Lula admite preocupação com presença de frota americana no litoral brasileiro

68

usn-ships.jpg

RIO GRANDE (RS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que está preocupado com a reativação da Quarta Frota da Marinha dos Estados Unidos, cuja área de patrulha é a América Latina. Lula disse ver problemas na proximidade dos militares estrangeiros dos recém-descobertos campos de petróleo do pré-sal. Ele afirmou que já conversou com o presidente George W. Bush sobre o assunto.
– Estamos preocupados sim. Eles dizem que não é nada, que é só para pesquisa. Mas eles estão muito próximos das plataformas e dos campos de pré-sal – afirmou.
No discurso, Lula ressaltou a importância da Marinha brasileira em proteger as plataformas de extração de petróleo e os campos de pré-sal:
– Já está aí, a Quarta Frota está quase em cima do pré-sal. A nossa Marinha tem que guardar muito bem as nossas plataformas, porque se não qualquer dia pode chegar um espertinho e falar: “É meu. Está no fundo do mar, é meu” – disse o presidente.

FONTE: O Globo

NOTA DO BLOG: Se realmente há preocupação com a Quarta Frota, por que os royalties do Petróleo não são liberados para a Marinha modernizar a Esquadra?

Subscribe
Notify of
guest

68 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
König

Devia primeiro era se preocupar em manter nossa marinha no estado da arte e em um bom numero de navios modernos.
Saudações

RODRIGO

Preocupação ??? Que eu saiba,ele só se preocupa com a 51…..!

Bosco

Manda ele “emprestar” o Aerolula para fazer patrulha marítima e ele que voe de P3A estocado no deserto por 20 anos e perfurado e com furo de bala.
Não temos nem bombas para os “Falcões” (sequer temos algum que voe) mas nosso presidente tem um verdadeiro avião VIP de 5°geração. Se a burocracia voasse em caça já teríamos uma frota de F-22. Biplace e com frigobar, é claro.

Baschera

Caro Presidente,
Desengavete o PRM da MB amanhã e libere as royalties que a MB tem por direito, inclusive o que está contingenciado pelo Mantega.
Caso contrário, nas próximas eleições, vamos mand-lo para junto do “pré-sal” e quanto ao Mantega, vamos desidratá-lo e transforma-lo em margarina.
Sds.

LeoPaiva

Típico discurso retórico para o povão, na hora de um plano consistente de reaparelhamento o discurso muda.

tomas

Como sempre o discurso de bla, bla, bla, bla, bla, bla… É de doer!

Voluntário da Pátria

A única preocupação, até agora, rondando nosso litoral é bombardeiro TU-160 nuclear, com venezuelanos e russos a bordo,Sr Presidente.

molleri

O “molusco” vai dizer que não sabia que os russos estão chegando.

maxiliano

Finalmente,o assunto da proximidade da famosa 4 frota aos campos de pr-e sal é tema de jornal de grande ibope.Estar na hora da liberação dos Royallties do Petróleo para a modernização da Marinha.

LUIZ BRAZIL (DT)

E agora, Min. JOBIM! O Comandante-em-Chefe das FFAA está preocupado, ao contrário do seu Min. da DEFESA que, há poucos dias, disse não ter importância, etc… etc… Essa praia (DEFESA), não te pertence. Parte pra outra! Vai criar pinto ou os netos.

Julio

LeoPaiva, é isso aí, ele muda o discurso dele conforme a platéia. E a reunião de urgência do Conselho de Segurança…necas….lamentável esse Governo e tem gente que acha que estão fazendo muito pelo país…Sds

LeoPaiva

OK caro Júlio, antes que os Lulólogos de plantão apareçam, gostaria de salientar que não se trata de reclamações e mais reclamações sobre o governo, como eu já disse por aí o atual governo tem feito pouco, mesmo assim fez mais que muitos que o antecederam pelas FAs. A questão é que todo estadista deve ser comedido ao falar, principalmente quando desconhece o assunto, caso contrário pode aparecer um Rei qualquer aí e dizer “por que não te calas?” Quando vi a entrevista lembrei logo do Renato Gaúcho, qualquer semelhança não é mera coincidência, só faltou o presidente dizer que… Read more »

Jorge

Caro LeoPaiva.

Você escreveu: Lula fez mais que muitos que o antecederam!?

