MARINHA DO BRASIL
COMANDO EM CHEFE DA ESQUADRA

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Niterói-RJ.
Em 08 de setembro de 2018.

A Marinha do Brasil, por meio do Comando em Chefe da Esquadra, informa que, na madrugada deste sábado, 8 de setembro, ocorreu um alagamento na Fragata “Niterói” (F40), atracada na Base Naval do Rio de Janeiro, decorrente de avaria em rede de água salgada.

O incidente foi prontamente combatido pelo Pessoal de serviço da Fragata, com o apoio de outros navios da Marinha atracados nas proximidades.

A situação foi normalizada, estando o navio com suas condições normais de estabilidade. Não houve acidente de pessoal nem danos ao material.

O indicador a bordo da Niterói mostra o grau de inclinação que o navio alcançou

 

Subscribe
Notify of
guest

65 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Alberto Soares

Só.

Breno Souza

Tá de guerra…

Nilson

“Não houve acidente de pessoal nem danos ao material.” Ótima notícia. Mas fiquei com uma dúvida, se houve “avaria”, algum dano material houve. Creio que a nota tenta expressar que não houve dano material em decorrência do alagamento, e não no contexto geral. Ou então não houve “avaria”. Talvez na segunda feira venham mais informações sobre a parte avariada, se foi válvula, tubulação, sistema, tanque, bomba, etc. Assim poderemos elocubrar sobre quando foi a última docagem da Niteroi, e se em eventual docagem foram feitos todos os serviços, ultrassom, troca de válvulas, borrachas, etc, etc… Ou não, caso a Marinha… Read more »

farragut

publicidade nesses casos não tem rolado…
para ficar apenas nas fragatas, nos últimos anos, nenhum esclarecimento adicional sobre o encalhe da própria niterói e sobre que tipo de avaria deixou os dois hélices da união inoperantes ao mesmo tempo.
isso deve acontecer porque o público eleitor e pagador de impostos se satisfaz com as notas.

Rui chapéu

Mais um pouco e teríamos um novo submarino na MB.

USS Montana

Lamentável.

Otavio

Acidentes em qualquer Marinha, seja brasileira ou de outro país super desenvovido.

Pangloss

Nota de esclarecimento que não esclarece nada.
Faltou dizer que o incidente não afetou em nada as capacidades de combate da fragata: eram nulas ontem, permanecem nulas hoje, e nada indica que amanhã isso será alterado.

Zorann

Tenho algumas dúvidas:
. A quanto tempo a Niterói está parada?
. Neste tempo em que a Niterói encontra-se parada, ou outro navio parado em PMG por longo período (tipo a Defensora), a tripulação é total, ou mantem-se apenas uma tripulação mínima ou parcial? E qual a razão disto? Porque vendo a Defensora parada a 7 anos, ter tripulação não deve fazer o menor sentido, não?

Airacobra

Zorann, navios em reparo mantém suas tripulações normalmente, grande parte dos reparos, serviços técnicos e serviços braçais são feitos pela guarnição, faxina é o que não falta, principalmente em um navio parado, engana-se quem pensa que navio parado tem menos coisa pra se fazer que navio operando, é exatamente o contrário

sergio ribamar ferreira

Está difícil!!! Sei da importância do navio em si, porém creio que está na hora de deixá-lo no cais, levá-lo para verificar se há possibilidade de navegabilidade e caso não, retirar do serviço ativo para que não ocorra algum incidente mais grave. Terrível para a MB. Esta necessita e muito de novas belonaves.

Thomaz Alves

A ‘Niterói’ já estava em uma situação bem ruim e depois dessa deverá ser em breve descomissionada, creio que será após a ‘Defensora’ retornar após o seu longoooo PMG. Então eu estava pensando aqui; Por que não retirar os dois canhões Bofors Trinity Mk3 40mm para colocar no PHM Atlântico? Pois são canhões com alguma capacidade antiaérea e de defesa, e nesse no momento de falta de dinheiro, poderia ser uma solução temporária na defesa do Atlântico.
O que acham???

india-mike

O que me consola é a certeza da existência de uma dimensão paralela onde a marinha tem 8 escoltas modernos e no estado da arte (ao que pese alguns colegas comentaristas trans-dimensionais os considerarem um tanto quanto desdentados e abaixo do número considerado ideal de 12 unidades); de todas as FCN terem dado baixa até 2016 com a honra que elas mereceram, sendo afundadas como recifes artificiais uma em cada DN voltado para o mar, vivendo eternamente como abrigo e fomento à vida marinha. Dimensão essa onde os distritos navais estão todos muito bem equipados para a PatNav e o… Read more »

Leandro Costa

Concordo, e me consolo com você, em gênero, número e gray, India-Mike.

