ssn.jpg

BRASÍLIA – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou hoje, 4, em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, que o Brasil usará submarinos nucleares e 50 navios patrulha para proteger os campos marítimos de petróleo. O primeiro submarino nuclear brasileiro, contudo, segundo ele, só estará pronto em dez anos, ao custo de R$ 1 bilhão.

Jobim informou ainda que o governo já tem parecer favorável da ONU para estender as águas jurisdicionais brasileiras até 350 milhas, de forma a poder explorar novos campos petrolíferos. Ele explicou que a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, de 1982, estabelece que a área costeira de cada país que pode ser explorada economicamente por ele, a chamada zona econômica exclusiva, vai até 200 milhas. O tratado permite, porém, a ampliação até 350 milhas desde que a plataforma continental se estenda além disso.

O ministro da Defesa disse que o Brasil já tem tecnologia para obter a propulsão nuclear dos submarinos, mas ainda não possui tecnologia para produzir os cascos, que poderá ser fornecida pela França, onde esteve recentemente tratando do assunto. Jobim ressaltou que o submarino nuclear brasileiro não terá objetivos de ataque.

FONTE: http://www.estadao.com.br/economia/not_eco183801,0.htm

NOTA DOS EDITORES.: Alguém precisa dizer ao ministro que qualquer arma pode ser usada tanto para o ataque, quanto para a defesa. E que o submarino nuclear, quando não é portador de mísseis nucleares balísticos, é conhecido mundialmente como submarino nuclear de ataque (SNA). Será que teremos de mudar a designação do nosso SNA para submarino nuclear de defesa? (SND)?! Chega de eufemismos!

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Douglas

Se esse sub realmente for construído, será o primeiro sub nuclear do mundo especializado em defesa………
o sub nuclear é a arma naval ofensiva mais temida… não aguento meais os eufemismos idiotas desse governo. Eles querem que os hermanos acreditem que esse sub não poderá explodir qualquer frota sul americana ainda no porto.

Douglas

Pergunta: 50 navios de patrulha? qual projeto, tonelagem, autonomia, especificações? navio de patrulha para mar aberto? então vamos criar uma guarda costeira? se não, é melhor 15 destroyers altamente capazes do que 50 navios patrulha ostentando as insignias da marinha de guerra, equipados com metralhadoras .50………. Os Sukoi do imperador Chaves podem atacar nossas plataformas voando fora do alcance de nossos radares em rota oceanica. Creio que abastecimento, se for necessário, apenas para a volta…. pergunto que defesa nos temos contra esses avioes na Bacia de Campos? Eles compraram inclusive misseis anti navio com alcance de 100 km. as plataformas… Read more »

König

Melhor mesmo é nos preocuparmos em nos armarmos para QUALQUER inimigo mesmo que as chances sejam pequenas é melhor prevenir que remediar…

Wladimir

Eles falam tanto em submarino nuclear, em defender as plataformas de petróleo, amazonia azul, mas investimentos que é bom, nada. Hoje, não há U$ 100 milhões para modernzar os A-4, quero ver comprar mais de um submarino nuclear. Será uma classe de um único navio, assim como a Barroso.

Wladimir

E não seria 1 bilhão de dólares?

Douglas

Concordo, um único sub nuclear é idiotisse. So vale o investimento se for para construirmos uma classe. Vejam a Argentina nas malvinas, na parte final da guerra o 25 de maio, UNICO porta avioes argentino ficou no porto, pois como era alvo UNICO, nao havia como criar taticas diversivas contra os subs de ataque ingleses. nosso UNICO sub nuclear seria alvo prioritário. Com certeza iria criar algum estrago mas acabaria afundado em pouco tempo.

