Navio de apoio aos palestinos é atacado pela Marinha de Israel

45

TV israelense fala em 19 mortos

navio atacado por israel

vinheta-clipping-navalA Marinha de Israel atacou nesta segunda-feira (31) uma frota de seis embarcações com ativistas pró-palestinos que tentavam furar o bloqueio à faixa de Gaza e entregar suprimentos à região. A iniciativa dos ativistas tinha apoio da Turquia, país que, nesta segunda-feira, pediu uma reunião emergencial do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), disse um autoridade do Ministério do Exterior da Turquia. A Turquia, país predominantemente muçulmano, é membro temporário do Conselho de Segurança da ONU.

O governo da Turquia também anunciou que chamou seu embaixador em Israel para consultas em protesto ao ataque israelense. O vice-primeiro-ministro turco, Bülent Arinç, acrescentou que a Turquia suspendeu seus exercícios militares conjuntos com Israel, país com o qual havia criado uma forte relação econômica e militar.

Segundo a TV israelense, no mínimo 19 pessoas teriam morrido na ação. Em entrevista à rádio do Exército, o ministro da Indústria e Comércio de Israel, Binyamin Ben-Eliezer, disse lamentar as mortes.

A exata localização das embarcações é incerta. Israel teria advertido as embarcações para que não invadissem suas águas territoriais.

Mas, segundo os ativistas, os barcos estavam em águas internacionais, a mais de 60 quilômetros da costa.

Os barcos, organizados pela ONG Free Gaza, levavam 750 ativistas e cerca de 10 mil toneladas de suprimentos para a faixa de Gaza.

Imagens da TV turca feitas a bordo do barco turco que liderava a frota mostram soldados israelenses lutando para controlar os passageiros.

As imagens mostram algumas pessoas, aparentemente feridas, deitadas no chão. O som de tiros pode ser ouvido.

A TV árabe Al-Jazeera relatou, da mesma embarcação, que as forças da Marinha israelense haviam disparado e abordado o barco, ferindo o capitão.

A transmissão das imagens pela Al-Jazeera foi encerrada com uma voz gritando em hebraico: “Todo mundo cale a boca!”.

A frota de seis embarcações havia deixado as águas internacionais próximo à costa do Chipre no domingo (30) e pretendia chegar a Gaza nesta segunda-feira (31)

Israel havia dito que bloquearia a passagem dos barcos e classificou a campanha de “uma provocação com o intuito de deslegitimar Israel”.

O porta-voz do Exército israelense, general Avi Benayahu, afirmou que o ataque contra a frota humanitária pró-palestina aconteceu em águas internacionais.

“O comando agiu em alto mar entre 4h30 e 5h, horário local, a uma distância de 70 a 80 milhas (130 a 150 km) de nossa costa”, afirmou o general à rádio pública.

Segundo os termos dos acordos de paz de Oslo (1993), Israel mantém o controle das águas territoriais diante da faixa de Gaza em uma distância de 20 milhas (37 km).

Repercussão

As mortes dos ativistas envolvidos na expedição de ajuda aos palestinos causou grande repercussão na comunidade internacional. O Ministério de Assuntos Exteriores da Turquia reagiu duramente ao ataque e, em comunicado, afirma que o governo israelense terá que enfrentar as consequências por seu comportamento.

A Turquia também estabeleceu um centro de crise para acompanhar o desenvolvimento dos eventos.

O embaixador israelense em Ancara, Gaby Levy, foi convocado ao citado Ministério para dar explicações e receber o protesto do governo turco.

O comunicado diz que o Exército israelense usou a força contra um grupo de ajuda humanitária, que inclui “idosos, mulheres e crianças” que viajam nos navios, o que considerou “inaceitável”.

“Tomando como alvo civis inocentes, Israel mostrou mais uma vez que não se preocupa com a vida humana, nem com as iniciativas pacíficas. Condenamos fortemente esta prática desumana de Israel”, acrescentou a nota.

“Este incidente, que aconteceu em águas internacionais abusando da lei internacional, terá consequências impossíveis de compensar”, avisou o Ministério turco.