Airacobra

Só discordo do ponto que o número considerado ideal para a MB é se 12 unidades, pois para mim o ideal sempre foi 18, com um mínimo aceitavel de 15 unidades, e quanto ao Foch concordo também seguraria o Mingão por mais uns 4 anos, mas preferiria o Invincible em 2005 pois usado viria bem mais barato que um possivel irmão do Ocean

india-mike

Correto, disse ideal de 12 mas quis dizer mínimo. Quanto ao ideal vai da cabeça de cada um, mas mesmo na melhor dimensão paralela não temos mais do que uma dezena de escoltas modernos no estado da arte, seria uma impossibilidade universal :). Invincible em 2005 operando como poeta-helicópteros? Poderia ter sido interessante sim… Brincadeiras e lamentos de um futuro que nunca aconteceu à parte, por mais que meu post seja uma crítica às escolhas passadas da Marinha, eu não a culpo pois obviamente ela não teve o benefício que por hora temos de ver o passado com os olhos… Read more »

Airacobra

Isso ai IM

Dalton

O “Invincible” foi de fato descomissionado em 2005, com “apenas” 25 anos de serviço, mas, não apenas ele foi retirado precocemente, algo que não se poderia imaginar quando o “Foch” foi adquirido como ele não foi colocado à venda.
.
Foi para à reserva para ser eventualmente reativado se necessário e sabe-se que ele foi gradualmente canibalizado depois ou mesmo imediatamente após `baixa, conforme algumas fontes, para manter os outros dois da classe em serviço.
.
O “Invincible” também não era um navio muito econômico/barato de manter , com aquelas 4 turbinas à gás.

Bryan

É prematuro falar, mas talvez seja um aviso de que precisamos substituir os meios antes de que algo mais grave possa acontecer. Até lá, vamos aguardar o parecer técnico!

Cronauer

Acho que essa nota já foi tudo o que queriam que aparecesse.

A média de 40 anos pesa muito em um time, tanto em campo quanto no mar.

Portanto, sem um bom time o técnico é quem justamente jamais aparece…

Roberto Santos

Isso não é uma esquadra é uma frotilha

Renan

“A Niterói inclinou-se para boreste e tem a fragata Greenhangh (F46)”

A minha dúvida é será que a F46 foidanificada com um possível “arranhão” no casco ao movimento da Niterói?

Marcelo Andrade

Impressionante como salvo alguns temos vários especialistas no Blog! Mas destróires americanos se chocando com mercantes é mais normal!!!! A MB ainda está averiguano os danos, a nota é simples como deve ser no momento!

Fabio.

XO amigo a fragata Niteroi esta operacional,ela terminou o período normal de raparos
no AMRJ e ja se encontra na base naval do Rio de Janeiro.

2- XO a fragata Constituiçao entrou em PMG??

XO

Fabio, estar na BNRJ não quer dizer, necessariamente, que esteja pronta… em todo caso, não sei detalhes sobre ela e a F42… abraço…

Burgos

Sr.s;
Boa tarde a todos !!!
Só sei que acendeu a Luz Amarela !!!
Na questão material a MB está “envelhecendo”.

Ádson

A luz amarela já estava acessa há uns quinze anos!!!!

DOUGLAS TARGINO

É uma vergonha, é um descaso termos uma marinha de ataque e apoio como temos hoje! Precisamos de pelo menos 12 embarcações de 6 mil toneladas e 8 de 3 toneladas urgente! Um país com essa riqueza, com toda essa costa que temos e somos protegidos com esses magníficos navios que já imploram socorro por aposentadoria! Eu me sinto envergonhado em ter tão bons marinheiros que não tem o mínimo de embarcações para uma defesa a altura! Basta, isso deve acabar o mais rápido possível, não aguentamos mais!

Luiz Floriano Alves

Já aconteceu com um submarino da classe Oberon. Afundou no cais por defeito numa válvula, se não me engano. Mas como acontecem episódios destes numa embarcação da frota, operacional e guarnecida?

Fabio.

XO amigo a F40 esta sem o lançador de misseis áspide na popa do navio
isso é normal?

Thomaz Alves

Amigo, a ‘Niterói’ não tem mais condição nenhuma de continuar operacional, e já se sabia disso mesmo antes desse incidente. Pode esquecer dela.
O planejado da Marinha é modernizar e aumentar a vida útil de três ou no máximo quatro Fragatas da classe, e as duas certas que serão descomissionadas nos próximos anos são a Niterói (F40) e Constituição (F42) por problemas nos motores, mas se espera a volta full operacional da Defensora (F41) até 2019.
A F40 merece descansar em um bom lugar.

