RIMPAC 2016 - foto 5 USN

Ao longo da semana, a Marinha dos EUA (USN) divulgou mais fotos do exercício marítimo internacional RIMPAC 2016 (Rim of the Pacific), do qual já mostramos imagens em matéria anterior do Poder Naval (clique aqui para acessar).

Entre as fotos divulgadas recentemente, podem ser vistos em manobras conjuntas navios como a fragata Hengshui (572) e o contratorpedeiro / destróier de mísseis guiados Xian (153) da Marinha Chinesa, a fragata de vigilância  Prairial (F 731) da classe “Floreal” da Marinha Francesa e a corveta KRI Diponegoro (365), líder de sua classe na Marinha da República da Indonésia. Também vemos o destróier de mísseis guiados USS Stockdale (DDG 106) da Marinha dos EUA se aproximando de navio de apoio logístico da Marinha Chinesa, o Gaoyouhu (966).

RIMPAC 2016 - foto 6 USNManobrando em conjunto, também são vistos o navio de contramedidas de minagem USS Champion (MCM 4), o navio de desembarque-doca USS Pearl Harbor (LSD 52) e o navio de combate litorâneo Freedom (LCS 1), da Marinha dos EUA (USN), além dos navios de defesa costeira HMCS Yellowknife (MM 706) e HMCS Saskatoon (MM 709) da classe “Kingston”, da Marinha Real do Canadá.

Os navios são sobrevoados por três helicópteros MH-53E Sea Dragon operando no Esquadrão de Contramedidas de Minagem (HM) 14.

RIMPAC 2016 - foto 11 USN

A série publicada aqui inclui imagens divulgadas em 14 de julho do lançamento de míssil antinavio RGM-84 Harpoon, pelo cruzador de mísseis guiados USS Princeton (CG 59) da USN, como parte de um SINKEX (international sinking exercise), exercício de afundamento de um navio-alvo, em proveito do exercício RIMPAC 2016.

RIMPAC 2016 - foto 9 USN RIMPAC 2016 - foto 10 USN

Aeronaves e treinamentos antiaéreos também fazem parte do RIMPAC 2016, comas fotos mostrando o disparo de sistema de armas de defesa aproximada Phalanx do cruzador de mísseis guiados USS Mobile Bay (CG 53), da USN. Outras imagens mostram caças F/A-18 Super Hornet fazendo toque e arremetida e sobrevoo do navio aeródromo de propulsão nuclear USS John C. Stennis (CVN 74), também da USN.

RIMPAC 2016 - foto 3 USN RIMPAC 2016 - foto 2 USN RIMPAC 2016 - foto 4 USN

Falando no USS John C. Stennis, no dia 14 foi divulgada foto do pouso em seu convoo de MV-22 Osprey do Esquadrão VMM 161 da USN, trazendo a bordo o vice-presidente dos EUA, Joe Biden. Outras imagens publicadas nesta semana mostram o navio de combate litorâneo USS Coronado (LCS 4) da USN navegando em Pearl Harbor, de onde parte também o navio de assalto anfíbio USS America (LHA 6), também da Marinha dos EUA, sendo visto de seu convoo encouraçado Missouri, da Segunda Guerra Mundial, que é um memorial / navio-museu.

RIMPAC 2016 - foto 7 USN RIMPAC 2016 - foto USN RIMPAC 2016 - foto 8 USN

Vinte e seis países participam do exercício RIMPAC 2016, somando mais de 40 navios e submarinos, mais de 200 aeronaves e cerca de 25.000 militares, em operações programadas para o período entre 30 de junho e 4 de agosto, entre as ilhas do Hawai e o sul da California, no Oceano Pacífico. O RIMPAC, considerado o maior exercício marítimo internacional do mundo, é realizado desde 1971, sendo esta a sua 25ª edição. Abaixo, infográfico (em inglês) divulgado pela USN sobre o RIMPAC 2016, com mais informações.RIMPAC 2016 - infografico USN

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
UH

Realmente incrível… só o USS John C. Stennis, mais 2 escoltas e 1 submarino nuclear já é o bastante para destruir não só a MB como todo Brasil, colocar uns mísseis táticos na rota de Brasília, quem iria nos salvar? nossos Iglas ?

