Com a cooperação militar da Rússia, a Venezuela se prepara para enfrentar possíveis “ameaças” dos Estados Unidos, afirmou o Ministro da Defesa Gustavo Rangel , no dia 17 de Setembro.
“Não vejo nada nesta relação que iria atormentar os americanos”, disse Rangel a repórteres, em referência ao estreitamento dos laços entre Moscou e Caracas.
Rangel assinalou também a reativação da 4a. Frota da US Navy para a América Latina e as Caraíbas. “Temos de nos preparar para enfrentar esta ameaça”, disse ele.
Dois bombardeiros estratégicos russos TU-160  estiveram na Venezuela na semana passada para participar de exercícios navais. Militares da Venezuela precisam “evoluir e se adaptar aos tempos modernos”, afirmou Rangel.
O Comandante da Força Aérea Venezuelana, Jose Luis Berroteran, disse que a operação conjunta com os bombardeiros russos foi “frutífera”. “É extremamente gratificante ter um aliado desta magnitude”, disse Berroteran.
Um navio da 4a. Frota está atualmente em uma missão humanitária na região, visitando seis países ao longo de quatro meses, nas Caraíbas, não incluindo a Venezuela.
Desativada durante quase 60 anos, a 4a. Frota dos EUA não tem porta-aviões, carece de capacidade ofensiva e não irá entrar em qualquer limite territorial ou marítimo, afirmou o Pentágono em julho.
O presidente Hugo Chávez, que vai visitar Moscou na próxima semana, confirmou em 16 de Setembro que uma frota naval russa vai chegar em águas territoriais da Venezuela em “novembro ou dezembro”, para realizar exercícios conjuntos, no primeiro desdobramento deste tipo por forças navais russas, desde os tempos da Guerra Fria.

FONTE: Agência France-Presse

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
edilson

Estimados colegas, alguém tem informações sobre o passeio que o PEDRÃO veio fazer aqui na AL?
como ficou a situação das marinhas dos países envolvidos?
eles realmente só trafegaram por águas internacionais?
queria saber mais ainda sobre quais navios auxiliaram a frota.
cadê o YAMAMOTO? outro dia li num forum russo que há um outro KIROV em manutenção ancorado sendo preparado para entrar em operação, isto é verdade?
existe algum projeto de um substituto para estes monstrengos?
bom acho que perguntei d+

André

Essa notícia para mim não tem nada de diferente do que vem alardeando o Chávez já há algum tempo, lembrando que o Coronel é o chefe do seu Ministro da Defesa. Agora que as coisas vem esquentando aqui pela América Latina, isso não temos como negar. E nós brasileiros, penso eu, temos sim que estar atentos a tudo isso e nos fortalecer militarmente.

Ozawa

Patético o comportamento da Venezuela, tal qual uma prostituta que presta serviços regulares a um cliente, querendo fazer-lhe ciúmes com um seu dasafeto, que por seu turno a usa sem escrúpulos… Sabe bem tal prostituta que não há afetos nessa relação triangular, apenas interesses de parte à parte…, da qual, a sua parte é a mais ignômia, vulgar e servil… Sem falar que suas delícias terão fim, quando não mais a desejarão. Nem ao menos ela ajunta com prudência, diante de um futuro incerto, os resultados de sua prostituição, mas os esbanja em opulências desmedidas… Ahhh…, pobre Venezuela, quem dera… Read more »

Marco

Chavez usa os EUA como pretexto para avançar sua influência sobre as frágeis nações hispanicas para conseguir apoio para no futuro ter poder de barganha em relação ao Brasil e sua fronteira imensa. Se nós não nos prepararmos teremos grandes dificuldades para lutar em várias frentes.O Brasil já percebeu isso e fica tentanto amansar os vizinhos reformando seus Urutus, aviões, etc.
O grito Bolivariano é para juntar a America hispanica novamente e o Brasil que não fala esse idioma fica fora.

Raphael

The Russian Resurgence and the New-Old Front September 15, 2008 Graphic for Geopolitical Intelligence Report By Peter Zeihan Related Special Topic Page * The Russian Resurgence Russia is attempting to reforge its Cold War-era influence in its near abroad. This is not simply an issue of nostalgia, but a perfectly logical and predictable reaction to the Russian environment. Russia lacks easily definable, easily defendable borders. There is no redoubt to which the Russians can withdraw, and the only security they know comes from establishing buffers — buffers which tend to be lost in times of crisis. The alternative is for… Read more »

konner

[” Ozawa em 18 Set, 2008 às 12:41 “]

BRAVO !!! BRAVO !!!!! BRAVO !!!!!!!!

A crítica perspicaz, em um olhar poético.

Parabéns !!

joao

Claro,vamos meter o pau na Venezuela. Daqui a pouco estao chegando os sistemas S-300 anti aereos assim como mais Sukhoi 35misseis anti navio,e estao negociando modernissimos subs classe kilo. Mais cuidado eles,porque a MB reativou o super Parnaiba e esta construindo dois letais “navios patrulha” com incriveis canhoes de 40 mm. Acho que e dor de cotovelo mesmo. E o forte do Brasil,papo furado. Por exemplo,a espinha dorsal da defesa anti aerea do Brasil ainda e o missel disparado no ombro,metralhadora .50, assim como o velho e cansado F-5. A MB esta se transformando em guarda costeira,o tao falado PND… Read more »

Flavio

Quanta asneira e preconceito num unico post, reveja teus conceitos guri.

Voluntário da Pátria

Como não possue porta-aviões? Já não foi dito aqui que os navios são alocados à frota dependendo da missão? E os Big-deck não contam neste poder ofensivo?

König

Realmente existe mais um Kirov que pode voltar a ativa mas necessita de um bom investimento e um terceiro que precisa de uma verba das grandes para voltar.
Saudações

joao

Flavio,a verdade doi,nao e asneira nao.

Tiago Jeronimo

E os fãs russoas se roem de inveja da grande e poderosa venezuela!

Ricardo

The return of Admiral Nakhimov The Russian Navy intends to return the nuclear-powered cruiser Admiral Nakhimov in the Northern Fleet, Navy officials confirm. The vessel has the last nine years been docked in the Sevmash shipyard in Severodvinsk, Arkhangelsk Oblast. The Admiral Nakhimov was taken out of service in 1990 and the Navy long intended to scrap the vessel. Now however the fate of the vessel might take another turn. During a meeting in Sevmash last week, navy representatives said that the ship will be take back into the Northern Fleet, newspaper Korabelnaya Storona reports. The press service of Sevmash… Read more »

Joao

Nao e que sou fa da Russia,nao. Se a Venezuela estivesse reequipando as suas FAAS com o mais moderno da Franca,ao invez da Russia,mesmo assim teriam o resultado ate agora visto,ou seja,estao deixando nos para traz. O Chile,por exemplo,ja tem suas FAAS muito bem equipadas,e continua la o programa. Ao que parece,para algums,a paranoia anti-russa dos anos 60 nunca vai terminar. Outro exemplo,o Brasil,segundo rumores,esta comprando helis MI-35,mas so que praticamente desarmados. Comprar helis assim para que? Sao helis de ATAQUE! O que me deixa muito de saco cheio e que enquanto os vizinhos brasileiros estao modernizando suas FAAS muito… Read more »

KURITA

Tinha que voltar todos os 4 kirovs restantes

KURITA

mas um foi canibalizado e outro está em péssimo estado de conservação

gry planszowe

very interesting site, i have bookmarked your blog for future referrence, thanks