O mar jurisdicional brasileiro deve chegar a 4,5 milhões de Km2. E não é de um governo, é de todos.

27


Eliane Cantanhêde

vinheta-clipping-navalO Brasil se habilita amanhã, quando os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolas Sarkozy ratificarem a aliança Brasil-França em Brasília, a ser o sétimo país do seleto time com condições hoje de projetar, construir e operar tanto submarinos convencionais quanto de propulsão nuclear. Um projeto para 2021.

Os outros são os gigantes EUA, França, Reino Unido, Rússia, China e, mais recentemente, a Índia. Mas há uma diferença. Eles operam com submarinos “estratégicos”, pesadíssimos, que são de guerra, para ataque de longo alcance. Já o Brasil optou por um submarino classificado “de ataque”, mas bem menor, mais leve, que pode operar torpedos e mísseis de alcance restrito, contra outros submarinos ou navios. Ou seja, apesar da designação, trata-se na verdade de um equipamento de defesa.

A pergunta que não quer calar é por que raios o Brasil, país que convive com milhões de miseráveis, com educação precária e saúde lamentável, vai se meter num negócio desses? A resposta é razoavelmente simples: porque o mar jurisdicional brasileiro deve chegar a 4,5 milhões de Km2. E não é de um governo, é de todos.

É metade de todo o território nacional, com fronteiras virtuais e de difícil controle, com petróleo jorrando. A gente bem sabe como ele é gerador de guerras e invasões. O petróleo é nosso. A Amazônia e a chamada Amazônia Azul também. É preciso ficar alerta contra a cobiça alheia, desde já.

Sem contar o efeito econômico, técnico, científico, comercial e político que irradia de um empreendimento desse porte, ao custo de uma bolada de 6,7 bilhões, diluídos na base de R$ 1 milhão por ano. Um preço justo. Que vale ser pago.

A aliança com a França é estratégica para o país de hoje e do futuro. Lula sai, o mar e as riquezas brasileiras ficam. Ele acerta ao pensar grande, deixando o pacote, o lega- do para o Brasil e o sinal para o mundo.

FONTE: Folha de São Paulo / COLABOROU: Hornet

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jacubão

Acho que eles se sentiram acoados com o bombardeio de críticas que o pessoal do blog fez. 😀

Meirelles

Pois é, a Folha de São Paulo vendo que o acordo vai ser assinado de qualquer jeito,esta concordado com ele e até parece um jornal nacionalista.

Sds.

Hornet

achei sensato e equilibrado (bem mais que os meus, pelo menos…hehe) este comentário do Nassif: “Acompanhei por bom tempo essa discussão. No Projeto Brasil realizamos alguns seminários, tive contato estreito com o Almirante Allan Arthou – responsável por algum tempo pelo programa de enriquecimento de urânio da Marinha -, tive a honra até de receber uma comenda da Marinha. E, ao contrário do que Jânio diz, sempre foi claro para mim a adesão da Marinha ao submarino francês. Provavelmente há setores dissidentes, fontes do Jânio, mas não têm relevância na Marinha. Os responsáveis técnicos, assim como o alto comando, sempre… Read more »

KeplerK

Eliane Cantanhêde elogiando o governo? Não trocaram o nome da jornalista?

GUPPY

Prezado Hornet,

Muito bom esse recorte. Até que enfim a imprensa começou a a dar informações melhores ao público. Precisamos que o leigo em assuntos militares comece a entender, se interesse, etc. A mentalidade precisa mudar e nisso a imprensa pode ajudar. Quando quer, é claro.

Abraços.

Challenger

Não precisamos esfregar nosso poder militar a cara dos outros, como faz os Paises ricos. Desde que os outros saibam que somos capazes de nos defender e defender nossos interesses, isso já basta.

Essa deve ser a postura do Brasil, ser poderoso sem exercer Beligerancia.

Felipe Cps

Uai, mas a Folha de São Paulo não era um “lixo” do “PIG”???? Não era “vendida”? Como é que pode estar concordando com o PeTralhismo? Ela não queria “derrubar o Governo do Mulla”? Ela não era “subserviente aos interesses gringos”? Como pode estar concordando com o investimento em Defesa?

