civil, isso aí é incompetência. Tem de ser acompanhado e em último caso abatido. Se não tem IFF, isso é incompetência, não da tripulação mas do seu comando das forças armadas. Tantas escolhas para escoltas. Até as corvetas poderiam fazer isso e os Russos têm centenas delas. E serviria para aumentar o alcance e a defesa em camadas. Mais uma barreira… Read more »

Nicolas_SS

Algumas teses segundo a CIA, em lista de probabilidade. 1 – O navio está em processo de transformação de um submarino com base na tecnologia MEGRATON, os efeitos colaterais são fumaça moderada, leve adorno, etc. (essa é a mais aceita no meio de especialistas militares). 2 – Os Ucranianos fantasiaram seu próprio navio e afundaram, para levantar a moral de seu exercito. 3 – Está nítido que foi um exercício de combate de fogo, e com a tempestade pegou todos de surpresa, afundou o navio. 4 – Estão querendo virar o navio de ponta cabeça, para que o casco reflita… Read more »

Léo Neves

Pessoal se questiona como ele não se defendeu de dois misses mas ninguém disse que só foram lançados dois misses, podem ter sido 4-8 ou mais aí a saturação não permitiu defesa.

Heinz Guderian

se fosse 10 ele ainda sim tinha capacidade pra se defender.

Oráculo

A lição que fica pra todas as marinhas do mundo é que “treino é treino, jogo é jogo”. Os russos afirmaram que a Marinha Ucraniana foi destruída. E que a Força Aérea Ucraniana está prestes a ser extinta também. Dessa forma, sem inimigos a vista, os marinheiros russos ficaram em modo “alerta preguiçoso”. Tipo, esperando uma ameaça que eles achavam que não existia. O resultado tá aí. Ficaram focados em drones e quando viram tinha 2 misseis explodindo no navio. Uma mistura de soberba + amadorismo + incompetência que culminou na maior perda naval russa desde a 2º Guerra Mundial… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Oráculo
Agnelo

“não se pode baixar a guarda um segundo sequer.”

Há uns anos atrás, acompanhei um navio americano entrando em um porto amigo. Era um AB. Antes e durante a chegada, um Sea Hawk sobrevoou todos os pontos de onde poderia vir uma ameaça e todas as “coisas diferentes” no local.
Eu estava em um antigo forte fotografando e filmando. Fui “sobrevoado” pelo SH q pairou sobre mim. Tenho a filmagem e foto até hj.

PS: Quando digo há uns anos…… digo anos pra burro!!

Lewandowski

Então popsta aí pra matar a curiosidade… TOP!

Jadson S. Cabral

Ficou a pouca coisa de ser confundido com um terrorista e tomar chumbo kkkkkk

Lana Alves

Eu fui visitar aquele site SOUTHFRONT por curiosidade, os defensores da ditadura russa aqui na trilogia recomendaram. Fiquei assustado com o site hahahahaha é completamente pró-rússia, deve receber verbas do governo russo para espalhar fake news o dia todo.
Só um idiota que gosta de ser enganado para seguir páginas que omitem a verdade. Jamais façam esse tipo de coisa, busquem informações reais, indiferente de ser ou não satisfatória para você.

paulotd

Eu entro lá bastante. Pelo contrário, achei que foram lúcidos, apontaram a obsolescência do Moskva, fizeram uma comparação com os iates de bilionarios. E acho que foi o único meio pro Rússia que admitiu os mísseis como causa.

Victor Filipe

Em 2016 navios americanos foram duas vezes alvos de misseis chineses C-802. misseis bem semelhantes ao ucraniano Neptune com uma cabeça explosiva de aproximadamente 160 a 190kg

se me recordo nenhuma as ocasiões fizeram os navios americanos terem que empregar seus CIWS pois os misseis foram derrotados com as contra-medidas eletrônicas/misseis de longo alcance…

Nota-se uma pequena diferença entre a marinha americana e a marinha Russa.

Jacinto

No ataque ao USS Mason, segundo foi divulgado, foram disparados 2 misseis SM2, 1 míssil ESSM e lançado um nulka uma “isca eletrônica”.

Lana Alves

É assustador um navio desse tamanho ser destruído por 2 mísseis subsônicos. Isso jamais deveria acontecer. Trata-se do maior navio de ataque russo no mar negro, é ua aberração ser destruído de forma tão simples. A Rússia, como eu sempre falo, passa pelos seus últimos anos de “glória” militar, o país tem armamentos muito antigos, não terá recursos para mantê-los e verá os europeus armados com muitos PRESENTINHOS da modernidade. Alemanha MKS180, Itália FREMM, Reino Unido type26, Polônia type31, Espanha F110…os europeus com belíssimos navios e os russos perdendo navio de 12,500 toneladas para 2 mísseis. Essa guerra é um… Read more »

Dalton

” O nome ou indicativo do navio não estão visíveis na imagem” …independente disso os
russos cobriram com tinta cinza tanto o indicativo quanto o nome vários dias antes e há alguma especulação do porque fizeram isso, se para confundir observadores por exemplo
teria pouco efeito sendo o único da classe no Mar Negro e seu grande tamanho e forma o destacarem de qualquer jeito.

