f42

unitas-goldA Fragata Constituição (F42), da classe “Niterói”, suspendeu do Rio de Janeiro, no dia 24 de março, para participar da Operação UNITAS L-GOLD, uma operação multinacional que contará com a presença de navios das Marinhas dos Estados Unidos da América, do Canadá, da Alemanha, da Colômbia, do México, do Peru e do Chile. A missão do Navio é realizar ação de presença nos portos visitados, adestramento em operações conjuntas com as Marinhas partícipes e incrementar o adestramento em exercício de caráter multinacional. Neste ano, em que a operação comemora seus 50 anos de existência, a Marinha dos Estados Unidos será a anfitriã e efetuará a coordenação do evento em Jacksonville. A sua fase de mar, realizada no período de 23 de abril a 04 de maio de 2009, consistirá de exercícios de guerra anti-submarino, antiaérea e anti-superfície, operações de interdição de área marítima e exercícios de tiro real sobre alvos aéreos e de superfície.

A Fragata Constituição passou por um processo de modernização e conta com um Sistema de Controle Tático de Armas nacional, possui 129m de comprimento e conta com uma tripulação de 209 militares. O navio possui, ainda, um helicóptero orgânico AH-11A Super Lynx, para execução das operações aéreas previstas e incremento do adestramento dos aviadores navais brasileiros neste tipo de operação multinacional. Na travessia até Jacksonville, ocorrerão visitas aos portos de Fortaleza, Belém e San Juan (Porto Rico) e, no regresso, após o término da operação, Santo Domingo (República Dominicana), Belém e Salvador, de forma a prover o reabastecimento do navio e demais facilidades logísticas.

No período de 19 a 23 de abril, na primeira fase de porto, na cidade de Jacksonville, ocorrerão reuniões preparatórias dos exercícios a serem realizados, conferências com a imprensa, intercâmbio de oficiais e praças e eventos esportivos para as tripulações. Na segunda fase de porto, de 04 a 08 de maio, estão previstas reuniões de crítica, cerimônia de encerramento, conferência com a imprensa e Baile de Gala oferecido pela Marinha anfitriã, no intuito de estreitar os laços diplomáticos e comemorar a expressiva marca de 50 anos desta operação conjunta.

FONTE: Centro de Comunicação Social da Marinha

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Flavio Ricardo

Que foto ridícula de maquete da classe Niteroi foi colocada como matéria da operação UNITAS!
MEDIOCRE.

Marine

Galante,

Entao esse ano a op. nao conta com forcas anfibias?

Deviamos avisar ao pessoal que quando pararem em Santo Domingo derem uma olhada no Remington Palace…se e que ainda existe…hehehe

Sds!

Direto do Fundo do Mar

A ALIDE estará on board nesta edição da UNITAS. Aguardem a cobertura completa.

Galante

Em tempo quase real, DFM? rs

Direto do Fundo do Mar

Bem mais do isso. Desta vez teremos a cereja do bolo.:)

Aguardem!

Robson Br

É uma pena que são só seis fragatas desta classe

Direto do Fundo do Mar

Aliás, algumas cerejas. rsrsrsrsrsrsrs

Galante
Ricardo

Que foto é esta !!!! Linda !

Ao bater a vista nela achei que fosse um Modelo Radio controle… Mas é de verdade ?

[ ]´s

J Roberto

Essa foto F-42 tá até parecendo a fragata Forbin e Andrea Doria da classe Horizon,acho que os meus olhos estão ficando ofuscados!.eh eh
Tá muito linda!

joao terba

Está fotografia é muito linda,com a nossa fragata ficou melhor ainda.um abraço.

LM

DFM,

Parabéns a ALIDE!

A “Constituição” é, na minha opinião, o melhor navio da esquadra, graças ao PMG realizado no ano passado e ao excelente trabalho realizado nesses últimos anos pelo CF Sertam e toda a sua tripulação. Isso ficou demonstrado no segundo semestre do ano passado com a participação na EXPONAVAL no Chile.

Sds

Luiz

Prezado Amigo Flávio,
Como integrante da tripulação do “URSO” autentico a veracidade da foto, ocasião em que passavamos pelos canais chilenos. Não é uma montagem, mas sim um bom momento, capturado por um excelente fotógrafo.
Sinto muito por desapontá-lo

[…] Marinha do Brasil determinou aos navios, fragata Constituição, corveta Caboclo e navio-patrulha Grajaú, subordinados, respectivamente, à Esquadra Brasileira, […]

Ale

Querido Flavio Ricardo essa foto não é maquete, quando falar alguma coisa procure se aprofundar , essa foto é verdadeira sim e foi tirada do alto por um helicoptero. Portanto Mediocre é você querendo esculachar a nossa fragata.
A fragata é linda e esta mais linda ainda com a paissagem (sem montagem)

GF 42 fragata

Oi pessoal.
A foto está maravilhosa.
Também pensei que a foto era de montagem.
Quando eu vi no google, achei até q

marcelo

Linda a foto, trabalho com personalização de abadas se quiser faço até uma camisa de foto inteira pegando a camisa toda. Gosto deste espaço já fui de marinha acho isso tudo show me arrependo de ter saido.

Sérgio Luiz

Helow guys, estive servindo a briosa neste navio por 4 longos anos e os melhores dos quase 10 anos servindo a marinha, tenho saudades, digo e afirmo um dos melhores navios entre os anos 80 e 90.