Hornet

GUPPY, pois é, a Folha mudou seu discurso e sua posição (repentinamente?!!!), o que mostra que esse jonal de fato não tem compromisso com o que escreve e publica, nem com seu leitor e nem tão pouco com a verdade. Seja como for, além desta matéria aqui do blog, a Folha fez uma entrevista com o Comandante da MB (por que não fez isso antes, né? Evitava um monte de confusão, inclusive aqui no blog) e publicou outras entrevistas, com especialistas acadêmicos da área de defesa, bastante interessantes. A entrevista com o Almirante Moura Neto eu “copiei e colei” no… Read more »

FN

Bem, acho que o Lula fez a parte dele…

e não estou defendendo o PT, legal

KeplerK

“milhões de miseráveis, com educação precária e saúde lamentável.”

Esse bordão já tá ficando meio passado. Graças a Deus.

Hornet

Guppy, em tempo: parece que a Folha mudou seu discurso, mas já o Jânio de Freitas continua a mesma coisa…Ele não lê a Folha!…kkkkkkkkk Que comédia! Olha o que o “comendiante” escreveu em sua coluna: “Jânio de Freitas Contrato militar Brasil-França segue opiniões de civis, como Lula, e não a de militares habilitados a defini-las O CONTRATO militar que os presidentes Lula e Sarkozy assinam amanhã, e atrela o Brasil aos caros armamentos e às concepções francesas, tem uma peculiaridade bem brasileira: segue basicamente as opiniões de civis, como o próprio Lula, o ministro Nelson Jobim e o ex-ministro Mangabeira… Read more »

gerson

Caros amigos, Jornal do Brasil Brasil já sabe fazer a bomba atômica, Tese de doutorado do Instituto Militar de Engenharia (IME) confirma que o Brasil já tem conhecimento para produzir a bomba atômica. Vasconcelo Quadros Uma revolucionária tese de doutorado produzida no Instituto Militar de Engenharia (IME) do Exército – Simulação numérica de detonações termonucleares em meios Híbridos de fissão-fusão implodidos pela radiação – pelo físico Dalton Ellery Girão Barroso confirma que o Brasil já tem conhecimento e tecnologia para, se quiser, desenvolver a bomba atômica. – Não precisa fazer a bomba. Basta mostrar que sabe – diz o físico.… Read more »

mauro dias

Nem da para acreditar que veio da folha de SP.
Acho que virão que era irremediável.

Hornet

em tempo II: o que a MB está esperando para processar o Jânio de Freitas, alguém poderia me explicar isso?

O cara chama a MB de mentirosa na cara dura, sem provar e nem nada.

tem que processar esse cara, por calúnia e difamação! Já passou da hora!

enfim…

abraços a todos

Felipe Cps

Que coisa neh? Quando a FDSP fala mal, é porque é “vendida” e “subserviente”. Quando fala bem é porque não é “séria” e “não tem compromisso com o que escreve e publica, nem com seu leitor e nem tão pouco com a verdade”. Triste sina… Será que não ocorre a ninguém que a FDSP tem em seus quadros jornalistas que pensam de forma diferente e que, como jornalistas que são, tem liberdade para escrever e publicar aquilo que entendem como sendo o correto, como aliás deveriam ter todos os jornalistas de todos os órgãos de imprensa, imprensa esta que, aliás,… Read more »

Garreau

Quer cooptar o Jânio de Freitas? Paga uma medalha para ele. Parece que funcionou com o Nassif… Comentário anterior (pseudônimo antigo, mudei para algo mais francófilo, em homenagem à nova “independência” que declaramos hoje) para contextualizar, com a ressalva de que ela questiona apenas o poder político, não as autoridades militares: “Farragut em 19 Abr, 2009 às 12:48 Seriam mesmo pessimistas aqueles que sabem que, em seus país, recursos são roubados de saúde e educação e acham que Defesa será mais um filão? Isto é impossível de acontecer? Uma olhada no almanaque da Ordem do Mérito Naval pode ser reveladora.… Read more »

Garreau

Resposta do próprio Nassif a comentário no post:
“Jânio é suficientemente cabeçudo e de caráter para não ser pau mandado. Quando erra, erra por conta própria.”

