Navio de Apoio Oceanográfico ‘Ary Rongel’ suspende rumo à Antártica

14
NApOc Ary Rongel

NApOc Ary Rongel

Em continuidade à 40ª Operação Antártica (OPERANTAR XL), o Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel” – H44 desatracou, de Punta Arenas, no Chile, no dia 25 de outubro, rumo ao continente gelado.

A comissão teve início no dia 13 de outubro, quando o navio partiu do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. No dia 16, fez uma parada logística em Rio Grande (RS), para embarque de material destinado à Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). Na sequência, navegou rumo ao Sul, passando pela costa do Uruguai e da Argentina, até adentrar o Estreito de Magalhães, chegando, então, em Punta Arenas, no dia 24.

Para chegar à Antártica, o “Gigante Vermelho” – como é apelidado o navio – passará pelos sinuosos Canais Chilenos, atravessará o Estreito de Drake e, já no Oceano Austral, navegará até a Ilha Rei George, a maior do Arquipélago Shetland do Sul. Sua chegada à EACF, prevista para o dia 28 de outubro, marcará o retorno dos projetos de pesquisa ao Continente Antártico, após as restrições impostas pela pandemia, bem como a chegada do Grupo-Base Antarticus, que comporá a próxima tripulação da Estação Antártica.

Embarque de material destinado à Estação Antártica Comandante Ferraz

FONTE: Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pablo

Quanto esse navio desloca?

Camargoer.

Olá Pablo. 3,7 mil ton. O novo navio deslocará 5.9 mil ton

Pablo

Obrigado

Jorge Augusto

Possivelmente a ultima viagem do Rongel ou ele deve fazer mais algumas até 2025?

Camargoer.

Olá Jorge. Acredito que ele ainda fará várias viagens até ser substituiído pelo novo navio.

Burgos

Quero ver maluco falando aí que a MB leva cientista pra passar férias com os Pinguins na Antártida e comendo do bom e do melhor as custas do governo !!! ?
Quem tiver alguma alternativa melhor para o País não perder o direito ao Continente que vá lá e faça melhor ?⚓️??

Camargoer.

Olá Burgos. Exato. Somente os paides que realizam pesquisas de modo regular no continente Antártico têm direito a voto sobre a exploração comercial da região. Além deste aspecto econômico, o clima no Brasil é regulado pelas massas de ar frias oriundas da Antártica e a fauna marinha é afetada pelas correntes marinhas que passam na Antártica. Eu adoraria passar minhaxfesrias lá na base Antártica.

Burgos

Bom dia Camargo !!!
Acredite !!!
Já tive em Ushuaia na Argentina !!!
É muito frio !!!?
Detalhe: Quando estivemos já era Primavera e a noite caia para 4 a 0° C o Por do Sol nessa época era por volta das 21:00 hs.
Durante o DEM perguntei ao Prático quanto que fazia de temperatura lá no inverno ele disse que fazia entre -20 a -30° C ?

Camargoer.

Olá Burgos. Que legal. Eu tenho três pedras lá da região da base. Um colega as trouxe para avaliar o grau de contaminação dos resíduos do diesel da base. Depois de feitos os experimentos, as pedras seriam descartadas. Pedi algumas. As mantenho na minha mesa.

Camargoer.

Olá a todos. Apenas uma curiosidade. Nos navios de combate pintados em cinza, o indicativo no casco é branco mas com sombras em preto. Nos navios de apoio com casco vermelho, os indicativos são brancos mas sem o sombreamento. O sombreamento fica bonito.

Esteves

Sem a sombra parece navio da Cruz Vermelha.

Professor Camargo,

Desculpa o atraso. Parabéns pelo Dia do Funcionário Público.

Camargoer.

Olá Esteves. Obrigado. Outra data importante é 23 de abril, dia do torcedor corinthiano. Viva São Jorge. Outra curiosidade da MB é que os navios de assistência hospitalar sao cinzas com indicativo branco e não possuem a cruz vermelha no casco. Acho que antes eram brancos com o indicativo verde, se lembro bem.

Esteves

Sempre que Esteves passava pela Marginal Sem Número (saudoso Terceiro Tempo da Jovem Pan) dava coceira. Mudaram para Itaquera, fizeram Arena e enriqueceram pós Copa.

— Jogador quer jogar no Coríntia porque o Coríntia é a pratelera do futebol.

Last edited 2 anos atrás by Esteves
Adriano Madureira

Um classe Makassar poderia servir como navio oceanográfico?

comment image