“Não importa qual seja a razão, esta ação contra civis que atuam com propósito humanitário é impossível de aceitar. Israel terá que enfrentar as consequências de seu comportamento e da violação das leis internacionais”, conclui o comunicado.

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, que se encontra no Chile cancelou sua visita à América Latina e anunciou que fará declarações nas próximas horas.

O Ministério de Assuntos Exteriores da Grécia iniciou um mecanismo de gestão de emergência com um telefone à disposição dos familiares dos gregos que estão na “Frota da Liberdade”, pois três dos navios que a compõem procedem deste país.

Yanis Maistros, porta-voz em Atenas da seção grega da iniciativa, declarou que “os cinco navios foram sequestrados”; e que “receberam disparos a partir de lanchas e helicópteros israelenses quando estavam navegando em águas internacionais, próximas ao litoral israelense”.

Assim como os gregos, a comunidade europeia também reagiu ao incidente. A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, pediu hoje às autoridades israelenses uma “investigação completa” sobre o ataque à “Frota da Liberdade”. A diplomata também destacou por meio de seu porta-voz que a UE continua seriamente preocupada com a situação humanitária em Gaza e destacou que o bloqueio é “inaceitável e politicamente contraproducente”.

Segundo Ashton, a comunidade europeia exige a “abertura imediata, incondicional e permanente” das vias de acesso a Gaza para permitir a chegada de ajuda humanitária, bens comerciais e pessoas.

ANP

O presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, decretou três dias de luto nos territórios palestinos devido ao ataque israelense à “Frota da Liberdade”, que se dirigia para a faixa de Gaza, no qual teriam morrido 14 ativistas.

Em comunicado emitido da Cisjordânia, por meio da agência oficial palestina “Wafa”, Abbas não anunciou, no entanto, uma interrupção do diálogo indireto de paz que mantém com Israel.

“O que Israel cometeu contra os ativistas da ‘Frota da Liberdade’ é um massacre”, disse Abbas.

Seu porta-voz, Nabil Abu Rudeina, qualificou a ação de “crime contra a humanidade, já que foram atacados ativistas que não estavam armados e tentando romper o bloqueio sobre Gaza fornecendo ajuda”.

“A agressão israelense terá perigosas consequências na região e no mundo”, advertiu Abu Rudeina.

Por sua vez, o primeiro-ministro palestino, Salam Fayyad, leu diante das câmaras um comunicado no qual assegura que “nada pode justificar” o “crime” cometido hoje por Israel.

“Esse crime reflete mais uma vez a falta de respeito de Israel pelas vidas de civis inocentes e pelo direito internacional”, acrescentou.

Um dos principais assessores de Abbas, o chefe negociador palestino Saeb Erekat, qualificou o ocorrido de “crime de guerra” que “confirma que Israel age como um Estado acima da lei”. Ele pediu uma resposta “rápida e apropriada” da comunidade internacional.

“Eram embarcações civis, que levavam civis e bens civis – remédios, cadeiras de rodas, comida, materiais de construção – para os 1,5 milhão de palestinos fechados por Israel. Muitos pagaram com suas vidas. O que Israel faz em Gaza é horrível, nenhum ser humano esclarecido e decente pode dizer algo diferente”, apontou Erekat.

Por sua vez, o chefe de governo em Gaza do movimento islâmico Hamas, Ismail Haniyeh, qualificou o ataque como “brutal” e convocou um Dia da Ira, ou seja, que os palestinos tomem as ruas em protesto pelas mortes.

Ele pediu à “comunidade internacional, principalmente as Nações Unidas, que ajam o mais rápido possível para proteger os navios e os ativistas e pôr fim ao bloqueio” que mantém Israel sobre Gaza há anos com a cooperação do Egito.

Além disso, pediu a Abbas que suspenda “imediatamente” o diálogo entre israelenses e palestinos com mediação dos Estados Unidos.

Representantes da comunidade palestina com cidadania israelense convocaram para amanhã uma manifestação geral.

Protesto

A ação do governo de Israel também foi alvo de protesto na Turquia e centenas de manifestantes turcos se concentraram nesta manhã em frente das delegações diplomáticas de Israel para protestar contra o ataque israelense.

