Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Papagaio

HIFR significa Helicopter in Flight Refueling.
Na MB é feito pelos SH-3, S. Puma e S. Lynx.
Normalmente sua aplicação é para aumentar a autonomia da aeronave, em um local em que não local disponível para pouso para aquele tipo de aeronave (exemplo, um SH-3 e uma Fragata).
Se há um convôo disponível, é melhor pousar a aeronave e fazer um reabastecimento “hot” (com motores e rotor girando).
Abraços,

Djba

Valeu,

Ten Rocha e Papagaio também.

Sds

Alexandre L

Conheço um operador de um dos helicopteros da PF que ao descer de rapel pelo guincho e ao tocar no solo levou descargas eletricas. Disse que ficou pulando e quando tocava no chão levava choque. Eu não acreditei até que comecei a ler sobre o assunto.

Vassili Zaitsev

Rodrigo,

Sim, é um FLIR que esse Sea Hawk tem instalado no nariz. Aparelho esse que será corriqueiro para os pilotos da MB dentro de 2 ou 3 anos, conforme os primeiros Sea Hawk que a MB comprou cheguem.

E os Super Linx tb terão equipamento similar.

abraços.

Alexandre

Olha o cuidado que os tripulantes tem com a estática ao recolher a mangueira.

Claudio/Itajaí

simplismente show

Rodrigo

É um FLIR espetado no nariz do SH?

DjBa

Bem galera, como não sou nenhum expert. Primeiramente gostaria de saber o significado da sigla? Qual a difereça de tempo na execução desta manobra em relação ao helicóptero parado no heliponto? Esta manobra é realizada em quais condições de tempo?

Marcelo Tadeu

Pessoal, então é verdade que a eletricidade estática gerada pelos rotores existe mesmo, como no filme Caácada ao Outubro Vermelho? O que pode acontecer ali, uma explosão?

Marcelo Tadeu

Quiz dizer “Caçada” !

Ten Rocha

POR PARTES 1-HIFR = Helicopter In-Flight Refueling 2-ELETRICIDADE ESTÁTICA PODE SIM PROVOCAR A COMBUSTÃO DO COMBUSTÍVEL, O MESMO ACONTECE COM OS CAMINHÕES-TANQUE, SE VC REPARAR, OS MESMO POSSUEM CADA UM O SEU PRÓPRIO “FIO TERRA”. TUDO PARA EVITAR A FORMAÇÃO DE FAÍSCAS. 3- Muitas vezes o HIFR é realizado em função da não homologação da aeronave para o convôo do navio, ou seja, o convôo não comporta a aeronave em função da dimensão de ambos, ou então pela ausência de convôo. O HIFR,possibilita que qualquer embarcação possa ser adaptado para ser um abastecedor aumentando assim o raio de ação da… Read more »