MARCOS NOBRE

vinheta-clipping-navalNÃO FOSSE por Janio de Freitas e José Meirelles Passos, nem sequer haveria discussão pública sobre a aquisição de submarinos da França ao preço de 6,8 bilhões. Apesar da oscilação das explicações e da visível má vontade do Ministério da Defesa em prestar contas da decisão, o fato é que as justificativas apareceram.

Essa é uma discussão que precisa ir ainda mais longe. Porque uma escalada militarista está em curso.

Não é casual que o contrato com a França vá ser assinado no próximo dia 7 de setembro. Não é casual que o Brasil aposte no fortalecimento da Unasul e, principalmente, em uma estratégia comum de defesa dos países sul-americanos.

Existe hoje uma ampla aliança de antiamericanismo e nacionalismo como talvez só se tenha visto nos idos de 1960. Tudo indica que as Forças Armadas conseguiram fincar no coração do sistema político a sua duradoura convicção: a da necessidade de dar ao Brasil um poderio bélico que lhe garanta uma incontestável posição de hegemonia militar na América do Sul.

Sempre quiseram uma indústria bélica nacional forte, embora não tenham conseguido isso nem em 20 anos de ditadura militar. Os desenvolvimentistas fecham com a ideia. O Itamaraty quer de qualquer maneira um assento no Conselho de Segurança da ONU.

A contrapartida institucional interna desse projeto está na nova Estratégia Nacional de Defesa, em exame no Congresso. Segundo a proposta, Marinha e Aeronáutica passarão a ter, em casos específicos, poderes de polícia. Mais significativo ainda, cria-se no Ministério da Defesa uma nova secretaria dedicada exclusivamente à compra de armamentos.

Nesse projeto de longo prazo, os recursos das jazidas de petróleo acabarão servindo para aumentar de maneira espetacular o orçamento militar. O próprio Lula já disse que parte do fundo que virá do pré-sal deve ir para a Marinha.

Se essa velha aliança tiver continuidade nos próximos governos, os problemas não vão ser poucos.

Em relação ao passado, esse acordão vai brindar o aniversário de 30 anos da Lei de Anistia com o enterro definitivo das atrocidades da ditadura militar, de que a encenação patética da busca de corpos de guerrilheiros no Araguaia é apenas o começo.

No presente, ela significa, por exemplo, a infâmia de o Brasil se recusar a assinar o tratado contra bombas de fragmentação.

No futuro, teremos uma América Latina pobre e instável diante de uma corrida armamentista sem precedentes, que irá consumir recursos preciosos que deveriam ser destinados a combater suas desigualdades.

FONTE: Folha de São Paulo

NOTA DO BLOG: Esse texto da Folha mostra infelizmente o tipo de pensamento que ainda existe entre alguns jornalistas da grande mídia. Quando perceberão que o avanço do país está ligado diretamente à organização, reaparelhamento, melhoria e eficiência de suas Forças Armadas e não ao seu sucateamento?

Subscribe
Notify of
guest

61 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Azul&branco

Atentar para a crítica à industria bélica, ligando-a ao ‘militarismo” e aos ” governos militares”. taí a comprovação que este tipo de pensamento, arraigado nos esquerdopatas, inclusive nos que estão agora no governo,é que foi a verdadeira “pá de cal” na referida industria.

sargento

A Família Nobre pede desculpa.
Ednilson Nobre

Roberto

Caros amigos, tenho verificado a respeito destes dois jornalistas a algum tempo e fico me perguntando a que tipo de partido, instituição, ou lobismos estas duas figuras pertencem, porém, até o presente momento não consegui identificar, mas, por outro lado, penso que só podem ser estrangeiros, para achar que com estes tipos de informações eles vão conseguir desestabilizar o que demorou anos para ser ajustado. Pergunto as vezes a pessoas de classe relativamente alta e a resposta é sempre a mesma, se não temos condições de cuidar de tal lugar que entreguemos aos americanos…. Coisa realmente de opiniões dissiminadas por… Read more »

molleri

Pensei que o artigo era do José Serra. O raciosímio é o mesmo.