Desde o começo da manhã, várias centenas de pessoas se concentraram em frente ao consulado israelense em Istambul e tentaram entrar nele.

A polícia bloqueou os manifestantes, cujo número aumentava com a passagem das horas. Outros acamparam em frente ao consulado, que fica na região de escritórios de Levent, lendo versículos do Corão e gritando palavras de ordem contra o ataque de Israel.

Em Ancara, um grupo de manifestantes enfurecidos se concentrou em frente à residência do embaixador israelense, Gaby Levi, do qual se espera que vá ao Ministério de Exteriores da Turquia, pois foi chamado para consultas.

Histórico

Israel decretou um bloqueio quase total à entrada de mercadorias na faixa de Gaza desde que o grupo islâmico Hamas tomou à força o controle da região, em junho de 2007.

O Hamas é acusado pelos disparos de milhares de mísseis contra o território israelense na última década.

Israel diz que permite a entrada de 15 mil toneladas de suprimentos de ajuda humanitária a Gaza a cada semana.

Mas a Organização das Nações Unidas diz que isso é menos de um quarto do necessário.

FONTE: UOL NOtícias

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
marlige

ABSURDO !!!! ABSURDO !!!!
Israel mata civis e ninguem fala nada…. Inclusive dona ONU – lacaia das superpotencias.
Queria ver se fosse o contrario….. Ate a rede globo se mostraria indignada, com o Bonner chorando no jornal nacional.
Por isso é que o Irã tem que ter arma nuclear, para abaixar a “bolinha” dos israelenses

Fabio

Hooooooo…coitadinhos dos “ativistas”…750 pessoas em 06 embarcações… Todas pessoas “puras de coração”…com um “unico” intuito…ajudar…hooooo…”que lindo”… Idosos, mulheres e crianças…unidos…nessa causa tão “bela” e aparecem os “malvadões” de Israel…”desumanos”…que querem “matar por matar” né? da vontade de VOMITAR lendo coisas assim, claro que tudo tem que ser investigado e se houve algum “erro”, os culpados tem que ser responsabilizados…porém os CULPADOS dos dois lados, porque ninguem chega atirando do nada… essa noticia me lembra acontecimentos no Rio de Janeiro, onde os traficantes colocam na linha de frente/linha de alvos da polícia/exército justamente mulheres, velhos e crianças e ficam atirando! ai… Read more »

valdo

Terra chamando Fábio… câmbio…

Fábio, meu amigo, sai do mundo da lua… não entra nessa de achar justificativa para o injustificável…

Um navio de guerra atacou um navio civil… este é o fato… não importa a ideologia de quem estava la dentro… ou o destino, motivação política, religiosa, etc…

Abraços

Alexandre

Creio que essa é só mais uma novela “mexicana” que se inicia. Como a da CN x CS, Irã x EUA-ONU. Grandes produções como WWI e WWII não existem mais. Um abraço.

Pedro

E depois falam do Irã, Coreia do Norte, Síria, Venezuela… Não lembro de algum país destes atacar em aguas internacionais navios com ajuda humanitária. Claro, daqui a pouco vão dizer que no navio tinha uma “peixera” com um tripulante e isso era arma de destruição em massa, onde os israelences evitaram um mega atentado terrorista, pois produtos de limpeza seriam materias para fazer bombas, fraldas seriam para acobertar a produção da bomba, arroz seria estilhaços cortantes, feijão seria produto quimico perigoso e por aí vai, a imprensa sempre inventa uma desculpa para esses carniceiros de Israel! E daqui a um… Read more »

Fabio

Valdo

Terra chamando “valdo”…

Existe a terra do papai noel que tu vive e existe a realidade meu amigo…

O dia que vc tiver que subir um morro no Rio de Janeiro e ver crianças/velhos/mulheres tentando te roubar o armamento, te jogando mijo, jogando tijolos, te agredindo…

ai vai entender um pouco…do que acontece na prática…e não no munde de “OZ”…

não existe anjo meu amigo…

vinicius modolo - O comunista

Terrorista é o Irã né…

Depois do comentário infeliz do Fabio ficaremos esperando o do VADER.

vinicius modolo - O comunista

Fabio, e porque essas pessoas estão na favela? pq eles gostam de ser pobres e morar no morro é tudo de bom né???