Caio Romão

Pois é UH… Eu estava pensando justamente nisso.
Fico a pensar quantas MB (no estado em que se encontra hoje) seriam necessárias para fazer frente a isso tudo.
Sorte nossa, que os estrangeiros tem pena, e não ódio de nós.

daltonl

Ao contrário do que muitos ainda pensam, navios de superfície e submarinos de ataque de propulsão nuclear da US Navy não transportam armas nucleares táticas…isso é função da Força Aérea, USAF. . Os 44 Super hornets a bordo do USS John Stennis , umas 2000 toneladas de bombas e mísseis a bordo e dezenas de mísseis de cruzeiro a bordo de 2 escoltas e 1 submarino como teorizado pelo UH, impressionam e seriam uma ameaça séria para 90% das nações do mundo, mas, não o suficiente para destruir um país. . No caso do Brasil a melhor escolha seria enviar… Read more »

by Mauro

É vero, enviar os submarinos que ainda estão funcionando e tudo que ainda voe. Triste ver tudo isso e nossa MB reduzida a patrulha costeira.

bosco123

Hoje chegou-se a tal ponto a tecnologia militar que alguns Tomahawks lançados de águas internacionais podem destruir simultaneamente o Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada e o STF simultaneamente. Na verdade a Praça dos Três Poderes e todos os projetos do Oscar Niemeyer têm uma configuração muito propícia aos sistemas de imagem dos mísseis cruise.

bosco123

Senhores,
Não sejamos otimistas. Tirando a eventualidade de um submarino chegar discretamente á distância de lançamento de torpedo, ter a sorte de não ser detectado após o lançamento e do torpedo atingir um alvo de alto valor, não há nada que possamos fazer contra um porta-aviões da USN e seus escoltas.
Impossível se aproximar pela superfície do mar ou pelo ar a ponto de poder lançar os mísseis. A regra principal da USN é “atirar no arqueiro e não na flecha”.

alex

realmente 1 sub e duas escoltas e um porta aviões tem chance de acabar com o brasil. chance pq vale lembra que em exercício a MB ja afundou um dos porta aviões dos EUA

bosco123

Um cruzador como o CG 59 (USS Princeton) tem sob seu comando 16 sistemas de radar: 4 conjuntos de antenas do sistema multifuncional SPY-1 3D (banda S) 4 radares direcionais de iluminação SPG-62 (banda X) 1 radar rotativo 3D de controle de tiro SPQ-9 (banda X) 1 radar rotativo 2D de busca aérea de longo alcance SPS-49 (banda L) 2 radares rotativos 2D de navegação SPS-73 (banda X) 2 radares rotativos 2D de busca dos 2 Phalanx (banda Ku) 2 radares de direção de tiro dos 2 Phalanx (banda Ku) – Além dos radares ele têm 6 sistemas eletroópticos: 2… Read more »

bosco123

Alex,
Como o Dalton disse, acabar com o Brasil não acaba, mas aleija. rsrsss

Gelson Jorge Emerim

Diante desta perspectiva dantesca aventada pelos colegas ainda restaria uma última alternativa. Usar todos os aviões do GTE (devidamente ocupados por todos os congressistas e políticos que coubessem à bordo) e enviá-los num único e desesperado ataque Kamikaze contra a frota inimiga atacante. Bem, talvez não mudaria nada quanto ao destino final deste combate mas, deixaria boa parte da população brasileira muito feliz (exceção feita aos pilotos). E também, naturalmente, o restante da população iria para a beira do cais receber os invasores acenando as bandeirinhas adequadas à situação e já antevendo fazer bons negócios em troca de “verdinhas”. Fazer… Read more »

Marcelo Andrade

Pessoal, realmente não entendo o por quê de que sempre que se mostra uma Frota da US Navy ou fotos de exercícios com vários navios, algumas pessoas de espírito pequeno ou ignorantes, não sei ao certo, teimam em comparar com a MB e dizer que : ” ahh, um PA da Navy pode destruir a MB toda; ah, só um submarino nuclear deles acaba com o Brasil!!! Gente, que sentimento mais imbecil, coisa de Zé povinho mesmo que não conhece nada de Defesa e está em um blog errado!!! Aqui r um fórum para discutirmos e dividirmos ideias de entusiastas.… Read more »

Bruno Correia

Esse exercício também seria uma forma de estudar os meios navais chineses e demonstrar força, caso a China acenda o pavio do mar da China?

