Lula critica presidente da Vale por comprar navios na China

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou nesta sexta-feira do presidente da Vale , Roger Agnelli, maiores investimentos da mineradora nas indústrias naval e siderúrgica do Brasil.

Lula aproveitou um evento em Pernambuco, no estaleiro Atlântico Sul, para lembrar que empresas brasileiras de grande porte têm que investir mais no país.

“É impossível a Vale continuar comprando navio na China quando a gente está montando a indústria naval aqui”, afirmou Lula a jornalistas.

“Ele disse para mim que a indústria naval brasileira não fabricava navio de 400 (mil) toneladas. Eu agora conversei com o Atlântico Sul. Você vai comprar um pouco mais barato, mas você está gerando emprego na China, gerando pagamento de salário na China. Isso muito importa para o país. Então nós vamos ter que construir no Brasil”, completou.

Lula participou nesta sexta-feira –ao lado do presidente da Petrobras , José Sergio Gabrielli– do batimento de quilha do primeiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), de um total de 49.

O batimento da quilha é uma cerimônia tradicional da indústria naval que simboliza o início da montagem do navio.

No ano passado, a Vale assinou um contrato de 1,6 bilhão de dólares com a chinesa Rongsheng Shipbuilding and Heavy Industries para construção de 12 navios para sua frota própria, com capacidade para 400 mil toneladas cada. [ID:nN04456750]

Neste ano, a Vale fez 49 encomendas a estaleiros brasileiros, que incluem 15 rebocadores, 32 barcaças e 2 empurradores.

Lula afirmou ainda que discutiu com Agnelli investimentos em siderurgia. Nesta semana, ele e o presidente da Vale se reuniram para tratar do programa de investimentos da mineradora, após vários comentários públicos de Lula sobre o assunto.

“Nós estamos discutindo há pelos menos uns quatro anos uma siderurgia no Espírito Santo, uma no Ceará, uma no Pará. Eu disse ao Roger que é preciso a gente começar a construir essas siderúrgicas porque era para a gente ter começado a construir no auge da crise”, disse ele.

A Vale aumentou recentemente sua participação na Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) para viabilizar o término do investimento que faz em parceria com a alemã Thyssenkrupp no Rio de Janeiro. Anunciou também que vai começar a construir sozinha uma siderúrgica no Espírito Santo, após a desistência da chinesa Baosteel.

A mineradora deverá tentar atrair sócios depois de obtida a licença ambiental, já que não pretende ter posição majoritária no empreendimento.

FONTE: Reuters/UOL
FOTO: Ricardo Stuckert/Pres

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M

Lula quer que o mercado pare até que a Vale possa comprar navios desse porte fabricados no Brasil?!?!??!

O que ele bebeu agora hein?!?!

Fernando

Bebeu Nacionalismo. Morei bom tempo na França (a trabalho) e aprendi que isso falta, e muito, ao nosso povo.

Adrik

Silveira,

Antes de escrever esse tipo e coisa, informe-se. A Vale não explora todo o minério brasileiro, a Vale não foi desnacionalizada e a maior parte do minério náo é vendido sem beneficiamento.

A Vale sozinha investiu no Brasil em 2008/2009 mais do que o PAC do seu amigo molusco e de sua candidata ex-guerrilheira.

Vamos parar de nacionalismo barato e demagogo e passarmos ao patriotismo pragmático dos paises desenvolvidos. Afinal, é só agindo como um pais desenvolvido que chegaremos lá.

Abraços a todos

Mauricio R.

Aliás o Lula faria mto pelo Brasil, se ao invés de comprar minério de ferro os chineses comprassem chapas de aço.
Que tal o Lula se empenhar em conseguir isto???

Ricardo

Empresa privada quer máximo lucro e minimo gasto, esse navios chineses são mais barados e a Vale está pouco se lichando se está dando emprego para chineses, ao inves de dar para brasileiros!