Frase dúbia. Para não cometer injustiçãos dê “nome aos bois” e exemplos do que o citado teria feito de bom e que já não estivesse planejado pelas FF.AA.

joao vaz bandeira

Poxa, o presidente está preocupado com a defesa?Será que é com do Corintians, pois com a do país não deve ser.Ele não está engaventando o famoso “plano de defesa”.Acorda Lulinha antes que a Russia/Chaves e Evo te acordem homem. Menos 51 e mais ação Sr. Presidente

Robson Br

Quantas críticas! o governo tem certa dificuldade de impor perante a opinião pública esse assunto. Essa foi uma grande oportunidade e aproveitou

LeoPaiva

Ok caro Jorge,
Muito do que o atual inquilino do Palácio do Planalto fez realmente foi planejado anteriormente, como a Barroso por exemplo, entretanto, a revitalização do projeto do Sub Nuclear, a compra dos 240 Leo- 1 A 5 para o exército, início da modernização dos F-5, o recente contrato para construção dos 50 helicópteros Cougar e dos NAPA, e também o mérito de elaborar um plano de defesa ( não sei se presta ), coisa que nunca havia sido cogitada.

Sds.

Iuri Korolev

Os americanos devem olhar para o Brasil e pensar:
“Puxa…tantos anos de incompetência e corrupção…
nem precisava de uma IV Frota…”

Roberto

Se ele falasse menos e agisse mais seria muito melhor. Ele esta preocupado ?? Com o quê ? Deve ser preocupação de saber que se a 4ª frota ou qualquer frota tentasse tomar o pré sal ele não teria mais como sujar a mão de petróleo e sair gritando “o petroio é nosso..” que abestado… Ao invés de ficar ‘preocupado’ por que ele não libera os royalties da marinha ? por que não libera a verba necessária para a FAB recuperar os AMX ? ou comprar mais que 36 aviões no FX2 ? ou para o exército substituir os Fal… Read more »

Emanuel

rs.. é de dar vergonha um governo como esse, uns verdadeiros “traidores”, olha o comentário desse lula ridiculo “A nossa Marinha tem que guardar muito bem as nossas plataformas, porque se não qualquer dia pode chegar um espertinho e falar: “É meu. Está no fundo do mar, é meu” – disse o presidente.”

Meu deus, agora ele fala que é preciso a marinha para cuidar as plataformas, mas e o royalties roubado? esse governo é um lixo, as FA’s estão a mingua

Emanuel

hilário Roberto….. hehehe Minha opinião a respeito desse assunto é que deveriam ser abolidos determinados programas, fome zero, bolsa família e assistencias desse tipo deveriam ser tirados e os recursos todos aplicados em forças armadas. Alguns poderão morrer por isso, mas são rapazes fortes e irão aguentar. O Importante é ter forças armadas de acordo com o poderia brasileiro, já que o problema são sempre “verbas”, lógico que é uma mentira, o que falta é interesse e patriotismo desses políticos, do que adianta querer opniar em tudo, dar seu “pitaco” em tudo, com forças armadas nesse Estado, nunca seremos levados… Read more »

Bosco

Até as próximas eleições o Brasil vai achar água em Marte. Eu posso ser um pouco pessimista, mas não custa nada dentro de alguns anos sair uma nota oficial dizendo que as reservas do Pré-sal foram “superestimadas”, ou que são “inviáveis comercialmente”, pa ta ti e pa ta ta…. Se fosse coisa séria (e viável) já tinha saído verba pra submarino, caça , tanque de guerra e até pra nave estelar classe “Cruzeiro do Sul” armada com torpedos fotônicos. Dinheiro não falta na 10° economia do mundo. Basta que muitos de nossos patrióticos e respeitáveis cidadãos (políticos e servidores públicos… Read more »

Emanuel

foram estimados 1 trilhão de doláres em petróleo, são apenas estimativas, imprecisas… O que me deixa realmente nervoso é ver esse revanchismo contra os militares, quantas e quantas oportunidades tivemos de fechar bons negócios e aquisições. Olha a Venezuela, daqui a pouco vai adquirir o Sistema S-300, enquanto o máximo de defesa anti aérea brasileira é o sistema Sistema Oerlikon Skyshield 35, em poucas unidades. Tantos outros negócios podiam ser feitos, PAK FA, porque essa mesquinhez? porque não adquirir Leopard 2A6 ao invez dos 1A5, são muitos os porques sem resposta… Na verdade a resposta é que esses políticos são… Read more »

pablo

pelo jeito tocamos na ferida do militante “estou muito bravo com os blogueiros”… a verdade doi meu amigo… se eu nao me engano, o molusca, qnd assumiu a presedencia cancelou o FX pra fazer o “compra voto familia”, quer dizer, bolsa familia… mas esse blog nao e pra discutir isso… se a faia do PIB for aumentada para 2,5% mesmo, noa vejo necessidades de cortes em outras areas para o favorecimento das Forcas. pelo que eu saiba, o que esta pegando no atraso do PDN e o FX2, e por que liberar o resto para nao perdermos mais tempo… alguem… Read more »