F-15

Ahahaha…. esse jornal é uma piada. Estavam metendo o pau, agora que viram que não tem mais volta, mudaram o discurso.

Patriot

É sempre assim, a mídia bate,bate,bate, e quando vêem que estão caindo no ridículo, eles sopram. Acontece que o estrago já estará feito e muitas mentes sem opiniões próprias estarão cooptadas. Estas mentes vazias de informações e sem patriotismo, vagueiam por todos os cantos da NET, passando em cima de toda as lógicas de civilidade. Repetem como papagaios, essa mídia infame que usando jornais e concessões públicas (TV), fazem política partidária em vez de jornalismo informativo. Crítica construtiva sempre continuará sendo bem vinda e faz bem para democracia do país. No mais é aguardar as próximas eleições para expressar sua… Read more »

GUPPY

Prezado Hornet, Só agora pude me atualizar no Blog e concordo com tudo o que você escreveu. Esse Jânio de Freitas precisa ser ridicularizado já que o que ele escreve é também ridículo. Acho engraçado pessoas que não tem um mínimo de familiaridade com questões ou assuntos militares, especificamente navais, ou mesmo no âmbito da FAB, ficarem emitindo opiniões que em nada colaboram com os objetivos traçados pelas FFAA e que visam o fortalecimento do próprio Brasil. Cabe sim um processo. Ele tem que provar o que escreve. A sua indignação também é nossa. Ele está é prejudicando com suas… Read more »

Edmar

Caros Amigos.:

Os mares do Brasil é nosso e por isso temos que defendelo.
Estou de acordo com o rearmamento do Brasil.

Abraços.

Farragut

Quer cooptar o Jânio de Freitas? Paga uma medalha para ele. Parece que funcionou com o Nassif… Comentário anterior para contextualizar, com a ressalva de que ela questiona apenas o poder político, não as autoridades militares: “Farragut em 19 Abr, 2009 às 12:48 Seriam mesmo pessimistas aqueles que sabem que, em seus país, recursos são roubados de saúde e educação e acham que Defesa será mais um filão? Isto é impossível de acontecer? Uma olhada no almanaque da Ordem do Mérito Naval pode ser reveladora. Estão lá, por exemplo, Zé Dirceu, Bob Jefferson, Severino Cavalcante e Renan Calheiros. Não os… Read more »

Marco Antonio Lins

Comentario! Agora é que estão pessando nos miseraveis? E porque durante 500 anos não penssaram.A linha dos miseraveis já acabou! Existe uma melhora sgnificativa na condições de vida.Aquilo que tanto condenam melhorou as condições de vida de muitos.Viva o Brasil,viva Acordo ! Ate que emfim dispertamos!…Quero olhar para o céu e saber que estão tomanda conta de nos,a FAB com nossos Rafales e ver no horizonte de nossos mares nossa MB.Nosso EB tomando conta do nosso Amazonas. Deus abençoe todos que fizeram pelo bem de nosso país. Parabens a nossas forças Armadas.E que este dia fique nos anais da historia.Aos… Read more »

levy

Viva o Pai Lula!

Alexandre L

Escreveu bonito a Eliane, hein?

Cláudio Melo

É um alívio ver a grande imprensa fazer nada mais nada menos que o seu papel: informar os leitores e dissecar os fatos. O acordo com a França é importante para o Brasil e transcende a questão governamental.

Em relação ao programa FX2 para a força aérea é que são elas. A França sabe que temos uma empresa de peso no setor, a EMBRAER, que pode vir, em futuro bem próximo, a competir diretamente com a Airbus Industries e lhe tirar mercado.

Mas acho que o acordo sai.

Boas notícias para este sete de setembro. Parabéns Brasil!

catraca

“Lula sai, o mar e as riquezas brasileiras ficam.”

Tinha que ser feito e o Lula fez……o resto é xororô pior que o do Botafogo no final do Estadual.

Quem estiver vivo lá pra 2015/2020 faça o favor de acender velas aos que acreditaram.

Sem ironias e nem beicinhos.