“Rios de Saúde” encerra com mais de 10 mil pessoas atendidas

0

rios de saúde

Quarenta e nove servidores de 12 secretarias do Estado e 70 militares da Marinha do Brasil retornaram na manhã desta sexta-feira (13) a Belém, após atender 10.234 moradores de Bagre, Breves e Curralinho, municípios que fizeram parte do roteiro da quinta etapa da ação “Rios de Saúde”.

O desembarque aconteceu na Base Naval de Val-de-Cans, onde atracou o navio auxiliar Pará, que durante 11 dias foi cenário de atendimento em saúde básica e referência para a emissão de documentos, realização de palestras e atividades educativas e culturais.

Durante a tradicional cerimônia de encerramento, realizada na noite de quinta-feira (12), denominada “Cerimonial do Arraiar”, o comandante da embarcação, Guilherme Malafaia, agradeceu o empenho da tripulação e ressaltou sua estreia na ação, por estar no comando desde janeiro deste ano. “Foi um aprendizado atender todo aquele povo. Isso somou muito à carreira dos militares que participaram dessa missão, e já estamos à disposição para a próxima comissão, que deve acontecer em junho”, ressaltou.

As coordenadoras da “Rios de Saúde”, Auxiliadora Cabral e Cristina Rolla, elogiaram aos servidores e militares participantes. “Faremos o possível para manter essa equipe nas demais comissões”, disse Cristina. “Gratificante é ver o alívio do povo após ser atendido. Muitos agradeceram ao governo do Estado pela iniciativa e temos depoimentos em vídeo, que vamos sempre guardar como lembrança de uma missão cumprida”, completou.

Balanço – De acordo com dados fornecidos pela Coordenação, foram realizados 20.285 procedimentos; 1.200 exames em 817 pessoas, pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) no interior do navio, dos quais 573 preventivos do câncer do colo do útero (PCCU), além da aplicação de 940 vacinas em 580 pessoas. A farmácia entregou 78.697 medicamentos, mediante prescrição médica, e atendeu a 580 receitas.

O setor de consultas foi novamente o mais procurado: a clínica médica atendeu 997 pacientes, enquanto a pediatria examinou 932 crianças. Já a oftalmologia prestou atendimentos a 907 pessoas em 3.049 procedimentos, entre realização de exames, prescrição e confecção de óculos, receitas externas, encaminhamento cirúrgico, triagem, medicação prescrita e armações doadas.

A odontologia atendeu 491 pacientes em meio a 2.159 procedimentos, entre consultas e restaurações. As ações de higiene bucal registraram 3.234 pessoas no escovódromo, o que totalizou 6.787 procedimentos, incluindo escovação supervisionada, aplicação de flúor e orientações para uma boa conservação dos dentes.

Lazer – Outras secretarias de governo, como a de Educação (Seduc), prosseguiram com a missão de adaptar a biblioteca do navio para um espaço de lazer onde foram recebidas 755 pessoas, entre crianças e adultos, para atendimento a bordo. Por meio da parceria com as Unidades Regionais de Ensino (Ures), a equipe entregou mais de 30 kits, com televisão e microsystem, a 30 escolas estaduais sediadas entre os três municípios visitados.

Servidores da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e da Polícia Civil atuaram fora do navio no preenchimento de dados para emissão de documentos. Foram impressas 2.576 fotografias para 898 processos de carteira de identidade e emitidas 832 carteiras de trabalho.

Outra atividade realizada fora do navio foi a dos servidores que participaram das palestras de orientação do Plano de Ação Integrada. Um total de 1.345 pessoas foram orientadas sobre nove temas de interesse geral, incluindo o cadastramento de vítimas de escalpelamento.

A ação “Rios de Saúde”, que faz parte do Programa “Pará, Terra de Direitos”, é um convênio entre o governo do Estado e a Marinha. Para junho está prevista a próxima expedição, que deverá atender municípios ribeirinhos da região Oeste do Pará.

FONTE: Agência Pará

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
João da Botas

Ejelente trabajo!!!