Pq a policia sempre chega de boa e trata eles como seres humanos não é?

O seu mundo é cor de rosa, as vezes vermelho sangue, e lindo.
Tem um mocinho e um bandido. Manequeismo puro e simples.

Fabio

Vinicius e Valdo

leiam tudo que escrevi

não estou defendendo o derramamento de sangue, mas sei que a realidade não é tão bonita como vcs gostariam

não existe anjos!

“da vontade de VOMITAR lendo coisas assim, claro que tudo tem que ser investigado e se houve algum “erro”, os culpados tem que ser responsabilizados…porém os CULPADOS dos dois lados, porque ninguem chega atirando do nada…”

Alan

É muito fácil para muitos brasileiros ingênuos agirem como franco-atiradores contra Isral. De tudo que tenho lido na imprensa escrita ou televisiva, “Terrorismo” é mera questão semântica por aqui. Qual é a experiência dos especialistas “desarmadores de bombas” da política nacional???? Iaginar que Israel não vai usar de todos os recursos contra o “círculo de inimigos” declarados de Israel, que usam de artifícios de extrema sutileza ou aqueles que agradam a maioria dos pseudos humanitário de plantão, não passa de ingenuidade ou, pior, estupidez. Há muito de embuste nessas supostas ações humanitárias. Certamente há serviços humanitários bem feitos, sem fortes… Read more »

Fuzila

Conselho de Segurança da ONU decide se reunir após ataque de Israel a comboio humanitário a Gaza; aliados e inimigos condenam ação

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/05/31/conselho-de-seguranca-da-onu-decide-se-reunir-apos-ataque-de-israel-comboio-humanitario-gaza-aliados-inimigos-condenam-acao-916737291.asp

Fuzila

“Montado por organizações internacionais, o comboio de ajuda humanitária, chamado Frota da Liberdade, contava com o apoio extraoficial da Turquia e era composto por seis navios, três deles turcos. Segundo a CNN, dois outros tinham bandeira americana. Os barcos transportavam dez mil toneladas de ajuda e cerca de 700 pessoas, entre elas cidadãos de Turquia, Grécia, Espanha, França, Alemanha, Suécia, e Dinamarca. Também estavam a bordo a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz Mairead Corrigan Maguire, da Irlanda do Norte, legisladores europeus e Hedy Epstein, sobrevivente do Holocausto de 85 anos. ”

Um senhor tiro no pé …

eduardo

Poder, se não é usado, não é poder. Não há inocentes nessa história. Todos a bordo dos navios sabiam que iriam tentar violar uma determinação do governo de Israel. Israel sabia que haveria a possibilidade de morte de civis. Todos agiram livremente. O recado do governo de Israel é: não importa se civil, palestino ou não, não admitiremos violações às regras de entrada e saída de pessoas e bens da faixa de Gaza e estamos dispostos a cumprir essas regras a qualquer preço, ainda que isso leve a mortes de civis e gere fortes críticas internacionais. Quanto aos civis que… Read more »

Luiz Paulo

Concerteza tem dois lados a coisa. O Fabio ta certo no seu posicionamento, como disse em outro post, ninguem é santo não concerteza houve excessos sim, eles vão ter que provar que haviam mais que um ONG sendo a ‘boazinha’ com os palestinos, mas como já disse tem que esperar e ver o que tinha lá, se nada, Israel errou feio, senão mais uma vez está provado como as Ongs tem uma papel fundamental na manutenção dos ‘partidos’ Hesbola e Hamas. A encrenca é grande.