Bruno Correia

Calma Marcelo, pega um Rivotril ai na gaveta do lado e vamos olhar algumas fotos do KC-390. Isso infelizmente e do ser humano só o que podemos faz e trazer a iluminação do raciocino a tona.

daltonl

Não há muito o que estudar dos navios chineses, assim como também não há muito o que eles possam estudar dos inúmeros navios reunidos…o convite foi feito a eles até para amenizar um pouco as tensões. . Teria sido bom se o Brasil tivesse enviado uma fragata “Niterói” para participar…não que seja imprescindível e sim pelo fato do RIMPAC ser o maior exercício naval do mundo, mas, infelizmente novamente o convite teve que ser recusado pois não há meios disponíveis seja porque são necessários aqui, estejam em manutenções ou por conta de outras prioridades como a missão no Líbano. .… Read more »

Marcelo Andrade

Obrigado Bruno, você é um dos meus!!!

Reinaldo Deprera

A última foto deve ser como televisão de submarinista. Como cachorro olhando o frango da padoca. O que uma FT assim poderia fazer no caso de um atacante conseguir o disparo de pelo menos 3 torpedos pesados com sonar ativo sem que a FT soubesse disso? Dependeria somente de iscas sonoras? Como disse o mestre Bosco, a doutrina da US NAVY é atirar no arqueiro e não na flecha. As forças dos EUA em geral e, não por tradição, mas desde que o ataque ficou mais eficiente do que a defesa (pós-primeira guerra), são todas assim. Porém, ainda acho que… Read more »

bosco123

Não vejo nada de errado comparar nossas forças armadas com a de outros países. Aliás, isso é rotineiro no mundo todo. Há de se antever cenários diversos. E sempre que querem exaltar o Brasil se compara com outros países. Em nome da coerência o contrário também é valido. Como dizem que os EUA querem roubar nosso petróleo, nossa água doce, nossas terras agricultáveis, nossas “terras raras”, nosso nióbio, nossa biodiversidade, nossa Floresta Amazônica, as mulatas do Sargentelli, etc. , nada mais natural que comparar nossos meios de defesa com o inimigo potencial, e feito isso só tenho a acrescentar que… Read more »

Gelson Jorge Emerim

Estas comparações envolvendo a MB e a nossa defesa de modo geral não deveriam ser feitas pois isto nos leva a pensar sobre algumas coisas ou números. Estava vendo os orçamentos militares de 126 países divulgados para o ano de 2015. O Brasil aparece como 12º com mais de trinta bilhões nominados. É o dobro do que o Japão dispõe, só para citar um exemplo, e mesmo assim não temos um único navio em condições para enviar para uma manobra importante como esta? E seria uma ótima oportunidade como treinamento. Isto só revela o país de “trouxas” que somos. Se… Read more »

XO

Reinaldo, torpedo na agua, ainda mais emitindo, seria detectado sem problemas devido ao caracteristico ruido de alta frequencia… o sucesso do ataque contra esses navios dependeria da distancia do disparo, creio eu… agora, com uma FT dessas, é hard para um sub chegar em posicao favoravel… principalmente pela presenca de ANV ASW… uma coisa é chegar sem ser detectado, outra é conseguir uma posicao para ter uma solucao de tiro valida… e conseguir evadir-se, claro… abraço…

bosco123

Correção: quis dizer “vierem” e não “virem”.

daltonl

Gelson… quando você escreve…”O Brasil aparece como 12º com mais de trinta bilhões nominados. É o dobro do que o Japão dispõe,”…na verdade o orçamento do Japão é maior e ainda conta com milhares de militares dos EUA baseados em território japonês também. . Comparar orçamentos pode nos levar a conclusões precipitadas, por exemplo: . – Muitos países possuem alianças militares o que pode permitir um melhor aproveitamento do orçamento; . – Muitos países já possuem uma indústria militar em funcionamento e consolidada , mesmo exportando o que produzem; . – Muitos países possuem uma guarda costeira e meios de… Read more »