fernando

o pior de tudo, parece que esse estupido nao tem ninguem superior a ele na folha de sao paulo, para ler o que esse idiota publica no jornal!!!

mauro dias

É A MÁXIMA DA TOTAL INCONGRUÊNCIA, FALTA DE VISÃO, PENSAMENTO OBSCURO, E SEM LÓGICA. Tentar formar opinião , com tais argumentos é ser no mínimo infantil. Fala de desaparecidos políticos e depois em anti americanismo. Esses mesmo(tais americanos) , que mais deram apoio para que a guerrilha no brasil não vincasse. E depois creditar ao Sr janio de freitas , o laurel de ser o primeiro a levar essa “dicussão” à sociedade?….. Que mais se falou nisto por tanto tempo? e nosso blog’s totalmente aberto e democrático? Notícias sofistas , e para leigos Total falta de patriotismo , e amor… Read more »

RdoCosta

Esse é o tipo de imprensa que sempre tivemos aqui no Brasil.
Se este jornalista… jornalista???? emite este tipo de opinião rançosa, preconceituosa, grosseira, o que dira da opinião que o mesmo emite contra presidentes de outros paises?
Precisamos parar e refletir sobre isto.
Vamos cancelar nossas assinaturas destas publicações, vamos parar de comprar estas públicações e somente assim nossas explicações serão ouvidas. Se tem algo que este “povo” escuta é o bolso. Ataquem o bolso destes vendidos!!

gerson

Caros amigos,

Graças a Deus que tivemos a ditaduta “muito Branda”, se não fosse os militares o que seria deste país hoje? haja visto a qualidade de nossos politicos que na maioria dos casos eram aqueles subvercivos do passado e que agora estão fazendo todos estes atos secretos, mensalões e outras mazelas ao país.

Virtualxi

Mais lixo da mídia nacional que infelizmente esse site insiste em postar, quando poderia postar algo dando oportunidade a quem realmente é pensador e inteligente neste país.

Chega de lixo por aqui. Por favor.

Rudi

Como ja disse aqui varias vezes, volto a repetir, as familias Marinho, Frias(que só botam o povo e o Brasil numa Frias)e outras mais que sempre se empenharam em deixar o Brasil na sucata, enquanto depositavam centenas de milhões de dólares no exterior, e devem até hoje as calças aos americanos, pois estes lhes fizeram grandes favores, são capachos do capital ocidental, diga-se EUA e EUROPA. E ainda vem ignorantes comentar besteiras chamando quem defende as forças armadas e o Brasil de anti-americanismo tosco e nem ao menos sabem os significados das palavras, mal sabem falar portugues e ainda querem… Read more »

Alexandre Marlon

Falcon, a pessoa ser culta nada tem haver com a pessoa ter o mínimo de dicernimento do que está falando ou fazendo. Cultura não é sinônimo de inteligência. Acumular conhecimento não significa que a pessoa saiba como usá-lo.

Não iria fazer nenhum comentário, pois o besteirol que é este artigo não o merece, mas enfim. Já que mencionastes, “ja que expoe ser um cara muito culto, fica ai falando asneiras” achei que talvez devesse fazer o comentário que fiz sobre a questão do indivíduo ser ou não ser, ou expor ou não expor ser culto.

augusto carlos furtado

Infelizmente, esses tipos, “jornalistas” deveriam observar um pouco da história do mundo. Jamais existiu um grande país sem respaldo de um grande exército (forças armadas). Ele provavelmente seria um ator de guerrilha, como tantos outros que por pura ignorância acham que tem sempre razão.