Brazilian Eagle

Quanta bobagem!!!Para se fazer o número 2, tem-se que fazer o número 1 e antes de se fazer o número 3, tem-se que se fazer o número 2, e assim por diante… É a mesma coisa com subs. nucleares…entendeu agora??????????????????????????????????????????????????????????????
Gostaria de saber qual foi o País que fez 3, 4, 5,…submarinos nucleares, sem ter feito o primeiro e o segundo????????????????????
Quanto complexo de vira-latas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

König

Isso é verdade…
Mas em relação a defesa aqui os projetos costuman ficar pelo caminho e se terminam ficam com numeros muito limitados…
E para o Brasil 1,2,3,4 Submarinos nucleares chega a ser pouco com o tamanho de nossa costa.
saudações

Baschera

Deixem que construam o primeiro, até lá esta administração terá acabado e aí começa tudo de novo.
Sds.

Igor

KKKKKKKKKKKKKK que piada, o cara com medo do Hugo Chávez …

Ronaldo de souza gonçalves

Eu acho que nunca passou pela cabeça do chaves atacar a amazonas e jamais a plataformas de petroleo do Brasil. Claro que tewmos que ter patrulhas nas Plataformas uns 50 tá otimo. mas lembre-se que uma plataforma e alvo fixo e fácil de atacar. Mas a meu ver ela seria prioridade tanto para a Fab,pois com avioes patrulhas ,avioes dew alerta antecipado. enfim colocar uma união das forças armadas e seus meios.Pois havera Muitos Paises que não desejaria ver o Brasil Potência. Voces sabewm qual Pais estou falando.

Brazilian Eagle

Realmente, Igor, uma comédia….Além disso, acho que em breve, vão ter que ser muito mais que Sukois pra escaparem dos novos radares que estão sendo desenvolvidos pelo EB e consequentemente dos disparos de mísseis. Ademais, se conseguirem decolar, muito provavelmente não conseguirão retornar à base, pois serão fatalmente destruídas.

Douglas

Sr. brazilian Eagle, onde estão os tais radares? a Aeronautica as vezes enfrenta problemas no trafego aereo civil, quanto mais militar. Há notoria dificuldade de integrar sistemas do SIVAM com os programas desenvolvidos aqui. Cade essa capacidade de defesa? Naõ temos aviões capazes de enfrentar os Sukois em combate. No site Defesa NET foi noticiado que a Venezuela comprou um lote de misseis anti navio russos com alcance de 115 km . o Estrago que os Sukois armados com esses missies podem fazer na Bacia de Campos buscnado uma rota de ataque oceanica, é enorme…. pra quem ja viu o… Read more »

Douglas

Acho que boa parte dos convivas aqui tem um problema ideológico com os EUA. Eu assumo que tenho um problema ideológico com o governo Lulla.

Marcelo Ostra

Esta do radar do EB, com alcance de 60 km ???? Meu, e vcs ainda perdem trempo… SSN para defesa … maisu ma vez nao adianta quebrarmos a cuca aqyui, com a eterno discurso de somos um pais pacifico … Me corrijam se eu estiver errado, mss somos o unico pais continente bunda do mundo .., correto ? (Pais bunda = o mundo é marvilhoso, aqui se planta tudo dá, o melhor do brasil é o brazileiro, um pais de todos, a quarta frota nao entra, e afins) Querem apostar que se continuar com estya mentalidade, quando (e se formos… Read more »

Douglas

Uma palavra final: essa declaração de que “subs vao defender plataformas” é no minimo “equivocada”. Nao quero usar termos desreipeitosos, em atenção à categoria do moderador deste blog. Contudo demonstra que o ministro nao entende nada de defesa e nao escuta seus poucos conselheiros militares. É vergonhoso ler tanta besteira do chefe das FA brasileiras.

Bosco

Um submarino nuclear e 50 navios? Alguém já falou para o nosso bem intencionado ministro que submarinos nucleares tem combustível para funcionar por até 20 anos, mas que seus tripulantes precisam comer, precisam de remédios, de descanso e que o maquinário precisa de manutenção? Alguém já avisou que isto demanda meses de porto? Que um único submarino não serve para absolutamente nada em termos reais de defesa? E quem acredita que este submarino estará pronto dentro de 10 anos? Os USA levaram mais de 20 para colocarem em funcionamento o F22 e já sabiam como fazê-lo. E nós? Estamos tentando… Read more »