bosco123

Todos os países estão envolvidos em corrupção, mas apenas alguns poucos (o Brasil inclusive) é que tem uma estrutura estatal voltada para a corrupção. Nesses países (como o Brasil) os serviços públicos se prestam somente a pano de fundo para se ganhar vantagens (lícitas e ilícitas) em detrimento do bem estar da população. E no caso do Brasil, devido à inércia da população, essa condição se perpetuará ad eternum. Em todo país se rouba,mas do excedente. No Brasil se rouba do básico e se jogam as sobras para a população e nós, como gnus amestrados, pastamos submissos no meio da… Read more »

bosco123

Na Idade Média a aferição da bondade dos governantes era através da quantidade de sobras dos banquetes que eram jogados por sobre os muros do castelo. O Estado Brasileiro, mafioso, funciona do mesmo jeito. Recebemos as sobras e os governantes e as classes privilegiadas literalmente gozam na nossa cara e sambam sobre nossos corpos. O povo continua na miséria e cada vez mais atolado nela já que não há interesse de elevar a condição dele para algo mais relevante que “bucha de canhão”. Alguns são inclusive mais espertos e sutis em manter o povo com o atual statos quo, dando-lhe… Read more »

Gelson Jorge Emerim

Daltoni, errei feio na minha pesquisa, confesso. Fiz apressadamente e peguei dados incorretos. Me desculpe por isso. Esta outra fonte parece mais realista: http://www.globalfirepower.com/defense-spending-budget.asp Mas, mesmo assim, com orçamentos parecidos com França, Itália e Coreia do Sul (que está sempre em estado de guerra),o Brasil poderia estar um pouco melhor, não é mesmo?. É claro que vários fatores, além dos simples números, concorrem para construir esta situação. Como vc muito bem colocou. Agora, não dá para aceitar como desculpa pelo mau estado de nossas forças de defesa o “pequeno” orçamento. Isto não é explicação cabível. E como o Bosco colocou… Read more »

daltonl

Gelson… historicamente cerca de 60% do orçamento é para o pagamento/benefícios do pessoal inclusive dos inativos. Como expus acima o Brasil pelas suas características precisa de números, não dá para se ter o número de militares do Canadá por exemplo então não há muito o que cortar e mesmo cortando pessoal a economia ganha não permitiria a marinha por exemplo adquirir navios sofisticados e em número razoável. . Aumentar o orçamento é apenas parte da coisa…mesmo com um aumento significativo serão necessários financiamentos e mesmo fundos suplementares coisas que outros países podem contar seja para renovar suas forças armadas e… Read more »

Gelson Jorge Emerim

Daltoni,
agradeço ao colega pela argumentação bem embasada na lógica e não, como é o meu caso, na emoção.
Admiro o teu otimismo a respeito da situação embora ainda não consiga compartilhar desta mesma sensação.
Acho que passei a vida toda convivendo sempre com a mesma situação e pouco há, pelo menos que eu consiga ver, que poderá reverter esta situação num futuro próximo.
Tomara que eu esteja muito enganado.
Abraços.

Nonato

Por sorte, Maduro e Fidel poderiam dar um auxílio.

Nonato

Para nós 20 escoltas novas estaria bom.
10 fragatas e 10 corvetas.
Mais uns dez submarinos modernos, inclusive dois nucleares.
NAE não vejo tanta necessidade.
Acho que seria possível fazer isso. Bo problema parece ser a manutenção.
Comprar daria uns 30 bi? Dividido em dez anos?

bosco123

Eu sou a favor do Brasil ressuscitar a “arma do juízo final”. Instala no meio do país uma bomba de cobalto de uns meros 100 a 200 Mt que se explodir extingue a vida na Terra dentro de 100 anos. Poderíamos abolir as forças armadas. Se algum país nos negasse algo ameaçaríamos extinguir a vida na Terra. Se fôssemos humilhados apertaríamos o botão verde e amarelo. E poderíamos ainda anexar o Havaí, Paris e a Disneylândia. Queria ver alguém vir aqui roubar nosso pré-sal. Na verdade iríamos anexar a Arábia Saudita pra poder ter petróleo mais barato. Seríamos os maiorais!… Read more »

Felipe Silva

Bosco, o que é essa bomba de cobalto? Nunca ouvi falar.