Ronaldo Pimenta

Não consigo entender o porquê do articulista do jornal Folha de São Paulo ser contrário à renovação de nossos meios bélicos. Perguntaria a ele o que ele propõe para mantermos seguras as nossas reservas petrolíferas, os recursos de nossas florestas e a integridade de nosso território, nosso mar e ar ? Talvez, penso eu, ele acredite que nossa amizade com nossos vizinhos próximos e distantes garantirá nossa existência. Torço para que os acordos que estão sendo alinhavados com a França se concretizem e que sejam fator de consolidação de nossa indústria bélica, de nossa influência e de nosso poder militar… Read more »

Rodrigo

Caramba! Que escrabosa confusão de fatos. Esse cara está dando a entender não se deve investir em defesa devido a ditadura de 30 anos atrás? Que é errado investir em defesa? Que o país não deve garantir a hegemonia na América do Sul? O que o governo deve fazer então? Acabar com as FAs e entregar o país a própria sorte em um continente cada vez mais belicoso, como ele mesmo sugeriu? Ora, isso parece mais com uma crítica vazia que tem como principal objetivo formar opinião sem fundamento para o público leigo, e para este ser contra a modernização… Read more »

Corsario 01

Não se aproveita nada deste amontoado de palavras acima. O cara afirma que teremos bomba nuclear, que no futuro a Ditadura vai voltar e por ai vai…..!

Totalmente sem noção! Uma pena que a FSP tenha se tornado reduto de lixos como esse reporter.

catraca

Expulsa esse cara pro Vaticano……..lá ele vai se sentir em casa.

latino

SO pode ser brincadeira esse cara ta muito + muito mal intensionado

so falou achismo opinião unicamente dele

resumindo tudo lixo

Roberto CR

Sugiro a leitura de do artigo: “A estratégia política dos EUA em relação ao Brasil”, que saiu hoje no Monitor Mercantil. É assinado pelo Coronel-aviador Manuel Cambeses Júnior, conferencista especial da ESG, membro do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil e vice-diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica. Se não localizar, foi reproduzido no Viomundo também. É curtinho, fácil de ler, apesar de um pouco superficial. Mas já dá a dica sobre o motivo do comportamento que se vê na mídia brasileira. E quanto a pergunta na NOTA DO BLOG (Quando perceberão…): não vão perceber porque o projeto é… Read more »

Ferrazfa

Lamentável que nos dias de hoje, ainda encontremos este tipo de pseudo-jornalistas, que se propõe a desinformar o público. Fazia tempo que não lia tanta besteira, escrita com tanto descaso, tanta falta de conhecimento e tanta irresponsabilidade. O problema não reside tão somente estreita visão política e geopolítica do jornalista, mas também à mediocridade da FSP que permite um artigo deste naipe em suas folhas.

ivan barbosa da silva

A história e a realidade de nosso mundo da a resposta aos que pensam que se imponhem respeito com ” A POMBA DA PAZ “, sem ter uma respeitável e bem treinada força armada, países de todas ideologia e poder econômico que se preza tem uma força militar para dizer aqui eu mando, porém sempre veremos a teoria de hipocrisia principalmente no Brasil. Já brincaram de Ministro da Defesa pondo quem não sabia a diferença e um revolver de uma pistola, porém agora que tem pessoas sérias que pretendem tornar nossas forças armadas de respeito, eis que aparecem os EDU… Read more »

samuel crespo

esse jornalista de ser um desses que agora nem precisam mais estudar para ser tal. se essa criatura ler um pouco sobre a historia veria que por ex: o que seria a democracia americana sem suas forças armadas; reino unido… e por ai vai. no Brasil nem ditadura houve. huve um regime militar duro que realmente cometeu exageros isso devemos admitir e aceitar. mas agora dizer que vamos entrar em regime totalitarista. pelo amor do que e mais sagrado e viajar demais na maionese. isso nem deveria ter sido colocado aqui. mas como entra defesa no meio esse cidadão esta… Read more »

GUPPY

Olha, é claro que eu prefiro a democracia mas que às vezes dar uma saudade da censura a imprensa…
Desculpem

Jacubão

Agrande maioria desses repórteres, faziam parte da corja comunista da época da ditadura que queria implantar esse regime autoritário, ineficáz e falido aqui no Brasil. Por isso que eles ficam malhando qualquer compra de equipamentos bélicos para as FAs. Eles deviam se preocupar em massacrar os políticos corruptos com reportagens diárias dos trambiques de cada político safado, para que o povo se lembre muito bem deles nas eleições.

