Navio Polar Almirante Maximiano chega finalmente ao Rio de Janeiro

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O Navio Polar Almirante Maximiano, adquirido recentemente pela Marinha do Brasil, chegou ontem ao Rio de Janeiro, quando participou de um Desfile Naval nas águas da Baía de Guanabara.

O navio foi adquirido por decisão do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após visita à Estação Antártica Comandante Ferraz, em fevereiro de 2008, e será empregado, prioritariamente, em apoio aos projetos científicos do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), podendo ser utilizado na coleta de dados hidroceanográficos destinados ao aprimoramento das previsões meteorológicas e oceanográficas, bem como da cartografia náutica.

Diversos meios navais da Marinha do Brasil participaram do evento, estando embarcados na Fragata Liberal o Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Alvaro Luiz Pinto, o Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante-de-Esquadra Marcus Vinicius Oliveira dos Santos e o Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Fernando Eduardo Studart Wiemer.

Ao chegar em Niterói, onde o navio ficará atracado, o seu Comandante, Capitão-de-Mar-e-Guerra Sérgio Ricardo Segovia recebeu, a bordo, o Diretor de Hidrografia e Navegação (DHN), Vice-Almirante Luiz Fernando Palmer Fonseca.

O “Almirante Maximiano” será operado e mantido pela DHN, por intermédio do Grupamento de Navios Hidroceanográficos (GNHo), com a supervisão técnico-científica do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM).

Homenagem
O nome Almirante Maximiano é uma homenagem ao insigne Almirante-de-Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca que, como Comandante da Marinha, ao adquirir o Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc) Barão de Teffé (1982 – Ex Thala Dan), abriu o caminho para a presença do Brasil na Antártica, permitindo a realização da Primeira Expedição Antártica Brasileira e o estabelecimento da Estação Antártica Comandante Ferraz. Esta estação, a partir de então, marca a presença de nosso país naquele Continente, na condição de membro do Tratado Antártico, e nos dá direito a voto nas decisões atinentes àquela região.

A aquisição
O navio foi adquirido por meio de convênio assinado em 2008 entre a Marinha, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP).

Histórico
Construído em 1974, no estaleiro Todd (EUA), foi comissionado como navio de apoio (Supply Vessel) às plataformas de petróleo no Mar do Norte e, posteriormente, em 1988, no estaleiro Aukra (Noruega), foi convertido em navio pesqueiro (Stern Factory/Processing Trawler), quando obras de grande vulto foram executadas, a ponto de ter sido preservada apenas a quilha como parte original, o que, segundo a Classificadora Lloyds Register, torna o ano de 1988, na prática, como o seu novo ano de construção.

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FONTE: Marinha do Brasil

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LUCIANA

PARABÉNS!!!
Quero parabenizar os 54 tripulantes deste navio, pois foi uma grande missão : de méritos e merecimentos de cada militar.
Que os donos dos mares por onde vcs passarem os guardem e que seja sempre em águas tranquilas e calmas,mas se tiverem águas revoltas, que a Mãe dos Mares os proteja sempre!!!
Que Deus os guarde sempre Amém!!!!

Virtualxi

Poderia e deveria ser construído no Brasil. Gera empregos, novas tecnologias, criam-se e superam-se desafios oque fortalece sempre mais o corpo técnico e industrial brasileiro. E ainda de quebra no final de todo o processo o resultado é um produto novo, nacional, adaptado por nós e para nós. Lamentável do ponto de vista de se adquirir mais uma vez algo estrangeiro e usado. É bom para a MB haja visto que do jeito que estava até este que está vindo melhora em 50% seus objetivos. Mas podemos ser melhores que isto. Devemos ser melhores que isto. E não nos contentarmos… Read more »

Wilson Johann

Muito bonito esse navio, e muito bom também. Um grande impulso para nossas pesquisas na amazônia azul e na antártida. Depois do incêndio no quebra-gelo argentino, creio ser este o melhor navio polar da América do Sul na atualidade. Pelos laboratórios e equipamentos que serão instalados nele, certamente o mais moderno ele é.

Abraços!!

mauriceia de recife

eu ñ chequei a ver por dentro mais o navil é muito lindo .e os 54 tripulantes deste navil são pessoas muito corajosas em passar tanto tempo no mar , lonje de sua familia eles amam a marinha msm .

Graziella

Gostaria de parabenizar toda tripulação deste navio, por essa missão ( Antártida), q requer muita coragem e empenho, sem falar no amor pela MB. Realmente vcs estão de parabéns, q essa missão seja mais um sucesso. A nós amigos (orgulhosos), só nos resta controlar a saudade e torçer pra q tudo corra bem e q cada um desses Militares retornem se sentindo realizados e vitoriosos!!!!

Endel

Eu queria saber o que eles vão fazer com o Barão de Teffé que foi descomissionado,acho que ele deveria continuar comissionado servindo para alguma coisa como ajudando o Ary rongel e altm maximiano!!!