Giovane

Porque só 3 Niterói vai para o rodízio no Líbano? A constituição e a Niterói estão tão ruim assim?

Dalton

De fato a última missão ao Líbano da “Constituição” se deu no período 2014/2015, mas,
ano passado ela esteve na França, uma viagem relativamente longa, para às comemorações alusivas ao centenário da entrada dos EUA na Primeira Guerra Mundial retornando em julho.
.
Pouco depois da chegada ,pelo que foi informado ela foi ou ainda está sendo submetida a um estudo afim de averiguar a possibilidade da extensão de sua vida útil,
então aparentemente ela também está na corrida entre as fragatas classe “Niterói”
que serão revitalizadas.

Airacobra

Dalton, o Urso também foi para o Chile ano passado, além de outros exercícios nacionais

Dalton

Aira…
.
foi antes ou depois da viagem à França ? Em 2016 à “Constituição” de fato esteve no Chile…ela teria retornado em 2017 ?
.
abraços

Fabio

A fragata Constituiçao esta em PMG??

Rinaldo Nery

Cumpri muitas missões de Ataque simulado e Alinhamento de Sistemas com a F-40, quando servi na Segunda ELO, de 1988 a 1990.

MK48

E ?

Marcelo Andrade

Eta, esse aí não teve educação!! Peço desculpas Cmte por alguns amiguinhos aqui! legal sua informação !

MK48

Qual é o problema Marcelo ?

Só porque o ele foi da FAB , devemos ter posição de subserviência ?

Se o Sr. Rinaldo , com toda a sua competência , chegou ao posto de Coronel, , foi tudo as custas dos impostos que pagamos e que pagaram seu salário e seus treinamentos.

Qual é o problema ? Onde faltei o respeito ?

Flanker

A pergunta do colega ao seu “E”, foi porque ele não entendeu o motivo do seu “E”… só isso!
Quanto à essa ladainha de que fulano ou beltrano recebem salário com eus impostos, blá, blá, blá…..isso enche o saco! É de uma pequeneza argumentariva gigantesca! Tambem sou funcionário público, de uma autarquia federal….mas, Vc esquece que todo mundo paga imposto nesse país! Inclusive os servidores públicos! Então, o servidor público também paga seu próprio salário!

Flanker

O que subserviência tem a ver com isso? O cara só disse que voou várias missões envolvendo a Niterói…..só isso!
E o velho argumento de “sou eu que pago seu salário”, já encheu o saco! Sou servidor de uma autarquia federal e pergunto: eu ou qualquer servidor público, de qualquer esfera, não pagamos todos os impostos que todo brasileiro paga? Então, usando seu raciocínio, o servidor também paga seu próprio salário!

MK48

Flanker, se você é servidor público, meus pêsames.

E trata de ficar calminho aí, modere seu comentário.

Sou empresário, pago muitos impostos e certamente tenho o direito de reclamar, inclusive pago seu salário também, goste você ou não.

Não dependo de Governo e contribuintes para ter o meu salário.

MK48

Flanker, se você está de saco cheio, ganhe competência no que faz, se instrua e venha para a iniciativa privada.

MK48

Horas no Flight Simulator da Microsoft eu também tenho muitas e em vários tipos de missão diferentes, e nem por isso fico postando isso aqui.

Flanker

Ah, tá! Flight Simulator é idêntico a voar uma aeronave de verdade, principalmente em missões de combate! Igualzinho!! Hehehehe

Guizmo

Qual aeronave Coronel? 2a ELO eram os T-27 correto?

Marcos10

T27. Correto.
Salvo engano, a 2ª ELO já foi desativada.

Flanker

Ha muitos anos!

Ricardo Bigliazzi

Segue o jogo, continua a boiar na Baia da Guanabara.

Delfim

Então não há verbas, tempo de vida útil, vontade administrativa e suporte técnico para revitalizar a F40 ?
Seria melhor então comunicar a baixa da F40 há tempos atrás que passar tal vexame.
E ainda chamaria a atenção do GF para a situação da esquadra.

Delfim

*Seria melhor então ter comunicado

MK48

Vexame ?

É tão difícil entender que foi apenas um erro na manobra do tanque de aguada ?