Adrik

A Vale comprou navios no Brasil de acordo com a capacidade nacional de produzí-los e entregá-los. Até pq, se encomendasse os navios que o Brasil levaria anos a mais do que a china para produzir, impactaria na capacidade de exportação do minério. Sobre a criação de siderurgicas no Brasil, a Vale é a que mais tem investido no setor (sem ajuda do governo federal), pois está bancando praticamente sozinha a CSA (Companhia Siderurgica do Atlantico) e a Siderurgica de Pecém (no Ceará), fora a Siderurgica que está planejada no Pará. A petrobras e a Vale investem muito mais em desenvolvimento,… Read more »

maffi

prezado Mauricio R. Logo notei que você não está bem informado dos acontecimentos acerca da construção dos 50 helicopteros comprados da França!! De acordo com as noticias referentes ao contrato, as aeronaves serão fabricadas no Brasil, em itajubá, transferindo tecnologias a industria nacional e gerando empregos NO BRASIL!

João Curitiba

Nos países desenvolvidos, quando o governo quer que uma empresa ou mesmo a população comprem produtos locais que sejam mais caros do que os importados, ele dá subsídios aos produtores. Vale tanto na indústria quanto na agricultura. Ou então sobretaxa os importados. Nós vivemos sofrendo com esta prática. Não estaria na hora de dar o troco?

Luís Aurélio

Parabéns, João Curitiba, pelo seu comentário . É isto mesmo que o Presidente deveria fazer, pois é o que se faz em países desenvolvidos, e ,além de tudo, evita desgastes políticos desnecessários.

Silveira

Nosso Presidente está totalmente correto!. Como pode a Vale que explora todo o minério brasileiro, quase não gerando emprego especializado, e exportando o minério praticamente sem beneficiamento, deixar de investir na geração de emprego e renda no Brasil. A indústria naval, que graças ao Governo e Petrobrás está se reergendo, precisa de encomendas para conseguir atrair sócios e tecnologias dos que possuem, assim associam-se aos brasileiros para aqui produzirem navios e plataformas petrolíferas e quem sabe equipamentos navais militares atraidos justamente pelas encomendas da Petrobrás, Governo e da possível Vale (desnacionalizada).. Lula, Não deixe nosso minério sair de nosso pais… Read more »

Marcelo Ramos

Fernando em 11 Set, 2009 às 20:21

Bebeu Nacionalismo. Morei bom tempo na França (a trabalho) e aprendi que isso falta, e muito, ao nosso povo.

Apoiado 1000% Fernando, comentários como o do nosso amigo Antonio M. não cabem para pessoas sérias que observam com atenção detalhista a evolução da geopolítica. O Lula é o presidente mais sério dos últimos tempos no Brasil. Digo isso com consciência tranquila. Não sou PT e nem gosto da politicagem nacional, mas observo as preocupações verdadeiras de pessoas compromissadas com o Brasil.
Abraços.

Alte. doenitz

Fernando, nacionalismo tem limites. Comprar um avião da Embraer para usar aqui no Brasil custa cinco vezes (EU DISSE CINCO VEZES) mais que o exportado.

http://www.aereo.jor.br/?p=10177

Mauricio R.

Quem é o Lula p/ reclamar que a Vale está gerando emprego e salário na China???
Deveriam lembrar-lhe dos empregos e salário criados na França pela Helibrás!!!
Ou será que não pode na China, mas pode na França???

Mauricio R.

Maffi,

Em Itajubá a unica coisa que se MONTAM são kits CKD de helicópteros franceses, FABRICADOS lá na França, e isto tem 30 anos.
Não serão transferidas tecnologias das rotor head, pás em material composto e transmissão; as turbinas serão MONTADAS á partir de kits e o glass cockpit, sequer teve sua tecnologia liberada foi substituído por um produto israelense que tb não será fabricado no Brasil, mas virá de Israel.
Qnto a sua “critica sem fundamentos” e “burra”, espero haver lhe ensinado algo de util.

Mauricio R.

João Curitiba e Luis Aurelio,

Dados seus comentários, gosteria de ver como ficaria se devido a alguma das suas idéias, a China fosse adquirir minério de ferro na Austrália???

molleri

Quem foi mesmo que comprou o Aerolula 51 no exterior em vez de comprar na EMBRAER?

Mauricio R.

Mas mesmo hoje, a Embraer não tem um produto na mesma faixa de capacidade e desempenho que o Airbus A-319/ACJ.