Bosco

Não precisa tirar dinheiro dos programas assistenciais e de inserção social não. Basta coibir a corrupção com punições exemplares e tirar do salário de muitos servidores públicos eleitos, concursados e apadrinhados. Muitos destes é que ganham exageradamente e afrontam a cidadania dos menos favorecidos. Bota esta turma que fica “trabalhando” o dia inteiro em frente ao computador, em sala refrigerada e reclamando do custo de vida e ansioso em ver se saiu aquele “direito” no Diário Oficial, pra pegar no pesado, cavar buraco, levantar paredes e sair do bem bom. Êta burocraciazinha inchada esta… Tirar dos programas sociais? Nunca. Eles… Read more »

Bosco

Inchando a “máquina estatal”, aumentando o “Custo Brasil” e sugando recursos do erário com seus “direitos adquiridos”.

Emanuel

concordo Bosco, apenas fiz “sátira”, porque o motivo apontado por eles são sempre “verbas” e “verbas”, o que não falta são verbas e sim vontade de investir e construir uma indústria militar compátivel, não adianta querer ser o “mediador” e o líder da américa do Sul com forças armadas desse jeito, não adianta nada, imagina se o Irã não tivessem mostrado para o mundo seu potêncial retaliatório em caso de ataque a seu território, esse potêncial até pode ser maximizado, mas foi um meio encontado pelo presidente para defender sua nação. Se o Brasil quer ter alguma espécie de representatividade… Read more »

Roberto

Concordo Bosco, mas infelizmente NUNCA nossos políticos farão alguma lei que possa vir a ser usada contra eles. Neste momento nosso maravilhoso congresso esta parado em recesso branco por causa das eleições municipais, mas eles continuam a ganhar seus salários.
No Brasil precisa-se é de vergonha na cara de nossos políticos e, até, da população em geral porque, querendo ou não, é ela, população, quem coloca estes idiotas lá… de certa forma, srs, somos os responsáveis por nosso amado país estar deste jeito.

Elden

Mandou muito bem o autor da “NOTA DO BLOG”. Querem saber? A maioria dos políticos não dão a mínima para este Brasil, poucos são os que de fato tem realmente noção do valor que o Brasil tem, parece que já compraram um pedaço da Flórida, e quando voltam para as suas mansões pensam “bom se a coisa ficar preta, alugo um jatinho e me mando daqui”. Será que são brasileiros mesmo? ou há algumas décadas atraz algum pais mandou infantes para cá com a ordem “vão para o Brasil, casem lá, tenham filhos, mandam eles serem políticos e depois…bom já… Read more »

Bosco

Emanuel,
eu entendi bem que você quis ser irônico. Eu só peguei a “deixa”.
Um abraço!

Bosco

É que se brincar tem gente que aceita que se tire dos coitados que ganham esmola do governo, mas não deixa mexer nos seus próprios “direitos” adquiridos.
E para um país que por séculos deixou grande parte de seus filhos na beira da miséria absoluta, sem direito à mínima condição de “cidadania”, reproduzindo feito coelhos (até o direito de não ter filhos lhes foi negado por várias instituições, algumas milenares), tem mais é que pagar para que eles tenha um mínimo de dignidade.

Bosco

correção: “eles tenham”

estou muito bravo com os blogueiros

“ATITUDE REFLETE LIDERANÇA”. Eu vejo um BANDO de estrategistas de meia-tigela, cada um defendendo sua visão como se a salvação da alma estivesse em jogo. E só fazem falar que o Brasil é uma piada de país, etc e tal. Pois bem, seus blogueiros de uma figa, seus fanfarrões brincando de almirantes e generais de video game, pelo menos ALGUM de vocês pelo menos sabem em quem votou para deputado, ou vereador? ALGUM de vocês já foi voluntário para PELO MENOS varrer a rua onde mora? VOCÊS são tão parte da doença desse país quanto os políticos e autoridades que… Read more »