Joao

Outra vez com esse papo furado de submarino nuclear. Nao se preocupem,não. E so papo furado mesmo. Como sempre,não vai acontecer nada. Para que se preocupar com o numero 2,3,4,etc. Olhem so o que aconteceu com os A-4 da MB. Nem sequer temos grana para modernizar essas peças de museu. Ja estou cansado de tanto falar do Jobim,Lula,etc. Todos criticam o Chavez. Não sou esquerdista,mas devo dar o credito a quem o merece. As FAAS Venezuelanas agora tem os aviões de caça Sukhoi Su-30MK2,os mais modernos da AL,armados com misseis anti-navio supersonicos Kh-59 e Kh-29,com um alcance de 115 km.… Read more »

Brazilian Eagle

Sr. Douglas, favor considerar informação divulgada ontem pelo Ministério da Defesa, referente ao Projeto Saber M60 e M 200, não há dúvidas que as .50 serão aposentadas em breve!!! Trata-se do primeiro radar desenvolvido no Hemisfério Sul, you bet! Não sou de oposição cega, aproveito as poucas coisas boas, quer sejam oriundas de esquerdopatas, ou de direitopatas, os interesses da nação brasileira são maiores e devem estar acima de tudo!!! Outra coisa, se há alguma coisa forte no Brasil, é a Diplomacia, o Instituto Rio Branco é respeitadíssimo no mundo inteiro, embora muitos não queiram e/ou por algum motivo saibam!!!Nem… Read more »

Clausewitz

Caros!

A discussão é acalaroda!

a) Mas, sejamos pragmáticos para se ter cinco deve se ter um primeiro;

b) impossível um SSN com um bilhão de dolares, se não a India já teria o seu;

c) Radares do EB e outras nossas conquistas. Ok! Acredito mas, desconfio. Sabiam que o Rádio foi inventado por um Gaúcho, Padre Landell de Moura, mas, o Império não deu bola..

d) 50 escoltas para as plataformas. Em cima da saga do Barroso, desconfio…

Concluindo, temos que começar pelos três pilares, pessoal capacitado, conhecimento e capacitação.

Azevedo

Tenho amigos na Marinha Francesa que, desde a visita do ministro à França, me perguntam (com sarcasmo, é claro!) o que seria um submarino nuclear de defesa.

PAULO

Saber M-200: “O grupo de pesquisa do Departamento de Microondas e Óptica da Feec está se preparando para uma nova empreitada. Trata-se do desenvolvimento de uma antena, com dimensões maiores, que será utilizada por outros modelos de radares que deverão ter 200 quilômetros de alcance e altitude de mais de 10 mil metros. “Os estudos para a elaboração da antena desse novo modelo, já nomeado de Saber M-200, devem começar oficialmente em junho deste ano”, explica o professor. O objetivo é que eles sejam utilizados em sistemas de defesa antiaérea como, por exemplo, para a defesa de instalações estratégicas em… Read more »

Azevedo

Trecho do comentário de um oficial da Marinha da França, enviado por email:
“Just one question how can you explain : ‘Le sous-marin utilisera seulement la propulsion nucléaire, technologie que le Brésil maîtrise déjà, et il sera équipé d’armement conventionnel, ce qui lui donnera un caractère défensif.’ A SSN is an offensive tool! Not really defensive, except in an japanese twisted mind.”

Norberto Pontes

O Jobim precisa acordar.
Vejam só: 10 anos pra conseguir o primeiro sub atômico..
ah nesse tempo qq nação louca por recursos naturais(leia-se USA), se quiser faz estrago, pq além de ser difícil lutar contra eles, nem sequer teríamos armas. bom 10 anos é tempo hein pesoal??
Pelo amor de DEUS, por isso isso aqui é uma esbórnia.
Daqui a pouco a amazônia já bem loteada pros gringos, deixará de ser vista no nosso mapa. ACORDA BRASILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

konner

[ “Melhor e mais barato que um Nae seriam 50-80 SU 32 FN baseados em terra, (no nordeste, sudeste e extremo sul), só aguardando pra botar a pique quem aparecesse… (a Marinha teria sua aviação de asa fixa e ela seria muito mais amedrontadora que o velho opalão soltando fumaça).” ] Perfeito PAULO Quando nada, como meio ‘efetivo’ de defesa de nossas futuras 350 milhas para os próximos dez anos. Imagino que 50 unidades completamente armadas de seus meios, estaria de bom tamanho. Até os SSN estarem totalmente operacionais. A própria Russia não descartou o uso de NAe conforme notícias… Read more »