Roberto

Sabe pessoal, continuando a historia dos cidadãos, as vezes penso que tinha que dar tudo errado e para que não se compre nada e depois quando a coisa for pro brejo e este infeliz que com certeza vai estar com outra opinião dizendo que quando o Brasil pode, não comprou armamentos, começar a execrar o cidadão postando comentarios atuais do infeliz dizendo como a manchete acima, se não fosse o pateta ou o idiota, não teriam discussões. Mas por outro lado penso em meus filhos e netos que daqui a 20 anos vão estar desfrutando tudo aquilo que eu tinha… Read more »

Roberto

Caros amigos, no Wikipédia temos um retrato do cidadão…… realmente é como eu pensava, do seculo 19 e ainda com premios contra tortura, começo a entender o cidadão…. deve ter tomado um monte de porrada dos militares e agora ele quer descontar…. Janio de Freitas (Niterói, 1932) é um jornalista brasileiro. Trabalhou em diversas publicações, como a revista Manchete, o Jornal do Brasil e o Correio da Manhã. É colunista e membro do conselho editorial do jornal Folha de S. Paulo. Em sua coluna, publicada no caderno Brasil da Folha, analisa as questões políticas e econômicas do país. Recebeu diversos… Read more »

Caipira

Corrida armamentista na América do Sul?
Janio de Freitas jornalista sério?
Pelo amor de Deus…

Eu não consigo acreditar que um jornal da envergadura do FSP tenha veículado essa reportagem….

Nunca li tanta merlim de uma vez só…

Jorge

Esse artigo, na sua motivação, me lembra uma pequena entrevista do então ministro das relações exteriores do governo FHC (nefasto I). Despreocupado, dizia esse ministro, que os brasileiros deveriam abandonar a idéia de ser potência mundial. Se observarmos o comportamento dos deputados, não só os rotulados como “de esquerda”, que comungam da mesma idéia, o problema é mais sério do que parece. Esses artigos da FSP não passam da ponta do iceberg criado para transformar o Brasil e os Brasileiros, no máximo em “mordomo”, desse malfadado governo mundial projetado pelos doentios marxistas fabianos e seus janízaros. O que não consigo… Read more »

Jonas Rafael

“Apesar da oscilação das explicações e da visível má vontade do Ministério da Defesa” Cara me dá nojo desse tipo de gente. Desde a primeira matéria que esse Jânio de Freitas publicou que a Marinha não fez outra coisa senão esclarecer de novo e de novo, freqüentemente repetindo a mesma coisa várias e várias vezes (porque os caras fingem que não entendem). As vezes eu paro e penso se esses caras não ganham pago diretamente de alguma entidade articulista americana pra martelar nesses assuntos. E aí eu penso que estou sendo muito paranóico. Mas aí penso de novo e não… Read more »

Alberto

Quem quer a paz precisa se preparar para a guerra. Erra quem pensa que fazendo concessões ganhará respeito e paz. Ao contrário: elas levam a mais guerras

Avigdor Lieberman

Baschera

Não senhor Marcos Nobre !! Quem “consome recursos preciosos que deveriam ser destinados a combater as desigualdades do povo brasileiro” são as falcatruas, as robalheiras, os sonegadores de impostos, os abutres que rapinam o erário público, os que superfaturam obras, os que se entocam nos cargos públicos para usufruir de suas benesses, os que usam do poder econômico para galgar cargos na república e tirar 1000% a mais lá na frente, os que prevaricam ao gastar a arrecadação com programas de fachada, os que tiram do público para colocar no privado, os que cortam verbas da saúde, segurança pública, habitação,… Read more »

BVR

Perfeito Rodrigo!!