Fábio lll

Parece que Israel foi um pouco além. Com isso eu concordo sim! Agora sabem porquê israel foi além? Israel tem capacidade militar nuclear e por ali mais ninguém tem! Quem em sã consciência “peitará” Tio david? Ninguém! Ficará por isso mesmo! Agora, se outro por ali, também tivesse capacidade nuclear, tio David pegaria “mais leve”, bemmmmm mais leve. A “conversa” seria de igual para igual. Agora também seria loucura, infantilidade ou ingênuidade minha ou de alguém, imaginar que tio David, com sete milhões de habitantes deva renunciar à armas nucleares, estando ele rodeado por muito mais do que 200 milhões… Read more »

Clésio Luiz

Eu costumo repudiar massacres que o governo de Israel costuma fazer, mas esse caso me deixou intrigado. Será que só haviam mesmo pessoas pacíficas a bordo desses navios? Será que certos elementos, ligados a atividades terroristas, não estariam tentando entrar em Gaza misturados no meio dos ativistas, quem sabe lá levando armamento? Eu pergunto porque, mesmo o governo Israel, sendo assumidamente violento, não seria burro de atirar em civis procedentes de 2 países “amigos”. E qual ativista é burro para entrar em confronto com militares armados? Mesmo o pessoal do Greenpeace, que possui ativistas bem metidos, não costuma reagir com… Read more »

laviner

ABSURDO !!!! ABSURDO !!!! Israel mata civis e ninguem fala nada. IA ONU se cala; Por isso dúvido muito que Israel vá da houvido a ONU sobre o seu arsenal nuclear. Queria ver se fosse uma embarcação israelense; o que eles estariam falando ou fazendo? Eles atacam os Palestino com o seu poderio militar e a ONU não fala nada; cometem crime de guerra e mais uma vez a ONU e os USA fazem vista grossa. (eles matam crianças, mulheres e homens palestinos e não vejo nimguém aqui denumciando Israel; junto a CS da ONU e no tribunal de Internacional… Read more »

athalyba

Deixa eu ver se eu entendí: dois (DOIS) tripulantes conseguiram “sacar” os revólveres dos muito bem treinados soldados israelis e quatorze (QUATORZE) manifestantes morreram.

Será que eu sou tão burro assim que não consigo ver a lógica dessa declaração ??? Ajuda, alguém ???

(2)

Fox Bravo

Meus Deus que ponto chegamos!!! Que paranóia de Israel, eles vê terrorismo em tudo, e agem de forma arbitraria, só pode ser nas regras deles, do jeito deles… Provavelmente eles estavam sabendo desta ação humanitária há algum tempo, cadê o todo poderoso serviço de inteligência deles, que investigasse o que realmente eles estavam fazendo e transportando, monitorasse e avisasse as forças de segurança se estavam limpos ou não, não havendo necessidade de averiguação, abordagens desnecessárias, evitam todo este incidente brutal. Só mais um detalhe ao meu ver os palestinos estão vivendo em uma espécie de presídio de segurança máxima, onde… Read more »

Fuzila

Provada a localização dos navios, que os mesmos estavam localizados em águas internacionais, NADA justifica esse ataque.

Embarcações civis e de ajuda humanitária serem atacadas fora do território israelense somente por precaução, paranóias terroristas e/ou achismo é totalmente injustificado.

Suicídio diplomático.

gerson carvalho

Caros amigos, o grande problema é que a ONU não serve pra nada, pois se realmente fizesse algo como separar de vez o territorio palestino talvez mostrasse a que veio. ao invés fica de blablabla e so piora as coisas. Quanto ao ataque, para um povo que se diz vítima do tal “holocausto” e costuma matar crianças e mulheres como fazem sempre em gaza vocês acham que eles iriam perder esta chance de da uns tiros? Quanto ao holocausto tenho minha opinião que embora tenham morrido milhares de vítimas e que isso não se justifica. Acho que o número de… Read more »

Galileu

Atacaram barco civil em Águas Internacionais……….lol

Se fosse o Irã, Venezuela, C do Norte, nossa a Onu e Otan ia cair matando, mas foi os Judeus…verdade.

Depois dessa declaração de Israel nesse ataque, e dos vários ataques ocorridos, o Irã ainda não pode ter um novo brinquedo..aahhhhhhh

Fuzila
A7X

Num primeiro momento é impressão que se tem é que a ação de Israel foi covarde. Mas creio que é cedo demais para tirar conclusões!

Uma coisa que chama a atenção é a forma com que os ativistas receberam os soldados israelenses. Foram pra dentro sem medo!

Bem , esperemos pra ver qual das versões se confirma. A de Israel ou a dos ativistas.

Abs.