Marcelo Barros

Dalton, não existe provas de que os russos apagaram o indicativo visual nem o nome do navio, que ficava na região do costado na popa. O que vc está afirmando é fake, não há imagens do navio “circulando” na região do conflito com esses símbolos apagados, ou cobertos com tinta cinza, evite trazer aqui notícias ou informações sobre coisas que você não pode provar, ou não sabe indicar referencia. Na foto do navio danificado, o exato ponto do costado onde ficava o nome do navio está avariado, queimado, todo preto, e se não está visível, é função disso. O ponto… Read more »

Hcosta

Não estão porque não podem entrar no mar Negro…

Marcelo Barros

Meu filho, de onde vc tirou esta informação? Por que motivo está espalhando fake news? Está baseado em que para dar essa informação mentirosa? Vá estudar, se debruçar um pouquinho sobre livros e informativos. Quem impediu estes navios de adentrar o Mar Negro? Você não pode responder porque a resposta não existe, aí vai você, que deve estar seguindo Dalton “O Chutador”.

Victor Filipe

Que tal VOCÊ, fazer oque VOCÊ pediu pro colega fazer? que tal VOCÊ estudar? que ta VOCÊ pesquisar?

A turquia controla o único acesso ao mar negro disponível e ela FECHOU o acesso para todos os navios militares de qualquer nacionalidade.

https://www.naval.com.br/blog/2022/03/01/turquia-fecha-estreito-de-bosforo-e-dardanelos-a-navios-de-guerra/#:~:text=A%20Turquia%20fechou%20os%20estreitos,invas%C3%A3o%20da%20Ucr%C3%A2nia%20pela%20R%C3%BAssia.

Nick

Pela foto evidencia que o mar estava calmo, o navio afundou porque tinha avarias abaixo da linha dágua. O mistério dos CIWS que não foram acionados, ou não foram eficientes: Mar calmo no momento da foto, mas no momento do impacto estava mais revolto, o ruído de fundo das ondas impediu a dtecção. Mar calmo no momento do Impacto. Os sistemas de buscas por radar por algum motivo não detectaram o míssil impedindo o traqueamento pelos radares de controle de tiro dos CIWS Mar calmo no momento do Impacto. Os sistemas de buscas por radar, detectaram os misseis mas não… Read more »

Varg

Como falei em um outro comentário em outra notícia, a Rússia acha que é um PanserBjörn de His Dark Materials, mas não passa de um Zé Colmeia.

SmokingSnake 🐍

O que importa é que afundou

comment image

Leandro Costa

Bem… uma coisa parece certa. Não foram mergulhadores de combate hehehehe

Angelo

O Putin deve estar putin da vida…..rsrsrsrs, o q virá agora????

Casimiro de Sousa

Não foi mina. este tipo de arma teria arrancado pedaço do costado a bombordo, não é isso que vemos, há sinais de chamas saindo do interior do navio, e continuidade do costado com tinta cinza, isso parece típico mesmo de tiro por míssil, ou o navio foi acometido por um incêndio de acidente. Como eu acredito nos ucranianos, acho crível a hipótese dos mísseis. E outra coisa, navio ser capitânia só indica que um grupo de Comando e Estado Maior se alojava a bordo dele, não faz o navio mais capaz, mais poderoso e etcs…………

Carvalho2008

Já ouvi a história das minas, já ouvi a história da explosão acidental, já ouvi a história dos mergulhadores, e também as do neptune..

Estou achando que foi os neptune mesmo e o inventário do cruzador nada mais nada menos entra na lista dos equipamentos que na hora da verdade na guerra real, deixaram na mão….

A hipótese dos mergulhadores é boa, mas refuto por estarem.muito distantes e o navio teria de estar parado para permitir uma abordagem abaixo do casco…

Leandro Costa

Eu concordo, Carvalho. Bem capaz de nunca sabermos exatamente o que estava acontecendo dentro do navio, mas acredito que seja uma conjunção de fatores como falta de treinamento, doutrina ruim, falta de inteligência correta, provavelmente equipamentos antigos, etc., que acabaram fazer com que os dois mísseis o acertassem.

Nilson

Talvez consigamos alcançar daqui muitos e muitos anos o lançamento do livro de memórias de algum dos envolvidos…

Pronoia

Alguém sabe o que aconteceu ao navio UCRAINA que não tinha sido terminado e estava en Mycolaiv na Ucrania ?

Isso esta escrito na wikipedia

“On 18 August 2018, it was reported that Brazil was interested in acquiring the ship, have it undergo extensive modernization and transfer it to the Brazilian Navy

A Marinha estava interesada nele ?

On 19 September 2019, the new director of  Ukroboronprom Aivaras Abromavicius announced that the ship would be sold. However, according to satellite imagery, the ship remains untouched as of 2021.

Last edited 2 anos atrás by Pronoia
Fernando "Nunão" De Martini

Pronoia
Na época da concorrência pra classe Tamandaré foi divulgado que a proposta de estaleiro ucraniano incluía o cruzador inacabado.
Se a Marinha estivesse realmente muito interessada, seria de se esperar que escolhesse essa proposta.

Luis

Muito bom!

Ronald Reagan

A imprensa russa não mente mais do que a Ocidental, que tem uma agenda ( um lado) que segue às custas de muitas omissões em relação a crimes de guerra cometidos por combatentes de aluguel na Ucrania. Vi videos de soldados russos, já rendidos, serem decapitados e veículos bélicos americanos sendo apreendidos pelos russos. Até o ISIS está lá. Mas sabe como é…a imprensa ocidental é um consórcio de aluguel.