estou muito bravo com os blogueiros

Para os que criticam políticos: VOCÊS, SEUS RIDÍCULOS QUE FICAM CRITICANDO OS POLÍTICOS, POR QUE VOCÊS NÃO FAZEM UM GRUPO DE DISCUSSÃO COM SEUS AMIGOS E ANALISAM OS CANDIDATOS DE SUAS CIDADES???? POR QUE VOCÊS NÃO SE JUNTAM COM OS VIZINHOS E DEBATEM EM QUAL CANDIDATO VALERIA A PENA VOTAR??? VOCÊS SEQUER PENSARAM EM FAZER ISSO?????? E DEPOIS DE ELEITOS, VOCÊS ALGUMA VEZ LIGARAM OU MANDARAM UMA MENSAGEM COBRANDO DO DEPUTADO, VEREADOR, PREFEITO, GOVERNADOR, ETC; OS PROGRAMAS DE GOVERNO E AS REALIZAÇÕES?????????? ALGUMA VEZ MANDARAM UMA MENSAGEM EXIGINDO????? PEDINDO?????? QUERENDO SABER????????????????????????????????????????? O MAL DO BRASIL SÃO OS BRASILEIROS QUE SÓ… Read more »

Marcelo Ostra

Engraçado, tanta preucupaçõ com a 4a frota, bla bla bla e por ai vai, mas vcs querem ver como tudo é piada: oparece que os politicos ficaram alertas com a 4a frota por que alguem deve ter comentado para eles, pois não faz parte do padrão brasileiro se interessar e s ter noticia deste tpo de informação Mas, agora pra testar o que falo: logo logo vai ter ali na esquina de cima (Geograficamente falando) um Kirov, um Udaloy II, talvez um Sovremenniy, um Krivak e ai ? isso é no minimo atipico, sem falar curioso, no minimo ! E… Read more »

RL

Pessoal.

Vamos começar a nos mobilizar?

Quem ai topa fazer um abaixo assinado e enviar ao Ministro Jobim, ao Presidente “Molusco”, e ao Ministro Mangabeira Unger, reivindicando a liberação dos Royalties da MB e maior agilidade e clareza no Plano Estratégico de Defesa Nacional?

Eu topo.

Galante / Poggio.
É possível vocês criarem uma matéria onde o assunto se refere aos participantes aqui registrarem seus nomes, comprovados por números de nossos documentos a fim de enviar-mos à estes Srs.?

Abraços.

Clausewitz

Pessoal

Além de escrever no blog as necessárias verdades, escrevam para o próprio Lula:
https://sistema.planalto.gov.br/falepr/exec/index.cfm?acao=email.formulario

Bosco

estou muito bravo com os blogueiros, você interpretou errado o que leu. Ninguém aqui fez críticas a programas sociais. Eu pessoalmente já mandei algumas vezes mensagens para os políticos que você tanto defende e recebi em resposta (algumas levaram meses e outras vezes sequer as obtive) uma nota padrão do acessor. Desisti à tempo de levá-los à sério e passei a brincar de general de vídeo game, além de trabalhar (só de curiosidade, não mamo nas tetas fartas do Estado), pagar meus impostos, não fazer mal a ninguém e prover o digno sustento para minha família. Agora, se para chamar… Read more »

Bosco

E a influência do voto nos destinos nacionais é marginal já que na grande maioria das vezes são as raposas que se oferecem para tomar conta do galinheiro, já que nos partidos políticos não tem lugar para franguinhos e se entra um, é só dar tempo para que vire uma raposa ou que desista da vida pública.
Como não sou médium e nem a mãe Diná, acabo sempre dando com os burros n’água achando que estou votando em cordeiro.

pablo

RL,
outro dia lancei essa mesma ideia aqui no Blog.

EU ESTOU DE ACORDO. estamos pagando, entao temos direito.

CorsarioDF

Quando o Chapolin/Russos ou os EUA invadirem o Brasil, para se apossarem da nossa Amazônia (aí incluída a Azul) com a maior parte dos nossos recursos, e acabar a TETA desta cambada que está no governo mamando, aí eles vem pro Blog postar sua indignação. Tenho pleno conhecimento de como trabalha os ministérios sociais do governo, e digo com autoridade pra você que se diz revoltado, no mínimo o Sr. está mamando na teta, porque os funcionários efetivos e concursados são tratados como cachorro e GANHAM A METADE do que um temporário(Concurso simplificado de análise de currículo direcionado pra CORJA),… Read more »