Tito

Clésio Luiz disse:
31 de maio de 2010 às 13:37

Me pergunto a mesma coisa.

MO

Uma pequena pergunta ao orgão divulgador da noticia sobre os fatos: SD Israélico usa “revolver” ?????

Outra coisa, alguem ja treinou CDC ? como se inicia um DC ?

O Fabio falou uma verdade, no video, a distancia é uma coisa, o xixi, tijolo, xingamento, o disparo escondido isto ninguem ve …

MO

quatzy

O absurdo é alguns Judeus tentam legitimar o ataque Isarel como se fosse uma coisa aceitável.

Se fosse o Irão , a ONU estaria reunido já e a Senhora Clinton teria engrosado a voz.

MO

Se fosse os Iranicos jogariam exocets nos navios . … como fizeram NT´s de tiro ao alvo em Ormuz ….

MO

Tito

Valeu MO, essa tinha passado batido.

“Em comunicado, o Exército israelense assegura que dois “ativistas violentos sacaram os revólveres” de suas tropas “e aparentemente abriram fogo contra os soldados, como provam os cartuchos vazios dos revólveres”.”

Realmente algo de muito estranho, soldados “Israélicos” com revolver?
Se a ideia dos Israélicos era matar civis, brincavam de SINKEX e bau bau.
Tem um cheiro forte no ar…(e não fui eu) 🙂

Abs

Luciano

Não se constrói uma grande nação se fazendo gracinhas… A área esta sob bloqueio militar, portanto não é lugar para civis. Muito menos lugar para se abanar bandeiras nacionais de lugar algum. Como se diz aqui na minha terra: ‘passa um boi, passará uma boiada!’ É sim, assim que se age. Sempre!

Pedro

Acho que o depoimento da reporter por si só fala tudo. Aos 30″ ela diz que não havia nenhum tipo de confrontação violenta para a situação ter chego no ponto a qual chegou. No inicio ela comenta que enquanto os soldados desciam do helicoptero não foi ouvidos tiros. A melhor resposta internacional seria a comunidade internacional, sem aval de ONU, montar uma frota e entregar viveres aos palestinos cercados ou uma intevenção militar direta na faixa de Gaza, tirando Israel e Hamas de lá e deixando o povo viver com um minimo digno de condições. E ainda esses Israelences ficam… Read more »

[…] o míssil antiaéreo VLS sul-africano Navio de apoio aos palestinos é atacado pela Marinha de Israel USCGC ‘Spencer’ (WMEC 905) atraca em […]

Callia

Por que a revolta?Este é o procedimento operacional padrão adotado pelo Estado de Israel , vocês não lembram dos documentos revelados na Guerra do Libano que versavam sobre as ordems de se atirar nas equipes médicas da Cruz Vermelha e dos Médicos sem fronteiras?

Não esqueçam de Rami Al Dura!

http://www.youtube.com/watch?v=5nyE_TSsA4g

athalyba

Estou com ahmadinejad, termina o serviço de Hitler, e varre esses sionistas do mapa.

Esse é o tipo de comentário que poderia muito bem ser censurado sem perdas para a discussão …

Alexandre GRS

Prezados, Vocês sabem o que acontecerá? Nada, absolutamente nada. Ou alguêm já se esqueceu do Libano? Senhores… óbvio que a diplomacia entrará por debaixos dos panos amarrando e acordando os lados… isso na verdade, será uma prova para o governo Obama: fosse o governo Bush, os USA apoiariam abertamente à Israel e ficaria tudo por isso mesmo. Agora, o discurso perpetrado pelo atual governo é outro. Porém, ai se configura um Trade-Off: se os USA apoiar a Israel abertamente, Obama estara traindo a muitos, tanto interna quanto externamente, se não houver apoio algum, as relações com Israel ficarão mais conturbadas… Read more »

RodrigoBR

A Faixa de Gaza é o campo de concentração de palestinos para os Israelenses !!! Covardes! Não deixam chegar ajuda humanitária e fecham todas as entradas e saídas que podem para o povo palestino! Os Israelenses vivem se desculpando porque sofreram com os nazistas na Segunda Guerra Mundial, mas fazem o mesmo(ou muito parecido), com um povo sem condições de se defender e que ainda “ROUBARAM” o território!!! É isso mesmo, quando o estado de Israel foi definido pela ONU(abaixo da tutela dos EUA e outros), os Judeus se estabeleceram na melhor área da região(onte tem mais água, solos mais… Read more »

