Oficial-Aluno do CAAVO, realiza vôo solo na AFA

12

2° Ten. Gian Carlo recebendo o cachecol.

 

No dia 17 de outubro, o 2º Ten (FN) Gian Carlo, Oficial-Aluno do CAAVO T-1/2008, realizou vôo solo na aeronave T-25, numeral FAB-1953, do 2º Esquadrão de Instrução Aérea (2ºEIA) da Academia da Força Aérea (AFA).

Após o vôo o Oficial-Aluno recebeu o seu cachecol, símbolo do vôo solo, e os cumprimentos do Cel. Pedro (Chefe da Divisão de Ensino da AFA), Maj. Polesi (Comandante do 2ºEIA) e do Cap.Escobar (Chefe de Operações do 2ºEIA), sendo recebido pela turma e devidamente “batizado” com o tradicional banho de mangueira.

Fonte e fotos: ComForAerNav

2° Ten. Gian Carlo antes de seu vôo solo.

Aluno e instrutores.

 

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alfredo_Araujo

Que esquadrao seria esse CAAVO ???

Baschera

Alfredo_Araujo, O CAAVO – Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais tem o propósito de habilitar Oficiais para a condução e operação das aeronaves da Marinha do Brasil, utilização dos seus sistemas de armas e desempenho de funções técnicas e administrativas relacionadas com a Aviação Naval. O CAAVO está fundamentado nas seguintes diretrizes: O curso é desenvolvido em duas partes distintas, Tecnologia Aeronáutica e Pilotagem, a primeira no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN) e a segunda no Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Instrução (EsqdHI-1). Ambas as OM estão localizadas na cidade de São Pedro da Aldeia, no estado… Read more »

Alfredo_Araujo

Humm… vlw

Claudio

Pergunta ao amigos do blog Naval.

Porque esses Oficiais da Marinha vão para a AFA se eles, no futuro, irão operar helicópteros?

Vocês, amigos dp blog naval, tem alguma informação/reportagem completa de como é formado esses pilotos no esquadrão HI?

Baschera

Cláudio,
Ninguém pode ser piloto de heli se primeiro não obtiver os parâmetros mínimos de aviação de asa fixa. São feitos sob convênio as instruções dos futuros pilotos da MB na AFA pois a mesma não possui os treinadores primários, no caso os Universal. Posteriormente o aspirante pode fazer o curso de piloto de aeronave de asa rotativa. Como sabes, a MB, por lei, não pode ter aviões de asa fixa a não ser embarcados.
Sds.

Nunão

Baschera, só complementando, até alguns anos atrás os oficiais alunos da MB não passavam pela asa fixa antes das asas rotativas, afinal, a MB só operava asas rotativas. O treinamento era todo em São Pedro da Aldeia, voando Bell Jet Ranger no HI-1 A sistemática mudou tempos depois da ativação do VF-1, e agora o treinamento, justamente por ter sido reintroduzida na MB a aviação de asa fixa, segue no mesmo esquema que o da FAB, e numa cooperação lógica entre as duas forças, é feito na AFA – primário e básico em asa fixa, prosseguindo depois para asa fixa… Read more »

Guilherme Wiltgen

Claudio,Baschera e Nunão, Esclarecendo ao primeiro e complementando aos demais. Hoje, os alunos do CAAVO passam pelo CIAAN (Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval), de janeiro a julho/agosto, tendo a parte teórica do Curso. Daí vão para a AFA e lá voarão o T-25, onde, os que mais se destacarem passam para o T-27. Definindo o que (ou os que) vai(irão) para os EUA voar ANV mais condizente com os planos do VF-1… Isto irá depender também do número de vagas estabelecidos para o exterior. Os que ficarem no Brasil voltarão para SPD’Aldeia, indo cursar o EBAR (Estágio Básico de… Read more »

nani

Gostaria de saber se esse curso de formação de aviadores navais só é ministrado para militares ou se existem vagas para civis tambem. Em caso de ser ministrado somente para militares, por onde inicia-se a carreira? O indivíduo entra a partir da escola/colégio naval ou pode ingressar, por exemplo, como oficial após terminar um curso universitário? Desde já agradeço pelos esclarecimentos.

Otavio

Gostaria que vocês podessem me responder uma pergunta,para que eu possa ingreçar na CIAAN,um caminho ate lá e o Colégi Naval?

filipe

Eu posso fazer a prova para EAM, e dps entra para CAAVO?

max

Então se eu entrar na escola naval , me tornar piloto de asa fixa e ingressando em tal concurso interno seria possível sair da escola naval e ser piloto de asa fixa na aeronáutica (especificamente na AFA) ???

Ramsés

Olá, eu faço faculdade de Informática não há muita relação com Aviação naval mas pretendo entrar no Quadro técnico da Marinha(Oficial), Há a possibilidade de a MB PERMITIR que eu faça o CAAVO,
SENÃO não houver , preciso de uma luz, e Rapido pois tenho 20 anos e não dá pra perder tempo (eu preciso voar), ou senão um curso de 3 anos asas fixas em uma faculdade poderia me ajudar lá dentro?

Obrigado, aguardo Resposta!