Douglas

seguem dados da classe de patrulha vigilante. em vez de 50 barcos desses o brasil precisa é de uma duzia de escoltas avançadas. Não vejo essas patrulhas como oponentes a ataques de uma FA estrangeira. Alias, são classificados como patrulha. nada mais. Classe Vigilante 400 CL 54 Dados Técnicos – Fonte CMN Só Referência pois as Embarcações Brasileiras Poderão apresentar modificações Comprimento 54.20 m Largura 8.00 m Calado Máximo 2.50 m Deslocamento 410 t Velocidade Máxima 24 kts Autonomia a 15kts 4.500 km 2,500 Milhas Náuticas Motores 2 Diesel 2.900 kW Hélices passo fixo 2 Tripulação (Acomodação) Oficiais 5 Suboficiais… Read more »

König

Armas servem justamente para garantir a continuidade da diplomacia…

Douglas

bom , pelo que pude levantar com os portugueses, por lá foi noticiado que o Brasil conseguiu da França projetos para construção de patrulhas armados com canhoes rápidos de 40mm. Com essa informação vejo que o Sr. Jobim não entende absolutamente nada de defesa. Tais navios são uteis para impedir a pesca e pesquisa ilegal em nossas águas, mas não servem como vetores de defesa de campos de petroleo contra uma ameaça armada estrangeira. Muito menos subs, que negam o uso do mar, já que um eventual ataque às plataformas partiria do ar. Moral da historia, o discurso do Sr.… Read more »

Douglas

Ai seguem os detalhes do missil ar-superficie comprado pela Venezuela para seus Sukoi Kh-59M Ovod-M (AS-18 KAZOO) O Kh-59M é a versão com motor turbojato do Kh-59. Foi mostrado em 1992 com a designação na OTAN de AS-18 Kazoo. A designação para exportação é X-59M. O projeto foi iniciado meio da década de 80 e terminado em 1990. O Kh-59M é similar ao Kh-59, mas com quatro canards delta dobráveis no nariz e um motor turbojato Soyuz R-95-300 (R95TP-300) com 300kg de empuxo instalado em um casulo abaixo da fuselagem. O míssil tem 5,69 metros de comprimento, 38cm de diâmetro… Read more »

AJS

Permita-me Sr. Mauro, fazer minhas as suas palavras.

konner

Mauro, gostaria com sua permissão é claro, de endossar seu comentário.

Sergio Murilo

Sr. Mauro! Igualmente com sua permissão, faço minhas as suas palavras… acrescentando que tempo bom para estes com síndrome de vira-lata era o tempo do FHC… que fez doação de uma empresa estratégica para o país como a Vale, e tinha um ministro que aceitava tirar o sapato para entrar nos EUA.

Brazilian Eagle

Se me permitem Srs. Mauro e AJS, façam também minhas as suas palavras.
Saudações

Nunão

Parafraseando o Mauro no tópico dos Royalties, devolvo o elogio: “Parabéns ao amigo Mauro pelos comentários”. Sobre esse assunto dos eufemismos, refresco a todos o que já foi comentado aqui tempos atrás: eu mesmo assisti, há pouco tempo no Jornal da Band, o Joelmir Betting tecer o comentário sobre o SNA, usando dos jogos de palavras de que se serve muito bem: “Submarino de Ataque… Pra atacar quem?”. A imprensa dita leiga ou mesmo a especializada sempre vai usar esse termo para atacar o submarino, seja por não conhecer os detalhes das doutrinas das armas, seja por conhecê-la e aí… Read more »

Azevedo

Salvo engano, os japoneses precisam dos eufemismos por motivos constitucionais.
O uso de eufemismos por aqui parece se dever à falta de uma política de defesa digna do nome. Antes de se planejar que Força teremos, temos que saber “onde estamos” e para “onde queremos ir” no que diz respeito à Segurança e Defesa. Na ausência de um plano coerente dos níveis político e estratégico, a tendência é, sem trocadilho, disparar a esmo, tendo cuidado p/ ñ assustar os que sempre vêem as FFAA com suspeição e detêm algum poder de decisão.