Mario Saz

Como medida emergencial, poderiam converter os navios de patrulha da classe Amazonas em corvetas, esses navios são novos, deslocam quase 2000 mil toneladas, possuem hangar e uma bela autonomia, também temos os navios da classe Macaé que deslocam 500 toneladas, são construídos aqui com relativa facilidade, poderiam se transformar em lanchas rápidas ou mini corvetas, o recém chegado Ocean receberia algumas adaptações transformando-se em um navio capaz de operar além de helicópteros, algumas unidades do AF-1 modernizado equipadas com mísseis anti-navio Exocet ou MAN-1. Enfim, as possibilidades estão aí, basta tomar decisões inteligentes para não cometer os mesmo erros do… Read more »

Flanker

Amigo, só umas correções: – os Amazonas nào possuem hangar. Possuem plataforma de pouso, mas não o hangar. Transformá-los em Corvetas seriam muito mais complicado e talvez apenas pouca coisa mais barata do que adquirir uma Corveta propriamente dita; – o Atlântico não pode operar os AF-1 de jeito nenhum! Para operá-los, precisaria de catapultas e aparelho de parada (sem citar vários outras necessidades que precisariam ser atendidas)…só aí já cai por terra qualquer sonho de uma adaptação como essa, que acredito que mesmo que houvesse dinheiro, seria tecnicamente impossível. O navio precisaria ainda desenvolver velocidade necessária para gerar vento… Read more »

Mattos

Sigam o exemplo dado pelo ARA santa Cruz. Dinheiro existe e todo mundo sabe para onde esta indo. Não sou golpista, sou contra os que lesam a pátria.

alemberg

Só quem viajou nestas “belonaves” sabe o seu real estado nas tubulações.

EdcarlosPrudente

Infelizmente o prazo de validade da F40 já expirou, esse navio não possui mais condições de operar com segurança e confiabilidade. Claro que minha opinião não conta para nada, no entanto temos que pensar na segurança da tripulação e em um possível acidente grave com consequências catastróficas que possam decorrer da operação desse navio.

Saudações!

Dalton

Também acho que a “Niterói” chegou ao fim e não por conta desse adernamento que aparentemente não foi o “fim do mundo”, só não acho que a tripulação esteja correndo algum risco, ainda mais em missões de rotina e/ou próximas da costa realizadas nos últimos anos…a
Niterói foi a única da classe “Niterói” que não participou do rodízio ao Líbano iniciado em 2011 e
um navio que comece à afundar em águas relativamente calmas e próximas da costa não afundará tão rapidamente a ponto de condenar à tripulação.

pm

Eu imagino que manter esses navios operando seja extremamente oneroso. Se fala em desativar tres unidades e fazer uma manutençao minima para manter outras 3 em operaçao por mais tempo. Pessoalmente, vejo pouco valor em manter navios tao antigos em operaçao mas ao que sabe a condiçao das Inhauma sobreviventes também nao é boa, assim como as Type22. O unico navio em melhores condicoes é a Barroso, o que em qquer situaçao é muito pouco. Como o orçamento está curto a MB precisa pensar em um uso muito racional das escoltas, priorizando a proteçao dos navios anfibios e o uso… Read more »

Dr.Telêmaco

Tempos difíceis. Mas deve haver recursos ou,pelo menos, não devem ser tão escassos assim como se fala o tempo todo, vide a recente licitação para compra de caviar, camarão, uísque, espumantes e etc. É ver.

farragut

nota de esclarecimento do comemch trata de alagamento decorrente de avaria em rede de água salgada.
comentários tratam de tanque de aguada.
há alguma nova nota que amplie a informação da primeira?

aguada
provisão de água potável que o navio precisa ter para a viagem.

michaelis online

Salomon

Esse buque merece um fim mais glorioso, mas, infelizmente, reflete o estado do país nos últimos anos. Deve ser descomissionado logo, após inquérito. Todos lembram do reveillon do sub e suas causas.

Flanker

“MK48 13 de setembro de 2018 at 12:27 Flanker, se você é servidor público, meus pêsames. E trata de ficar calminho aí, modere seu comentário. Sou empresário, pago muitos impostos e certamente tenho o direito de reclamar, inclusive pago seu salário também, goste você ou não. Não dependo de Governo e contribuintes para ter o meu salário.” Se você não tem conhecimento sobre o que significa uma autarquia federal, te informo que não recebemos 1 centavo que seja do governo federal. Vivemos de arrecadação própria. Fazemos serviço de Estado, delegado pelo próprio Estado através de legislação específica. Logo, você, com… Read more »

Flanker

“MK48 13 de setembro de 2018 at 12:33
Flanker, se você está de saco cheio, ganhe competência no que faz, se instrua e venha para a iniciativa privada.”

Mais competência ainda?? Sem falsa modéstia, já cheguei no topo de carreira, fruto de muito trabalho, dedicacão, estudo e esforço….e vou continuar assim até me aposentar…..traquilo e ciente de que cumpro meu dever de forma irretocável……e, pagando todos os impostos que devo, como todo cidadão decente deve fazer……e existe muita vida produtiva e honesta fora da iniciativa privada……