Petroleiro russo de bandeira liberiana atacado por piratas somalis

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Golfo de AdenO petroleiro liberian0  MoskowUniversity , de propriedade do armador Joint Stock Co. Novorossiysk Shipping Co. (Novoship), Novorossiysk, Russia (Sovcomflot Akp, Moscou) foi atacado, esta quarta-feira, na parte oriental do Golfo de Aden, por piratas somalis. A Marinha da Rússia já está a caminho para a região, depois de ter recebido uma mensagem do navio.

O incidente ocorreu às 8h00 de Moscou, quando o petroleiro seguia do Mar Vermelho para a China. O óleo a bordo, no valor de US$ 52 milhões, pertence aos chineses.

Os piratas atacaram o navio liberiano a 350 milhas da costa. A bordo estão 23 membros da tripulação, todos cidadãos da Rússia, adiantou fonte militar citada pela agência Ria-Novosti.

O Comandante do navio tanque conseguiu entrar em contato direto com o contratorpedeiro classe Udaloy Marshall Chapochnikov – 605, que, neste momento, se dirige para a area do incidente, adiantou a mesma fonte.

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NOTA DO EDITOR: Alguns navios estão navegando em torno da África do Sul e mais a leste no Oceano Índico, longe do litoral da Somália, para evitar o golfo de Aden, gastando mais combustível e aumentando o custo do frete.

Mas muitos continuam a navegar pelo movimentado Golfo de Aden, onde navios de guerra de vários países operam comboios e criam corredores de trânsito.

Os piratas, cada vez mais audaciosos e criativos, estão utilizando navios-mãe, para alcançarem até o Canal de Moçambique e a costa da Índia nos últimos meses, para o lançamento de barcos menores contra navios mercantes.

Sete por cento do consumo mundial de petróleo passa pelo Golfo de Aden.

FOTO: US Navy + Shipspotting.com photo ID 894585 – Makita (Clearskies Images)

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MO

IMO: 9166417 Flag: Liberia Reg. Owner: Fancy Maritime S.A. Type: Crude Oil Tanker Status: Live Arabian Gulf and approaches Date 05 May 2010 Reasons Piracy View Casualty Details: Precis: Boarded by Somali pirates abt 350 nautical miles E of Socotra, Yemen, 05 May 2010. Injuries: n/a Registered Owner At Time: Fancy Maritime S.A. Beneficial Owner At Time: Sovcomflot Akp IMO: 9166417 Flag: Liberia Reg. Owner: Fancy Maritime S.A. Type: Crude Oil Tanker Status: Live Vessel Overview Details of the vessel including registration, dimensions, ownership and other characteristics…updated 24/7 Name Moscow University IMO 9166417 Status Live Flag Liberia Type Crude Oil… Read more »

MO

legal, o Uniwersitet, as original é nome polones, estranhei and verifiquei, ficou mais preciso agora

Abs
MO

Gesivaldo

Acho que existe uma certa conivência dos paises que patrulham a área com esses piratas. Para pará-los é fácil basta metralhá-los de um helicoptero mas ta todo mundo com medinho de ferir os direitos humanos e bla´blá blá; além disso os serviços de inteligência(CIA, Mi-5,MOssad, etc, sabem muito bem onde ficam as bases desses piratas e se quisessem eliminá-los numa ação a lá Mossad já o teriam feito, ao que parece essa situação é conveniente a muita gente.

Elizabeth

Qual legislação impede que empresas de navegação tenham a bordo seguranças armados com armamento pesado para reprimir abordagens de piratas?

Meia dúzia de homens mesmo que armados até com lança rojões, evitariam um conflito por meia dúzia de homens armados de fuzil estando os primeiros em pequenos barcos e os últimos em grandes navios.

Paulo Costa

Já esta na hora dos envolvidos sentarem na mesa e colocar na pauta da reunião,tipo mudar algumas rotas,inserir tropa a bordo,fazer escolta armada,navios de grande porte para patrulha,e outros assuntos inerentes.Os armadores muito provavel estão exigindo segurança,em area internacional,e o maior problema atual,é quem paga o custo adicional?Ou vai continuar sem o devido cuidado das autoridades
responsaveis ate o momento?…

Tito

Acho que o problema de levar seguranças a bordo é o risco de no confronto haver dano a embarcação, que considerando a sua carga, pode ser catastrófico.
A patrulha é difícil pelo tamanho da area a ser patrulhada, é como procurar agulha em palheiro.
Talvez a unica solução seja os serviços de inteligência tentarem antecipar o local dos ataques, e assim as marinhas que patrulham a area poderiam agir com firmeza.

Abs

Tito

Reparem na foto do navio, vejam o tamanho do NO SMOKING escrito, imaginem trocar tiros ali.

Abs

Ilya Ehrenburg

Elizabeth,

De lembrança, lembro de uma intervenção sobre este assunto, antiga, que dizia sobre as tripulações dos navios mercantes, não portarem armas por convenção. Salvo engano, apenas ao capitão seria concedido o privilégio de poder portar uma arma.

De qualquer maneira, isto não invalidaria o uso de “navios mercantes”, como “iscas tentadoras”… Se isto já foi feito, não sei, e se não o fazem, só o altíssimo poderia explicar o “por quê”…

Ilya Ehrenburg

Caramba! *De lembrança, lembro… É lindo! Vou me candidatar à Academia, hehe.

Erik

ISM Code IMO – International Maritime Organization

ISM – International Safety Management (ISM) Code
A convenção ISM Code não permite armas a bordo de navios mercante, sob risco de perder a certificação internacional, concedida pela própria IMO, que é um órgão ligado a ONU.

Bem lembrado TITO …NO SMOKING

Clovis

Cinco séculos atras Afonso de Albuquerque estava passando fogo geral na região rsrsrs

MO

Tito, Koslowa

O problema é legislação

Por exemplo, chegue aqui com um navio cheio de seguranças armados e vc verá o bode que ira dar …

o mesmo se aplica am itos países

abs
MO

Vitor

Realmente, bem grande aquele NO SMOKING hahaah =]