Pedro Rocha

Senhores eu não vou descrever nenhuma opinião política, pois como tenho a minha e acredito que nem todos tenham a mesma acho que não é construtivo para o tópico em si. Quero externar algumas observações em relação à construção de um submarino nuclear de ataque. Lembrando que sou um simples leigo, porém entusiasta de tecnologias de defesa. Começando com a expressão de ataque, senhores existem somente duas categorias de submarinos militares: Ataque e lançadores de mísseis. Essa classificação é meramente semântica, pois hoje os submarinos de ataque podem lançar mísseis de cruzeiro com ogivas nucleares pelos tubos de torpedo e… Read more »

Douglas

Se sistemas CAD/CAM substituissem protótipos e experiencia na construção de classes mais simples inumeros problemas com os Rafale, os IKL 214 e outros sistemas nao ixistiram a partir de final dos anos 80 até hoje. Acho que está havendo um entusiasmo excessivo pelo sub nuclear. Antes dele temos que ter escoltas, avioes, navios de apoio, contramedidas, etc. Um sub nuclear, excluindo a pesquisa custará US 2 bi a unidade. o mesmo que 4 convencionais avançados de fabricação nacional. Sobre os lançadores nucleares franceses, a frança fabrica convencionais desde 1914….ou seja, nao faltou experiencia….Um forte abraço a todos.

Douglas

apenas um esclarecimento, não sou contra gastarmos com pesquisa e desenvolvimento do sub nuclear, mas ainda é cedo para mandar um projeto ao estaleiro. Por isso creio deveríamos construir IMEDIATAMENTE uma classe convencional, melhor armada e mais potente que nosso IKL 209, e renovarmos a frota de escoltas. Porque não entrarmos no consorcio das FREMM com italia, frança, grecia e outros. baixariamos os custos. poderiamos encomendar algumas la fora e construir a maioria aqui mesmo. umas 15 ou 20 escoltas. Pra que serve um Nae, sem defesa de área??? se não tivermos escoltas no medio prazo capazes, o São Paulo… Read more »

Pedro Rocha

Caro senhor Douglas gostaria de reafirmar que comentei, sobre a não necessidade de projetos intermediários. De forma alguma tenho intenção de polemizar, porém os exemplos citados não contradizem o que afirmei. O caça Rafael que acredito ser um projeto da década de 80 não utilizou os últimos recursos de engenharia e manufatura por computador. O mesmo foi baseado em estudos evolutivos da família Mirage e o mesmo teve uma versão preliminar para estudos de engenharia, um fato que comprova que na época não conseguiam simular em computador. Mesmo com todos esses aviões intermediários construídos o mesmo apresenta varias pendências de… Read more »

Sergio Murilo

Parabenz Sr.Pedro Rocha, seus argumentos são tão poderosos qto os Nae Nucleares, não há sindrome de vira lata que resista.

PMT

Usar SSNs para patrulhar a costa será o Patrulhamento Costeiro mais caro da História. SSNs são armas estratégicas.
Em contrapartida, um monte de OPVs para garantir a defesa naval?! Com que autonomia? Sem armamento anti-aéreo?!
Acho que já é o momento de se considerar uma 4ªforça(Guarda Costeira), militar e federal. Separaria patrulha naval, SAR, Marinha Mercante(as atividades da DPC e parte da DHN e DNs) da parte essencialmente naval(estratégica) da MB.

dees

motor de reservas: submarino nuclear protegerá campos de petróleo