Paulo

Primeiro: não falta dinheiro e também não precisa acabar com os programas de “bolsa compra voto”, é só não contingenciar os royaltis e reduzir em 5% o superavit primário que vai ter dinheiro sobrando pra comprar Arleigh Burke, SU 35 (ou Rafale, ou eurofighter) e até astros III e Leopard 2E. Não precisa dar tanto dinheiro para instituições financeiras internacionais para manter a economia nos eixos. Segundo: o bosco atirou na agua e acertou um elefante! O pré-sal, segundo a própria petrobrás, só tem viabilidade de exploração com o petróleo acima de determinada faixa de preço, muito mais perto ou… Read more »

Brazil (DT)

Já vi esse “filme”, em preto e branco. Agora, em cores, pode até acontecer. Muito sangue vai jorrar!

Norberto Pontes

aCHO MUITO vagaroso liberar dinheiro pra proteção das riquezas.
Falam isso, aquilo, mas como vai proteger algo sem equipamento na Marinha.
Balelas de quem aponta o erro, mas não ajuda a consertar…
A marinha precisa de dinheiro, senão os malandros tomarão conta.
Eles sim tem preparo e armas a perder de vista…
Que tal tomar uma pinga e esquecer tudo hein companhero?

almte. Doenitz

Já saiu lá fora na Reuters SAO PAULO (Reuters) – Brazilian President Luiz Inacio Lula da Silva warned on Thursday that the resurrection of a U.S. naval fleet in Latin America may signal that Washington covets huge new oil reserves off Brazil’s coast. The U.S. Navy is reestablishing the U.S. Fourth Fleet, which was decommissioned 58 years ago, to combat drug trafficking, provide disaster relief and help with peacekeeping missions in Latin America and the Caribbean. But the return of the fleet has been met with widespread skepticism in Brazil and elsewhere in the region, where many see a U.S.… Read more »

Norberto Pontes

é verdade, chegará o Kirov pra que será hein???
Parece que cada qual potência tá chegando junto….
hora que jogar uma pedrinha os cachorros vão brigar até um morrer.
Tudo para se apossar da presa(petróleo do pré-sal)

Raphael

Como se o E.U.A. tivesse a necessidade de ativar a quarta frota para acabar com o Brasil. Com ou sem 4th Fleet o E.U.A. poderiam acabar com o Brasil a qualquer hora.

Nimitz

O Brasil não possui inimigos declarados, mas possui vulnerabilidades estratégicas imensas.
Se os governos que se sucederam no comando do Brasil tivessem feito o dever de casa e aparelhado corretamente as Forças Armadas, não precisaríamos temer.
Mas como nossas Forças estão sucateadas e levarão décadas para alcançarmos um patamar mínimio de credibilidade, resta-nos torcer para que ninguém atente contra nossa soberania.

Nunão

Pois é, Nimitz. Na minha opinião é hora de enxugar as três forças, transformando-as em estruturas menores mas muito melhores em adestramento e equipamento, com letalidade que leve a credibilidade. É claro, no quesito quantidade, algumas coisas não poderiam ser deixadas de lado (patrulha naval, das fronteiras etc). E a partir dessas novas estruturas, enxugadas, pode-se expandir para o tamanho das forças que o País possa e deva manter, conforme sua projeção no mundo. Vejo isso aparecer em vários pontos nos planos das Forças e do MD, mas também leio sobre serviço social obrigatório, nivelador republicano, estruturas imensas pra fazer… Read more »

BVR

“Caro Presidente,
Desengavete o PRM da MB amanhã e libere as royalties que a MB tem por direito, inclusive o que está contingenciado pelo Mantega.
Caso contrário, nas próximas eleições, vamos mand-lo para junto do “pré-sal” e quanto ao Mantega, vamos desidratá-lo e transforma-lo em margarina.”

Aaahhh Baschera, só vc mesmo.

KKKKKKKKKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!…..

Lucius Clay

É engraçado, parece mas não é consenso, muitas vezes as críticas voltadas ao Presidente não são bem aceitas… Acredito que ele está errando desde o início do governo, ele sim é um populista, e muita gente fica só falando do Chavez, e ele fez o quê? Pegou um cenário econômico mundial favorável, com uma necessidade crescente mundial por alimentos, com uma política econômica traçada e seguida a risca na época do FHC e tá tudo bem. O tema defesa é excelente, mas ele não o introduziu, não fez isso ainda (6 anos de governo), nem em relação a isso ele… Read more »