Bardini

Da série “Compre alguns dos equipamentos o que a MB precisa com os 30 Bilhões do Nonato”: . 10 Corvetas ASW de 2.500t ……………………………………..~3,5 Bi 4 AW159 (para somar aos demais Lynx)………………~0,3 Bi 10 ScanEagle……………………………………………………~0,05 Bi 6 Fragatas EG de 6.000t…………………………………………..~6 Bi Usa a Kombi e os MH-16 que se tem. 2 Fragatas AAW de 6.000t………………………………………..~3 Bi Usa a Kombi 3 “NPMs” de 27.000t………………………………………………….~5 Bi 18 F-35B …………………………………………………………~2,5 Bi 4 V-22 …………………………………………………………….~0,6 Bi 12 SH-70B………………………………………………………..~1,5 Bi E demais asas rotativas do inventário 3 NApLog 20.000t……………………………………………………~1,2 Bi Usa a Kombi 5 RbAMP………………………………………………………………….~0,5 Bi 6 Navios de contra medidas de minagem……………………..~1 Bi… Read more »

bosco123

Felipe, É fictícia! Foi mencionada no filme “Dr. Strangelove”, de Kubrick, da década de 60. Seria uma bomba apocalíptica (máquina do juízo final) que teria sido desenvolvida pelos soviéticos e que impediria um ataque nuclear surpresa americano sob pena de toda a humanidade ser exterminada. Obs: Os russos só esqueceram de avisar que ela existia e estava funcionando o que era um absurdo tendo em vista que a razão dela existir era exatamente a dissuasão. Ela seria uma bomba de hidrogênio muito poderosa envolta por uma capa de cobalto, que quando bombardeada por nêutrons no momento da explosão criaria uma… Read more »

daltonl

Bosco…

a bomba de cobalto também é mencionada no filme “De volta ao planeta dos macacos” de 1970
aquela cena final com o Charlton Heston foi realmente de “matar” 🙂

daltonl

Gelson… como alguém que já passou ligeiramente dos 50…mas…ainda sou um pouquinho mais novo que o Bosco 🙂 também estou acostumado com a “situação”, e uma pilha de revistas antigas de defesa constantemente me lembram do passado, mas, ao mesmo tempo também estou acostumado com a situação das outras marinhas e as coisas não andam bem e mesmo algumas marinhas que são vistas por muitos como exemplo, não resistem a uma análise mais aprofundada isso quando o país da respectiva marinha não abriga milhares de militares dos EUA. . Não sou contra alianças militares, mas, não gostaria de ver militares… Read more »

Reinaldo Deprera

Reinaldo Deprera 18 de julho de 2016 at 15:52 …”poderiam comprar sem ficar com nenhuma dependência tecnológica” Obviamente, queria dizer: …sem ficar com alguma dependência tecnológica”. XO 18 de julho de 2016 at 19:48 Por isso citei o torpedo pesado. Que geralmente possuem guiamento semi ativo por fibra ótica, que pode ser alterado remotamente pelo lançador através dessa fibra. Ou seja: – Engajar fora do perímetro de detecção em modo semi ativo – Ligar o sonar ativo do torpedo dentro de uma NEZ (no escape zone) naval 😀 ou quase isso Então, ficaria difícil de usar decoys contra esse perfil… Read more »

Gelson Jorge Emerim

Daltoni, dentro deste quadro que vc muito bem retratou acredito que este seria o momento ideal para a MB repensar a sua própria estrutura, enxugar este enorme quadro de pessoal, limpar de uma vez estas suas máculas com possíveis envolvimentos em processos corrompidos e encarar a sua própria existência dentro de uma realidade mais adequada às condições do país. Acho que ela própria deveria tomar esta iniciativa pois se o processo vier de fora dela será muito mais traumático. Ou seja, terão que cortar a própria carne que eles mesmos ajudaram a engordar. São cerca de 80.000 homens e mulheres… Read more »

Deia Linhares

Com o perdão da ignorância e antecipando agradecimentos, alguém poderia dizer o que é aquele “escudo” nas Ticonderoga e outros buques?

bosco123

Deia,
Se for o que eu estou pensado é o radar faseado do sistema do sistema SPY-1.