“Ora, isso parece mais com uma crítica vazia que tem como principal objetivo formar opinião sem fundamento para o público leigo, e para este ser contra a modernização das FAs?”
-Rodrigo em 25 Ago, 2009 às 19:13

A declaração desse repórter é a típica declaração que presta um desserviço à nação.

Que viagem é essa !!!!!

Saudações aos do Blog

Wolfpack

E isto ai faz a opinião pública. Vergonha. Acho que esse cara não lê nem o jornal para o qual escreve. Não observou a nota da Marinha apontando para links do Ministério da Defesa e da própria Marinha com os esclarecimentos sobre a aquisição dos submarinos. É isso ai, a MB têm matar um leão por dia. Corrida Armamentista na América do Sul. Pergunte para este estúpido o que o Chile e a Venezuela e Colômbia vem fazendo. O Brasil não é o percursor, e sim vem a reboque. Não começamos isso, e mesmo assim temos que ter capacidade para… Read more »

Noel

Simplesmente REVANCHISMO, não pertencem a nenhuma organização ou partido político; pertencem sim a um grupo de pessoas, onde devemos incluir alguns profissionais liberais, políticos, jornalistas, ou seja: pessoas que tem poder de formar opinião, inclusive dentro do atual governo. Observem que o importante é chutar as Forças Armadas por um motivo qualquer, tipo: revisão da Lei de Anistia, compra de equipamentos, preparo do profissional militar, e até quando um bandido qualquer é preso, sempre é citada a condição de ex-Soldado, mesmo que o sujeito esteja a anos fora da caserna. Tudo é motivo prá críticar, no sentido destrutivo. O triste… Read more »

Hornet

barbaridade!!! A Folha realmente chegou ao esgoto do jornalismo. O Jânio de Freitas (ecoando a matéria de o Globo, várias vezes desmentida pela MB) só escreveu mentiras e calùnias sobre o caso dos submarinos e, agora, a Folha acha que esses meios se justificaram e se justrificam e ainda se coloca como “herói da pátria”, como “defensora do interesse público”! Ah! Tenha dó! Isso é chamar o leitor de estúpido. A Folha, então, assina em baixo e aprova que mentiras e calùnias servem, são meios dignos e éticos, para se discutir alguma coisa neste país. Isso é jornalismo de esgoto,… Read more »

Wolfpack

Este é um medo que vem dos tempos da ditadura. Não enchergam um palmo na frente dos olhos, não acreditam que o país pode e vai mudar rapidamente, apesar da torcida contra.
Esse pessoal não fala nada do Chile, Colômbia e Venezuela.

Ricardo

Mais um filho da fruta…

Meu deus como os caras saem escrevendo sem ao menos pesquisar as coisas…

Chega fazer papel de ridículo…

germa

entrei nbo site da folha e enviei a reclamação abaixo. acredito que se todos nós reclamássemos ele ia pensar 2X antes de públicar essas bizarrises. A volta do militarismo- escrito por Marcos Nobre é pelo menos uma palhaçada! Aliás, acredito que a folha deveria manter-se como um jornal de credibilidade e respeito,que os perde ao publicar matérias totalmente infundadas sobre questões estratégicas e militáres.Todas as matérias publicadas por Janio de Freitas e agora essa só mostram aos leitores o quanto a este jornal se equivoca nesse tipo infeliz de reportagem. Investimento em forças armadas é o suporte político internacional. Poder… Read more »

germa

moçada vamos reclamar no site!
é a unica arma que temos para nos defender.

abs 😉

Jacubão

Passa o link germa 😀

germa

jacubão o link demora um pouco para ser de fato postado, mas se caso vc esteja por aí, entra no google e procura folha de sp, entra em fale conosco->reclamações.

