07_mvg_sarkozyelula2vinheta-clipping-navalBRASÍLIA – O presidente francês, Nicolas Sarkozy, assistiu nesta segunda-feira o desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, como convidado de honra. Ele chegou ao Brasil na noite de domingo para assinar uma série de acordos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o objetivo de fabricar submarinos e helicópteros com tecnologia francesa.

Pelo acordo, a Marinha brasileira vai aprender com os franceses a construir um submarino movido a energia nuclear. Na compra também estão incluídos quatro submarinos convencionais e uma frota de helicópteros para Força Área. Mas dessa visita ainda pode sair outro negócio de bilhões de reais.

Em entrevista à imprensa francesa, o presidente Lula confirmou o favoritismo dos caças franceses. Disse que as negociações para a compra dos aviões caça para a Força Aérea estão adiantadas, com uma condição:

– Para nós, a compra dos caças tem um componente que para o Brasil é sagrado: transferência de tecnologia e possibilidade de produzir partes do avião no Brasil.

O acordo de cooperação militar que os presidentes da França e do Brasil formalizam nesta segunda dá início ao ambicioso programa de reaparelhamento das Forças Armadas. Até 2020 o Brasil terá a maior e mais poderosa força naval da América Latina, equipada com submarinos, fragatas, navios leves, corvetas – um volume estimado em 35 unidades – além de mísseis de longo alcance, torpedos, aviões e helicópteros de tecnologia avançada.

Lula e Sarkozy devem assinar o acordo logo após o desfile na Esplanada dos Ministérios. O desfile começou às 9h. Lula chegou no Rolls Royce presidencial, acompanhado de sua mulher Marisa Letícia, depois de passar em revista as tropas. Logo depois o presidente seguiu para a tribuna de honra, localizada nas imediações do Ministério da Defesa, para as honras militares. Cerca de 3,6 mil pessoas participam do desfile, que tem um público estimado 50 mil pessoas.

FONTE: O Globo / FOTO: AFP

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M

Como assim venceu o melhor? Onde está a opinião da FAB? Onde o Rafale provou ser melhor, no simulador?

Temos que esperar o desenrolar dos fatos. Espero que tenha sido uma boa escolha mas são fatos também que, pesou o lado político e que a França “coincidentemente” é antiamericanista.

Mauricio R.

Olha a cara de contente do Sarkozy…
Arrumou uns otários p/ pagarem as contas.

Tiago L.

Esse complexo de vira-lata de alguns literalmente me quebra as pernas, não se trata de retorica de brasil colonia de sentimento anti-eua…. blah blah
…….. graças a Deus venceu o melhor. Agora cá entre nós passar a manhar vendo a dona Mariza é broxante.

CADU

Antonio M em 07 Set, 2009 às 20:13
Você é americano, radicado ou filho de americano???, pois pelo seu discurso você é tudo menos brasileiro, volta para tua patria, e deixa o Brasil andar pelos proprios pés, nos não temos medo de americano nem de ninguem, só de nossos politicos.
Saudações Brasileiras.

Ricardo

Achei ótima as aquisições dos caças Rafale, Submarinos, Helicopteros…principalmente pela aquisição de tecnologia, e produção aqui no Brasil. Algumas pessoas com mentalidade colonizada pelos norte-americanos, deveriam saber que os EUA NUNCA IRÃO REPASSAR TECNOLOGIA MILITAR A OUTROS PAÍSES, PRINCIPALMENTE PARA O BRASIL. Na visão dos EUA, a Colômbia tem prioridade na América do Sul. É por isso que estão recebendo armamentos sofisticados, e linhas de crédito para aquisição de mais armamentos. A intenção norte americana e diminuir a influência brasileira e venezuelana na América do Sul. É FATO!! O Governo Lula faz bem em buscar novos parceiros comerciais, e diminuir… Read more »

fernando

ANTONIO M os seus comentarios sao de dar nojo, pois vc nao parece ser brasileiro. Parece filho de politico corrupto que nao quer o bem do brasil, acho melhor vc calar essa /+-**++-/ e vai morar em outro pais…

FN

to de boca aberta, nosso brasisinho caraca meu nois é … e armados até os dentes

Antonio M

Apesar do Brasil sempre ter utilizado armamento frânces, essa aliança Lula-Sarkozi está muito mais ambasada no sentimento antiamericanista infantil do que qualquer outra coisa, que existe inclusive nos meios militares. Se Lula acerta ao pensar grande em certas coisas, erra ao esquecer de tratar melhor questões internas como educação, saúde e segurança como em todos os nossos governos, inclusive o militar que se fizesse questão de na sua época, manter o nível educacional como mantém de suas instituições de ensino, o páis não teria essa massa ignara que tem. Infelizmente vai se perpetuando o modelo de povo ignorante como melhor… Read more »

Fábio Mayer

Segundo o texto, não sairá hoje a definição do FX-2

Ou seja, adiaram novamente.

Provavelmente anunciarão que anunciarão o vencedor em 7 de setembro de 2010.

Antonio M

‘…O acordo militar entre Brasil e França, formalizado nesta segunda-feira, “reduz a influência dos Estados Unidos e aumenta a autonomia brasileira”. É o que afirma o secretário de relações internacionais do PT, Valter Pomar. …”

Pois é.

Quero ver se os EUA começarem a cortar as importações brasileiras por conseguirem outros parceiros comerciais que dimunuam a influência brasiliera e aumente a autonomia americana, o que um babaca desses vai dizer.

MOsilva

Antônio M… Juro que não compreendi seu comentário. Você faz uma crítica ao modelo educacional brasileiro, setor em que também tem havido considerável investimento, compara Hitler a Hugo Chaves (nada haver, na minha opinião), reconhece a necessidade de modernização dos meios utilizados pelas FFAA brasileiras, porém diz que as atuais compras são focadas em sentimentos anti americanos (A Boeing não está participando do processo de seleção dos novos caças??? O relacionamento entre Brasília e Washinton é um dos melhores nos últimos tempos!). Parece que você está vendo um cenário (muito) mais pessimista que o real, desfocado dos atuais acontecimentos mundiais.… Read more »

Antonio M

MOsilva, meu pessimismo é proporcional ao que é investido em mkt político dos citados.

E apenas como exemplo, condeno a eleição ‘ad eternum’ de Chaves, bem como o 3º mandato de Uribe. Parece que a AL continua a mesma de sempre….

blue&blanc&rouge

Comemoremos, agora somos uma colõnia franco-chinesa…clap clap clap suzette…