Renato

Bom, já postei meu comentário no outro post relacionado ao assunto, apenas complemento com informações de outras fontes: os navios foram escoltados até Ashdod, onde sua carga será avaliada pelos militares, e transportada por via terrestre até Gaza. Quanto a entrada de pessoas, navios e caminhões, repito o que disse: não é só Israel que controla o acesso a Gaza, o Egito também. Então não culpem os judeus e/ou Israel por isso. Se forem ser justos, culpem o Egito também, que é árabe e muçulmano como Gaza. Como bem disse Fabio, ninguém é anjo não. Que os culpados devem ser… Read more »

karoline g pereira

nossa como é facil culpar israel
nãoooo os palestinos são vitimas mocinha indefesas do vilão israelense sem coração.
acordemmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
israel é um pais pacifico e se atacou aqueles turcos bom motivo teve
agora pensem se fosse nós que fôssemos um pequeno pais cujos vizinhos só quisessem te aniquilar.é obvio que israel deve se defender
estou enojada pela forma que a midia trata israel
e todos que disseram que israel é um monstro voces não sabem o que é viver sob a ameaça constante de exterminio
canalhassssssssssssssssssssssssssssssssssk

karoline g pereira

voces me enojam
se fosse a sua casa que pudesse ser invadida
e se fosse os seus filhos os refens do medo do ataque terrorista
o odio aos judeus é real e hamma e o fatah também
voces estao alimentando o anti-semitismo
e o bonzinho agora é o psicopata do irã
morte aos judeus é o lema deles
estão de parabenssssssssssssssssssssssssssssssssss

Yurgen Haltz Von Vienna

E agora José? Quem está se mostrando um “país fora da lei” como fala os EUA sobre o Iran? Não sou anti semita, mas Israel já deveria ter sido forçado pelas forças da ONU a tomar jeito há muito tempo, quem não se lembra que o pais hebraico é o único que não seofreu sanções firmes até hoje?

pedro

É RodrigoBR. Depois de Deir Yassin mais nada me impressiona nos sionistas. Se os alemães colocavam um muro em volta de alguns bairros éra gueto, hoje israel cerca a palestina com um muro pra evitar que os trabalhadores pobres de lá possam trabalhar em jerusalem e o pessoal vem com a desculpa da “proteção”. Se os alemães deixavam a turma sem comer era desumano, (e é lógico que éra) mas o que israel faz em Gaza, negando alimentos e as mínimas necessidades, até acesso à àgua potável, é “defesa”. Já resposta proporcional para os israelenses é responder com 7.62, tomahawk… Read more »

paulo

Quem não sabe o que é israel, busque saber o que foi Deir Yassin.
Se aquilo tivesse ocorrido 20 anos antes a guerra mundial seria sionistas contra rapa.. (eua, italia, alemanha, frança, inglaterra, russia).
Mas hoje não temos mais estadistas como Churchil ou De Gaulle e os cars fazem o que quiserem, com mulheres, crianças e doentes….

RodrigoBR

Luciano,

“A área esta sob bloqueio militar, portanto não é lugar para civis…”

Discordo de vc. A área onde ocorreu o ataque de Israel é Zona Internacional, pois estava a 60 km da costa, não é mar territorial de Israel.

marcos

a vrdade e que israel invadil as terras palestina so´ valta aparecer um otario e falar que e mentira
e a unica forma dos povos oprimidos protestar é o terrorismo todo apoio
a palestina

marlige

Alguem tem duvida de qual versão vai prevalecer? Judeus controlam quase a totalidade dos meios de comunicação do mundo…..

Nos EUA, são donos da industria de entretenimento, quase toda comunicação, boa parte da industria belica/defesa e os bancos. (estima-se que metade cerca de 1/3 do PIB americano seja diretamente controlado por Judeus). Imaginem se eles resolvem tirar este dinheiro de lá…..Parodiando o Zagallo – “vcs vão ter que os engolir”