abs 😉

Wellington

Eu como civil lamento o ranço esquerdista de parte da grande imprensa. Se não fossem as pesquisas militares, a pouca tecnologia de ponta nacional não existiria. Temos mercado para material de altissima tecnologia, tanto militar quanto civil. tecnologia só se desenvolve com grandes verbas a longos prazos, que é o que todo país desenvolvido faz atraves de seus centros militares de pesquisa. Uma lástima o texto, pois creio que as forças armadas são poderoso motor tecnologico, economico e social. Toda nação desenvolvida faz o que pretendemos fazer. Mesmo com tantas trapalhadas do PT, este viés de fortalecer nossa industria bélica… Read more »

Spectre

Ao “jornalista”

Ditadura acabou…
Muro de Berlim caiu…
Até a China virou capitalista…

Pelo bem e pelo mal o mundo é outro, as preocuopações, riscos e problemas são outros… EVOLUA!

Marlon Moreno

“Diplomacia sem o respaldo de poder militar é mero exercício de retórica”.
-Henry Kissinger-

Acho que a frase acima, descreve bem as nossas idéias.
Saudações aos caros amigos!

Azul&branco

O sr nelson negou-se a comparecer diante do congresso (aquela instituição que mer..adante,ideli condenatti e suplicyus estão emporcalhando para destruí-lo) mas foi rapidinho prestar conta aos argies sobre o plano da END das FFAA.

Wolfpack

Já deixei a minha parte lá, mas eles nunca publicam, =============== Sou assinante deste Jornal e desejo deixar registrado meu descontentamento com o que julgo ser uma ação deliberada dos Senhore Jânio de Freitas e Marcos Nobre contra o Plano Estratégia Nacional de Defesa e suas últimas ações. O Sr Marcos Nobre e seu editorial do dia de hoje “A Volta do Militarismo” demonstra total desconhecimento do tema e nunca deveria estar dissertando sobre tal tema numa mídia de importância como a Folha de São Paulo. Não menciona em nenhum momento o constante incremento de Força na Colômbia, Chile e… Read more »

Harpia

Muito simples, Sr. Ronaldo Pimenta, veja de onde procede o artigo – Folha de São Paulo – o Sr. à esta altura do campeonato não pode esperar outra coisa; esse jornal é membro de carteirinha do “PiG”, partido da imprensa golpista e entreguista do FHC a serviço dos gringos. Dalí, só sai esse tipo de coisa!!!! Fiquemos firmes, sabemos o que queremos e o que temos que fazer!!!
Um abraço

Jacubão

Mandei um email para a folha tmb com o texto abaixo. É lamentável a reportagem do Sr jornalista MARCOS NOBRE com o título de “A volta do militarismo” e lamentável também para um jornal conhecido nacionalmente e até internacionalmente, publicar esse tipo de reportagem que desmerece uma classe que trabalha em prol do país, principalmente nos momentos mais dfíceis como ocorreu no acidente do vôo AF 447, nas enchentes de Sta Catarina e tantas outras missões de relevância em que os militares são o diferêncial. O Sr MARCOS NOBRE devia fazer reportagens diárias denunciando cada político que está envolvido nas… Read more »

germa

o importante não é exatamente a publicação, mas que o jornal veja que desagrada quando publica matérias a esse assunto e ,de certa forma,irritma os leitores.

como eu escrevi,reclamar é a nossa maior arma.

Francisco Braz

Este senhor, Janio de Freitas e tantos outros “jornalistas” deste tipo que andam por aí esplicam por que o STF aboliu a exigência de diploma. Palavras como pátria, povo, segurança, dever, oportunidade e civismo não fazem parte de seu vocabulário ou foram corrompidas por cartilhas de esquerda radical. Só não recomendo coloca-lo em um saco e lança-lo ao mar porque seria considerado crime ambiental.

Quanto a FSP… Que decadência! Este jornal já viu tempos melhores.

[]´s